1º carro voador brasileiro será feito em Taubaté com dedo da Porsche
Modelo fabricado pela Embraer já possuiu 2.850 encomendas e fábrica definida no Interior de São Paulo. Veja quando será lançado
O primeiro carro voador brasileiro já tem data para estrear e local para ser feito. A Embraer, em conjunto com a Eve Air Mobility, terá uma fábrica em Taubaté, interior do Estado de São Paulo, para entregar as primeiras unidades do modelo em 2026.
O anúncio foi feito pela empresa e confirmado pela prefeitura da cidade e o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região). A ideia é produzir o eVTOL (sigla em inglês para “Veículo elétrico de decolagem e pouso vertical”), que será usado em soluções de transporte urbano.
Você pode se interessar por:
- Disco voador chinês impressiona em primeiro voo
- Gol e Azul prometem fazer carro voador virar realidade no Brasil já em 2025
- Ford Pinto voador: o carro-avião que inspirou o 007 e virou tragédia
- Carros voadores: o que já é realidade e o que ainda não passa de sonh
O município da fábrica foi escolhido, principalmente, pela localização estratégia. Taubaté é cortada pelas rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto, além de uma linha ferroviária. Vale lembrar que a sede da Embraer fica em São José dos Campos, cidade próxima a ela.
Reforço da Porsche
Outra empresa parceira do projeto de fabricação do eVTOL é a alemã Porsche, que atuará na estratégia de produção e suprimentos. Com isso, segundo as empresas, já há encomendas para 2.850 unidades do primeiro carro voador nacional, ainda sem nome definitivo.
Os clientes são operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. A proposta do veículo é especialmente o deslocamento urbano, mas ainda não há regulamentações a respeito.
O eVTOL da Embraer será elétrico, com cabine para quatro passageiros, mas permitirá até seis em configuração autônoma. Por fim, o modelo também permite o transporte de cargas leves, mas sacrificando o banco dos passageiros para isso.