Fiat Argo Trekking 2024: o que saber antes de comprar um

Hatch traz um conjunto e competências que facilmente o colocam na prateleira dos SUVs

Vinicius Moreira
Por
24.10.2024 às 11:51 • Atualizado em 01.11.2024

Em maio deste ano, o Fiat Argo Trekking foi o responsável por ser o primeiro Argo a ultrapassar o custo dos R$ 100.000. Atualmente, o hatch é vendido por R$ 102.990, e mesmo com a alta ainda pode ser uma boa opção para quem ainda está em dúvida sobre investir no mundo dos SUVs.

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Mas como um hatch posse ser uma boa opção quando se quer um SUV? É exatamente o que vamos destrinchar a partir de agora, mostrando os pontos fortes e fracos do Argo topo de linha com perfil aventureiro.

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Fiat Argo Trekking 202– Características

1) Motor: 1.3 aspirado de três cilindros que rende até 107 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque.

2) Câmbio: automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas.

3) Dimensões: 4,03 metros de comprimento, 1,75 metros de largura, 1,53 metros de altura, 2,52 metros de entre-eixos; 300 litros de porta-malas; 47 litros tanque de combustível; 1.170 kg em ordem de marcha

4) Revisões até 50.000 km: R$ 4.597

5) Consumo: 8.9 km/l na cidade e 10.1 km/l na estrada com etanol e 12.7 km/l na cidade e 13.9 km/l na estrada com gasolina

Fiat Argo Trekking AT 2024 – pontos positivos

Ângulos

Competitivo entre os hatches, o Argo Trekking ainda pode ser um “ladrão” de vendas entre os SUVs compactos, como o irmão de marca Fiat Pulse e Renault Kardian.

Quem espera um carro mais alto para percursos em fora de estrada leves e ainda fugir nas imperfeições no ciclo urbano, o Argo Trekking surpreende. O hatch tem 21° de ângulo de entrada, 31,1º de saída no hatch e 21 centímetros de vão livre do solo.

Números de um crossover, ainda mais quando olhamos para os SUVs citados acima:

Kardian: 20º de entrada, 36° de saída e 20,9 cm de vão livre do solo

Pulse: 20,3° de entrada, 31,4° de saída e 22,4 cm de vão livre do solo

Suspensão

Quem olha a altura do Argo Trekking e seus pneus de uso misto 205/60 de 15 polegadas, não espera que calibração do sistema de suspensão entregue uma condução confortável. A filtragem dos impactos continua com o tradicional bom encaixe dos modelos Fiat.

A questão dos pneus com mais borracha vão dar um pouco mais de incômodo no percurso de estrada. Mesmo assim, o hatch se comporta bem nas curvas e não deixa a carroceria ficar jogando.

Motor

O efeito turbo dominou o mercado brasileiro, muito por conta das normas de emissões. Essa moda ainda não atingiu o Argo, mas já foi testada no hatch, assim como no Mobi.

Enquanto o reforço da turbina não vem, o Argo Trekking vai bem com o motor 1.3 firefly, que entrega 98/107 (gasolina/etanol) cavalos de potência e 13,2/13,7 kgfm de torque, aliado com câmbio do tipo CVT que simula sete marchas.    

Não falta fôlego na rodagem, mesmo na entrega mais progressiva de torque, e ainda tem a vida facilitada pelo câmbio automático, pelo qual é preciso desembolsar bons reais a mais, até em modelos recém-lançados como Citroën Basalt (R$ 112.290 versão Feel Turbo).

Fiat Argo Trekking AT 2024 – pontos negativos

Projeto antigo

Em 2023, o Argo atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas em solo brasileiro. Junto do número expressivo, o tempo denuncia a idade do projeto.

Além disso, a chegada de Citroën Basalt e Renault Kardian mostram a tendência de novos SUVs de entrada. Com isso, o Argo Trekking acaba sendo uma solução antiga, de ser um hatch com competências de SUV, que está perdendo força por conta das posições dos novos modelos bem demarcadas.

Espaço interno

É quando o dono do Argo Trekking olha para o interior do modelo que ele tem a noção que comprou um hatch mesmo. Os 2,52 metros de entre-eixos até possuem boa distribuição, mas os ocupantes da segunda fileira com altura mais elevada vão sentir menos conforto, principalmente em grandes distâncias. Os 300 litros de porta-malas também não lembram nem de longe o que costuma ofertar um SUV.

Fiat Argo Trekking AT 2024 – itens de série

  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros
  • Barras longitudinais no teto
  • Caracterização Trekking (Adesivo no capô, faixas laterais, faixa na tampa traseira)
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade (TC + ESC)
  • Câmbio automático do tipo CVT (com 7 velocidades simuladas) e modo Sport
  • Câmera de ré
  • Faróis de neblina
  • LED Design nos faróis dianteiros
  • Moldura de proteção nas caixas de roda
  • Motor 1.3 Firefly Flex de 4 cilindros
  • Piloto automático
  • Pintura Bicolor (Teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta)
  • Rodas de liga leve 6.0 x 15" com cor exclusiva + Pneus 205/60 R15 de uso misto ATR
  • Suspensão elevada com maior altura em relação ao solo
  • Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento
  • Aerofólio traseiro
  • Alarme antifurto
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Ar-condicionado com filtro anti-pólen
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco do passageiro com bolsa porta objetos no encosto
  • Banco traseiro rebatível
  • Brake Light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Central Multimídia UCONNECT de 7" Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz; segunda porta USB
  • Chave canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e pré tensionadores
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado
  • Direção elétrica progressiva
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • Encostos de cabeça traseiros (laterais e central)
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
  • HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
  • Iluminação do porta-luvas
  • Iluminação do porta-malas
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência
  • Luz diurna de segurança - Daytime running lights (DRL)
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
  • Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Regulagem de altura manual do facho do farol
  • Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e indicadores de direção
  • Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
  • Vidros elétricos dianteiros com one touch e sensor antiesmagamento
  • Volante com comandos de rádio e telefone
  • Volante com regulagem de altura
  • Monitoramento de pressão dos pneus

O que você deve saber antes de comprar um

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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