Assim será o Fiat Pulse Abarth, 1º SUV esportivo da marca no mundo
Configuração de 185 cv marca volta da divisão ao Brasil em grande estilo, como prêmio do vencedor do BBB e chegada prevista para o fim do ano
A Abarth possui mais de 70 anos de história e sempre teve o nome vinculado às pistas e carros de performance. No Brasil, tivemos uma pitada desse veneno italiano com Fiat Stilo Abarth 2.4 20V, no início do século, e mais recentemente com Fiat 500 Abarth 1.4 T-Jet turbo, em 2014.
O retorno da divisão esportiva ao Brasil foi anunciado no BBB22, no último domingo (13). A fabricante aproveitou o reality show para mostrar o tão aguardado Pulse Abarth, seu primeiro produto nesta retomada ao mercado nacional, com status de “submarca” esportiva da Fiat.
A escolha do Big Brother Brasil mostra que a Abarth não voltou para brincar. Afinal, a Stellantis adotou a mesma estratégia usada com as versões civilizadas do Pulse no ano passado, tendo no programa o principal meio de divulgação de seu mais novo produto.
Inclusive, o Pulse Abarth será um dos prêmios do vencedor desta edição, como a Mobiauto contou em primeira mão neste outro artigo.
Para se diferenciar das demais versões do Pulse, a divisão esportiva deve colocar no cofre do motor o 1.3 GSE T4, de 180/185 cv de potência (G/E) e 27,5 kgfm de torque (qualquer combustível). Seu bloco de quatro cilindros é o mesmo do 1.3 Firefly aspirado, igualmente flex, porém com turbo, 16V (quatro por cilindro e não apenas duas), injeção direta de combustível e sistema MultiAir III.
O trem de força é o mesmo da Toro Turbo 270 e dos Jeep Compass, Renegade e Commander T270. Isso significa que o Pulse Abarth será gerenciado por um câmbio automático de seis marchas da Aisin e terá tração dianteira, mas a calibração de propulsor, câmbio e diferencial será exclusiva.
O “hot SUV” também deve contar com suspensões recalibradas, freios redimensionados (será que teremos, enfim, discos nas rodas traseiras?) e assistência de direção mais rígida. Os detalhes só devem ser divulgados pela Fiat mais perto do lançamento.
Além disso, Pulse Abarth caprichou na cara de mal. Na dianteira, o pára-choque é mais robusto, diferente das versões vendidas sob a alcunha Fiat. Traz, ainda, um filete vermelho na parte inferior. Os faróis de neblina estão posicionados também na parte de baixo da peça, próximos à tomada de ar.
Leia também: Estes são os mais de 50 carros que Stellantis lançará no Brasil até 2025
A grande é exclusiva, com divisórias em cascata e tom preto. Ela carrega o logotipo Abarth no lugar do da Fiat e ainda recebe acabamento em preto brilhante nas extremidades.
Na lateral, o destaque vai para as inéditas rodas de liga leve de 17 polegadas com estilo retrô, pintadas de preto com acabamento vermelho mais ao centro.
O detalhe é que a rodagem possui cinco furos em vez de quatro, como nas demais versões do Pulse. Tudo para por conta das suspensões mais robustas e dos 55 cv a mais de potência, sendo 7,1 kgfm extras de torque.
As capas dos retrovisores também são pintadas de vermelho. Já a traseira ganhou lanternas escurecidas e um pára-choque todo remodelado, com direito a ponteira dupla de escape e moldura em preto com linhas parecidas, como as do finado e saudoso 500 Abarth.
Embora tenha sido apresentada no último fim de semana, a novidade só estará disponível nas lojas no último trimestre deste ano. Os preços ainda não foram divulgados, mas a Mobiauto acredita que fique entre R$ 140.000 e R$ 150.000.
Avaliação: novo Jeep Renegade 4x4 flex será tão bom quanto era o diesel?
Mais modelos Abarth no Brasil
Esta é a primeira vez que um SUV ganha os aprimoramentos e a roupagem da Abarth no mundo. Com o destaque de ter sido um produto desenvolvido diretamente no Brasil. Mas o Pulse não será o único modelo a ser picado e envenenado pela grife por aqui.
Durante coletiva de imprensa na última sexta-feira (11) com jornalistas, o diretor de operações comerciais da Fiat no Brasil, Herlander Zola, confirmou que a Abarth terá mais modelos em nosso mercado.
Naquele momento, um slide mostrava três carros cobertos, indicando que a divisão esportiva terá pelo menos outros dois modelos no país. Zola não confirmou quais serão, mas antecipou que “nenhum Abarth existe sem um Fiat por trás”. Ou seja, a chance de aplicação da submarca em modelos da Jeep é zero.
Por isso, a Mobiauto aposta que os escolhidos serão o Fastback, ainda a ser lançado entre este ano e 2023, usando o mesmo trem de força Turbo 270 do Pulse Abarth, e o Argo, quem sabe na configuração Turbo 200 (1.0 três-cilindros 12V turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT). Aguardemos.
Fiat Fastback será SUV cupê como o Nivus, mas brigará com o T-Cross
Alas dedicadas dentro de concessionárias Fiat
A Abarth terá ainda centros especializados por aqui. De acordo com Zola, a Stellantis abrirá entre 25 e 50 pontos de venda pelo Brasil, dentro de concessionárias Fiat. Eles serão caracterizados com as cores e emblema da divisão esportiva tanto no interior quanto na fachada.
Você também pode se interessar por:
Novo Citroën C3 terá truque para fazer farol simples parecer bipartido
Fiat Pulse tem 1º recall com 4 meses de vida por falha em sensores
Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil
Flagra: Fiat Fastback terá o interior que o irmão Pulse sempre quis ter