Novo Chery Tiggo 9: 5 armas do SUV contra Jeep Commander e VW Tiguan

Cada vez mais perto do mercado brasileiro, o novo Chery Tiggo 9 virá com alguns truques contra a concorrência
DR
Por
29.06.2024 às 21:12 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Cada vez mais perto do mercado brasileiro, o novo Chery Tiggo 9 virá com alguns truques contra a concorrência

O novo Chery Tiggo 9 deve chegar ao Brasil em breve. O SUV de grande porte já teve seus desenhos registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mais de uma vez, e indica o desembarque que deve ocorrer no ano que vem. 

 Você pode se interessar por: 

Com medidas maiores que o Chery Tiggo 8 comercializado no Brasil, o novo Chery Tiggo 9 se trata de um SUV com opções de 5 e 7 lugares, pronto para brigar com figuras consolidadas como Jeep Commander e VW Tiguan. Para bater de frente com os rivais, o carro trará alguns truques vindos da China, saiba quais são eles.

Conjunto híbrido plug-in

Vale ressaltar, primeiramente, que o Chery Tiggo 9 possui duas opções, uma a combustão e outra híbrida plug-in, recentemente apresentada na China. Os desenhos da variante que foram publicadas por aqui são referentes a versão híbrida. A configuração chegaria aqui para rivalizar com BYD Song Plus e GWM Haval H6 PHEV.

Ainda não está claro se desembarcaram aqui ambas as opções ou somente a registrada. Este artigo então tratará das duas.

 

Sobre o conjunto híbrido plug-in do veículo, ele é composto por dois motores, um motor 2.0 turbo a combustão e outro elétrico traseiro. Combinados, a usina produz 366 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O trem de força é acoplado a uma transmissão automática de oito marchas e permite, com tanque cheio e bateria carregada, uma autonomia de 1.400 km.

Porte maior que os rivais

Em relação ao porte das duas opções do Tiggo 9, ambas são maiores que suas rivais. A variante a combustão conta com 4.820 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.699 mm de altura, o que o faz consideravelmente maior que Commander e Tiguan.

 

A variante híbrida tem quase as mesmas medidas, porém é um pouco mais alta. São 4.820 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.710 mm de altura. Assim ela tem porte maior que os adversários a combustão já citados, mas também em relação aos seus conterrâneos da BYD e GWM.

Espaço interno mais amplo

O SUV chinês também leva vantagem de seus concorrentes quando o assunto é espaço interno. O carro da Chery tem um entre-eixos de 2.820 mm. Deste modo, é maior tanto em relação a Commander (2.794 mm) quanto a Tiguan (2790 mm).

A variante híbrida plug-in, no entanto, perde nesse quesito para a concorrência movida a combustível, pois conta com um entre-eixos de 2770 mm. Porém, ganha de seus rivais eletrificados, com um espaço interno maior que Song Plus (2.765 mm) e Haval H6 (2.738 mm).

Consumo

Em sua versão mais econômica, o Tiggo 9 tem um consumo de 13,33 km/l, e deste modo deixa para trás seus dois adversários. O SUV da marca alemã tem como seu melhor número o 9,6 km/l que ele faz na estrada. Já o Commander, em sua configuração a diesel, que menos consome combustível, chega no máximo em 12,9 km/l.

A opção híbrida plug-in, justamente por ser eletrificada, também bate os dois a combustão, e por muito, com um consumo de 19,2 km/l. No entanto, perde tanto para Song Plus, que chega a 28 km/l, quanto para Haval H6, que salta aos olhos com seus 28,7 km/l.

Interior de luxo

Por dentro, as duas opções contam com um acabamento bem parecido, ambos bem sofisticados. A versão a combustão é marcada por linhas horizontais e conta com um painel de controle integrado à central multimídia em duas telas feitas de cristal com tamanho de 12,3 polegadas. O carro tem um console central com comandos giratórios, e ainda vem de série com piloto automático adaptativo, teto solar panorâmico e bancos dianteiros com aquecimento.

Já para a variante híbrida plug-in, é possível encontrar as duas telas HD, com medidas de 15,6 polegadas. Além do console central de última geração, o novo Chery Tiggo 9 PHEV conta com tomadas para carregamento em todos os assentos e recursos wireless.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários