Novo Toyota Yaris Cross: SUV terá sistema híbrido mais avançado que rivais

SUV japonês deverá ter produção iniciada em dezembro deste ano e aposta em consumo recorde

Diego Dias
Por
29.09.2024 às 18:11

Um dos lançamentos mais esperados do mercado brasileiro, o novo Toyota Yaris Cross será importante para a gama da marca por justamente para ter a presença da Toyota em um dos segmentos mais concorridos e lucrativos da indústria: o de SUVs compactos. A novidade chegará para ficar posicionada logo abaixo do Corolla Cross e para brigar com modelos como VWT-Cross e Hyundai Creta.

A questão é que, enquanto parte dos futuros rivais deverão apostar em um sistema híbrido-leve (ou micro híbrido) para seus SUVs, o novo Toyota Yaris Cross seguirá a receita do irmão maior Corolla Cross e virá equipado com uma motorização híbrida plena. É aquela na qual o carro não precisa de recarga externa (diferente dos híbridos plug-in), já que a própria energia cinética gerada pelos freios e o motor a combustão recarregam as baterias.

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Como será o motor híbrido do Yaris Cross?

Ainda não há confirma oficialmente pela Toyota, que mantém o modelo em segredo, mas como Mobiauto antecipou em junho de 2023, o novo Yaris Cross contará com motor 1.5 híbrido flex. Assim, o Yaris Cross feito no Brasil ganhará a mesma família 1.5 de motores da versão produzida para o mercado asiático.

Curiosamente, tal motorização é uma evolução do propulsor de mesma capacidade cúbica que a Toyota já produz no Brasil para a dupla Yaris e Yaris Sedan – que, vale dizer, nada tem a ver com o novo Yaris Cross, este derivado do Yaris Ativ tailandês.

Assim o novo Yaris Cross ganhará um motor da família de motores NR, que foi desenvolvida pela Daihatsu, marca de baixo custo da Toyota que desenvolve veículos visando atender mercados emergentes, no qual o Brasil está incluído. Isso explica o motivo da plataforma DNGA (olha o “D” da Daihatus aí), que servirá o novo SUV compacto, ser uma versão simplificada da TNGA – a mesma do Corolla e Corolla Cross.

Voltando ao motor 1.5 híbrido flex, ele se trata de uma evolução do atual propulsor 1.5 flex da família Yaris. Com código 2NR-VE, este propulsor terá melhorias de eficiência e até chances de ganhar sistema start-stop para melhor consumo de combustível, sem contar que poderá trabalhar com motor em ciclo Atkinson na variante híbrida (2NR-VEX ou 2NR-VBEX, quando flex).

O novo motor 1.5 híbrido flex deverá contar com sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Por ser um motor do tipo ciclo Atkinson (e não Otto), a potência não será das maiores, ficando em cerca de 91 cv e o torque em 12,3 kgfm. Mas o motor elétrico dará uma ajudinha, pois são mais 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e 14,4 kgfm extras.

Com isso, a potência combinada com gasolina é de 111 cv e o torque combinado, como é comum aos carros da Toyota, não é divulgado. Mas a expectativa é que essa potência suba um pouco quando o carro ser abastecido com etanol, podendo chegar a 113 cv. Para efeito de comparação, o Corolla Cross tem um 1.8 híbrido flex de no máximo 122 cv.

A aposta para o SUV nacional será no consumo, pois o Yaris Cross vendido no exterior registra média de até 26 km/l. Certamente pelo nosso modelo contar com motor flex e pelo padrão de medição do Inmetro ser menos otimista, esse número de consumo cairá, mas mesmo assim impressiona.

Do tipo transeixo, o câmbio é exatamente o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, assim como a PCU (unidade de controle de potência). Já as baterias terão menor capacidade, com apenas 0,7 kWh, praticamente a metade do 1,3 kWh oferecido pelo conjunto dos primos maiores, porém, são de íons de lítio.

A questão é que coimo o Yaris Cross será um SUV compacto do tipo híbrido pleno, a recarga da sua bateria dependerá apenas de seu motor 1.5 a combustão e da recuperação de energia de frenagens e desacelerações para ser recarregada.

É um sistema vantajoso frente ao sistema híbrido-leve esperado para o VW T-Cross e Hyundai Creta, por exemplo, que espera-se utilizarem apenas um pequeno motor de partida de 48V no lugar do alternador quando ganharem suas versões eletrificadas num futuro não tão distante.

Por falar no futuro, a produção do novo Toyota Yaris Cross deverá ser iniciada em dezembro deste ano, como revelado pelo jornalista André Paixão, da revista Autoesporte, durante entrevista ao Mobiscast – o podcast da Mobiauto. Já o lançamento deverá ficar para 2025, mas logo no começo do ano.

“A Toyota vai tirar o atraso dela no segmento quer emplacou 450 mil carros no Brasil no ano passado. [...] O visual desse carro é muito acertado. Ele tem muito mais personalidade que o Corolla Cross, muito mais bonito. Parece o RAV4, a minha percepção é que ele parece uma miniatura do RAV4", detalhou.

"O modelo mais parecido com o Yaris Cross no nosso mercado é o Nissan Kicks. Ele é muito parecido em dimensões. Espaço interno, porta-malas, externo...", completou.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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