Sem alvo nas costas: quatro motos para andar mais tranquilo por aí
Essas motos são alternativas para quem deseja modelos mais potentes sem chamar tanta atenção
Andar de moto, sobretudo nos grandes centros urbanos, é uma experiência que envolve uma série de vantagens e prazeres, mas também riscos inerentes à prática. Entre os riscos mais associados à atividade de pilotar motos está a segurança. Roubos e furtos de motos são recorrentes no dia a dia de motociclistas e o risco permeia praticamente todas as categorias de motos.
No caso dos modelos de baixa cilindrada, considerando dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a grande maioria das ocorrências relacionadas à elas é de furto (quando o bem é subtraído sem uso de violência ou contato com a vítima), correspondendo a mais de 70% dos episódios entre roubos e furtos até setembro deste ano.
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Contudo, quando filtramos os crimes para motos acima de 500 cc, a proporção se inverte. Uma pesquisa divulgada pela Ituran, empresa de monitoramento e rastreamento de veículos, revela que, em São Paulo, os roubos correspondem a 76%, enquanto furtos somam 24% (considerando dados até setembro).
Ou seja, apesar de numericamente ocorrer mais furtos do que roubos de motos em São Paulo, quem usa motos maiores e mais potentes está muito mais sujeito a sofrer algum episódio de violência no trânsito do que quem possui motos de baixa cilindrada. Pensando nisso, Mobiauto selecionou quatro opções de motos para você que busca por mais desempenho, mas prioriza modelos que podem ter menos risco de se tornarem alvo de criminosos.
Kawasaki Eliminator 500
À venda por R$ 44.490, a custom urbana utiliza o mesmo motor bicilíndrico de 451 cm³ da naked Z500 e da Ninja 500, dois modelos com mais potencial de serem roubadas. Ou seja, ela conta com os mesmos 51 cv de potência a 10.000 rpm e 4,3 kgfm a 7.000 rpm. Com isso, a Eliminator entrega desempenho similar ao das outras duas, mas não possui um estilo tão popular a ponto de ser tão visada quanto elas.
Royal Enfield Continental GT 650
A cafe racer da marca indiana é oferecida por R$ 32.900 e é uma das opções de motos com motor de dois cilindros mais baratas do mercado. São 47 cv e 5,3 kgfm de torque, o bastante para andar bem na cidade e na estrada. Seu visual que remente às motos esportiva dos anos 1960 traz uma ciclística prazerosa, ao mesmo tempo que torna a moto um modelo de nicho o suficiente para aumentar a sensação de segurança ao usá-la no trânsito.
BMW R 12
Recém-lançada no Brasil, a BMW R 12 é uma custom da lista que se destaca pela sua proposta mais esportiva. A moto traz suspensão de garfo invertido na frente, freios a disco duplo na frente e controle de tração. São 227 kg, mas o motor de 1.170 cm³ de 95 cv e 11,2 kgfm dá conta do recado. Ainda que motos da BMW sejam mais visadas, a R 12 é uma alternativa menos arriscada por se tratar de um modelo com menor volume de vendas.
Triumph Speed Twin 1200
Prestes a mudar no Brasil (algo que pode acontecer ainda no primeiro semestre do ano que vem), a nova Speed Twin 1200 é uma moto que traz um nível alto de performance e uma pilotagem mais próxima à experiência de um modelo naked. São 105 cv e 11,4 kgfm no motor 1200 cc bicilíndrico atualizado. Ela chegará disponível por R$ 69.990 e por contar com um estilo clássico moderno, como a Triumph gosta de defini-la, ela pode ser um alternativa para quem quer andar com uma moto acima de 1.000 cc, mas menos visada que um modelo esportivo ou aventureiro.
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