6 carros que devem sair de linha no Brasil em 2024

Ainda com o segundo semestre pela frente, alguns carros ainda devem sair de linha no Brasil em 2024; saiba quais serão eles

DR
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24.07.2024 às 13:10
Ainda com o segundo semestre pela frente, alguns carros ainda devem sair de linha no Brasil em 2024; saiba quais serão eles

Mais da metade do ano já se passou e é natural que algumas montadoras já pensem em mexer no seu catálogo de carros, seja por estratégia de mercado ou adequação às novas regras de emissão. Porém, restam algumas dúvidas, quais são exatamente esses carros?

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Por vezes a expressão “sair de linha” causa alguma confusão. Quer dizer que o veículo não é mais vendido? Ele ainda pode ser produzido? Para acabar com as dúvidas, a Mobiauto separou quais são os carros que devem sair de linha em 2024.

Vale ressaltar que a listagem foi feita a partir do seguinte critério: modelos que pararam ou pararão de ser produzidos em 2024, sendo eles ainda vendidos ou não. Confira a lista abaixo:

JAC iEV330P

Apesar de ser um nome não tão conhecido - e até um pouco complicado -  a JAC iEV330P foi a primeira picape média elétrica de todo o Brasil. O modelo abriu espaço para as caminhonetes chinesas elétrica que chegarão ao mercado brasileiro, inclusive para a sua sucessora, a JAC Hunter, que virá com opção de motor elétrico e a combustão.

O plano da montadora é acabar com as vendas da iEV330P assim que a Hunter começar a ser vendida, o que deve acontecer ainda este ano entre setembro e agosto, segundo apurado pela Mobiauto.

 

Enquanto sua sucessora não chega, a iEV330P segue comercializada com seu trem de força elétrico alimentado por baterias de 67 kWh. A usina produz 150 cavalos de potência e  33,6 kgfm de torque, além de ter uma autonomia declarada de 320 km. Vale ressaltar que a Hunter terá esse mesmo propulsor elétrico, porém com algumas pequenas alterações.

Nissan Leaf

 

O Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico a ser vendido em larga escala no mundo e o primeiro no geral a ser vendido no Brasil. O pioneirismo, no entanto, não foi suficiente para manter o modelo vivo e ele já teve sua produção descontinuada no exterior em abril deste ano.

Apesar de não ser mais importado para cá, o carro segue disponível para o público, mas de um jeito não convencional. O Nissan Leaf não pode ser comprado, mas somente alugado por meio do programa Nissan Move.

 

Assim, quem se interessar pelo aluguel do hatch elétrico ainda pode aproveitar os 150 cv e 32,6 kgfm produzidos por seu trem de força elétrico. O conjunto é alimentado por uma bateria de 40 kWh que permite um alcance elétrico de 192 km ao veículo.

Toyota Yaris Sedan

 

Entre o final de 2023 e o início deste ano, era esperado que o Toyota Yaris, tanto hatch quanto sedã, saíssem de linha em 2024. Porém, ao que parece os planos mudaram e somente o sedan deixará o mercado brasileiro nos próximos meses. A apuração foi feita pela Revista Quatro Rodas.

Isso acontecerá porque, além do baixo número de emplacamentos do sedan (9.772 unidades até junho), a marca quer manter parcialmente a produção do motor 1.5 flex. O propulsor equipa a linha Yaris e integrará o trem de força do Toyota Yaris Cross, facilitando a futura produção do SUV da montadora.

 

A fabricação do Yaris sedan, porém, continua e o modelo ainda pode ser adquirido normalmente. O trem de força, como já comentado, é um 1.5 flex o qual produz 105/110 cavalos de potência na gasolina e etanol respectivamente, além de um torque máximo de 14,9 kgfm.

Renault Logan

Era esperado que o Renault Logan parasse de ser produzido logo no início do ano, com o intuito de liberar espaço na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para a fabricação do Kardian.

Além disso, o cancelamento de sua nova geração para cá era só mais um forte indício que o carro não tinha mais futuro por aqui.  No entanto, o modelo segue em produção.

 

Desde 1º de janeiro de 2024, o Logan vem sendo produzido com controle eletrônico de estabilidade (ESP), que agora tem presença obrigatória em todos os veículos do Brasil. A adição do item foi uma espécie de “sobrevida” ao carro, porém ainda existe a possibilidade do modelo sair de linha ainda esse ano.

Próximo da aposentadoria, o Logan é comercializado sempre com o mesmo conjunto motriz, composto por motor 1.0 aspirado de 82/85 cv (G/E) e torque máximo de 10,5 kgfm. A transmissão sempre é manual de 5 marchas.

Renault Stepway

A situação do Renault Stepway é praticamente igual à do Logan. Era esperado que o modelo parasse de ser produzido neste ano, mas na verdade o veículo ganhou o ESP e seguiu sendo fabricado. Também existe a possibilidade que ele saia de linha ainda esse ano.

Ainda no catálogo da marca, o hatch aventureiro é vendido com o mesmo motor do Logan. Assim, ele também desenvolve até 85 cv de potência e 10,5 kgfm, além de ser acoplado a um câmbio manual de 5 posições.

Peugeot 2008

O novo Peugeot 2008 já foi visto algumas vezes em testes pelo Brasil e já tem data marcada para chegar aqui, como apurado pela Mobiauto neste artigo. Apesar da nova geração do SUV ainda não ter chegado, a produção nacional do antigo 2008 na fábrica de Porto Real (RJ) já foi descontinuada.

Como já comentado neste artigo da Mobiauto, as últimas unidades do modelo estão sendo vendidas com descontos que vão até R$ 20 mil. No estoque restante, é possível encontrar dois tipos de motorização: 1.6 e o turbo THP.

 

O propulsor 1.6 aspirado flex desenvolve até 120 cv e 15,4 kgfm, além de ser ligado à transmissão automática de seis marchas. Já o propulsor turbo 1.6 THP é ligado ao mesmo câmbio e tem um rendimento máximo de 173 cv e 24,5 kgfm.

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