Chevrolet Onix LT 2025: testamos o consumo do hatch compacto

Versão posicionada logo acima da variante de entrada, a LT tem um motor 1.0 três cilindros aspirado

Vinicius Moreira
Por
12.09.2024 às 16:15

Com previsão de renovação, como a Mobiauto adiantou neste outro artigo, o Chevrolet Onix chegou à linha 2025 sem grandes mudanças, mas ainda competitivo no segmento. Por isso, decidimos testar o consumo do hatch compacto para ver como ele se sai nos mais diferentes percursos rodando com gasolina.

Para isso, rodamos 475 km ao todo, dos quais o computador de bordo do Onix apontou 15,2 km/l de média total, em circuito misto, claro. Nas contas da Mobiauto, o hatch apresentou um consumo um pouco diferente.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Para entender o quão misto foi o trajeto, tivemos 290 km de todo o percurso sendo feito na estrada, enquanto 185 km foi em ciclo urbano. Mobiauto indica que todos os motoristas façam as contas de consumo à mão, que são mais precisas que do computador de bordo dos veículos.

Vale lembrar que o Onix LT vem equipado com motor 1.0 aspirado de três cilindros, que oferta 78 cavalos de potência e 9,6 kgfm de torque na gasolina e 82 cv e 10,6 kgfm de torque no etanol. A transmissão é manual de seis marchas. Tudo isso faz o hatch ser bastante econômico.

Chevrolet Onix LT 2025 – consumo

Para o Inmetro, o Onix tem um gasto com combustível de 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada com gasolina.

Porém, em nossa média, o hatch atingiu um consumo geral de 14,6 km/l. Isso englobando o percurso total de 475 km. Para chegar a esse número, bastou dividir os 475 km rodados pelos 32,51 litros de gasolina gastos durante o trajeto.

Chevrolet Onix 2025 – preços e versões:

  • Chevrolet Onix 1.0 2025: R$ 90.190
  • Chevrolet Onix LT 1.0 2025: R$ 97.990
  • Chevrolet Onix Turbo AT 2025: R$ 105.290
  • Chevrolet Onix LT Turbo MT 2025: R$ 107.050
  • Chevrolet Onix LTZ Turbo 2025: R$ 117.190
  • Chevrolet Onix RS Turbo 2025: R$ 118.990
  • Chevrolet Onix Premier Turbo 2025: R$ 122.790

Chevrolet Onix LT 2025 – Ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, aspirado, flex, 3 cilindros em linha, injeção multiponto, comando duplo de válvula
Taxa de compressão:
12,5:1
Potência:
78/82 cv (Gasolina/Etanol) a 6.400 rpm
Torque:
10,6/9,6 kgfm (G/E) a 4.100 rpm
Peso/potência:
12,79 kg/cv
Peso/torque:
99 /kgfm
Câmbio:
manual de seis marchas
Tração:
dianteira
0 a 100 km/h:
13,3 segundos
Velocidade máxima:
167 km/h

Dimensões e capacidades: comprimento, 4, 16 metros; entre-eixos, 2,55 m; largura, 1,73 m; altura, 1.47 m; porta-malas de 275 litros; tanque de combustível, 44 litros; peso: 1.049 kg; altura do solo, 12, 8 cm

Dados técnicos: direção elétrica, suspensão independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,4 m diâmetro de giro, pneus 185/65 R15

Chevrolet Onix LT 2025 – Itens de série

  • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
  • Antiesmagamento e fechamento de abertura automática pela chave.
  • Ar-condicionado
  • Assistente de partida em aclive
  • Aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros
  • Bluetooth e entrada USB dupla
  • Chave tipo canivete computador de bordo
  • Conjunto de alto falantes, controlador de limite de velocidade
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva
  • Rádio AM/FM Stereo, MP3/WMA player
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente
  • Câmera de ré, chave com sensor de aproximação
  • Central multimídia MyLink de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio
  • OnStar
  • Partida sem chave
  • Retrovisores externos elétricos
  • Roda de aço de 15″ com calotas esportivas em dois tons
  • Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos
  • Rodas de aço aro 14″ com calotas integrais
  • Sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”)
  • Transmissão manual de seis velocidades
  • Trava elétrica das portas com acionamento na chave vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”
  • Volante multifuncional

Chevrolet Onix LT 2025 – vale a pena comprar?

Com carrocerias hatch e sedan, o Onix como conhecemos está em nosso mercado desde 2019, na sua segunda geração. No trajeto urbano, a versão LT não decepciona e oferece uma dirigibilidade justa, com bons números de consumo e lista de equipamentos. Já na estrada, o motor aspirado mostra que falta um pouco de fôlego, principalmente com mais de dois ocupantes, o que as variantes superiores com trem de força turbo ganham com uma injeção extra de ar da turbina.

O câmbio manual de seis marchas entrega trocas precisas em trajetos mais curtos e, por ter uma troca a mais no escalonamento (seis em vez de cinco marchas de alguns rivais), consegue driblar a falta de força do motor e devolvê-lo para a melhor faixa de torque na estrada, sem deixar o giro subir demais.

Mesmo sem grandes mudanças, o Onix LT não pode ser deixado de lado quando se trata de hatches compactos. A prova disso são as 60.043 unidades até o último mês de agosto desse ano, somente atrás do Volkswagen Polo entre os modelos mais emplacados da categoria no ano.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade