Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën venderão peças usadas com muito desconto

Stellantis apresentou a SUSTAINera, empresa de economia circular que começará a atuar no Brasil

Renan Rodrigues
Por
14.10.2022 às 20:09 • Atualizado em 29.05.2024

O custo de manutenção sem dúvidas é um dos itens que um consumidor observa na hora de comprar um carro. Obviamente, todas as fabricantes sabem disso e buscam maneiras de reduzir esses custos. Agora, a Stellentis apresentou uma novidade para o mercado brasileiro. 

Donos de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën fabricados no Brasil poderão economizar até 40% na compra de peças. Isso graças a chegada da SUSTAINera, empresa de economia circular criada pela Stellantis.

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A empresa será responsável por vender peças remanufaturadas, ou seja, usadas. Neste primeiro momento, a empresa venderá cerca de 100 componentes em cinco famílias de peças: alternador, caixa de direção, câmbio automático, motor de arranque e turbocompressor.

Mais sustentável 

Toda a política de economia circular está ligada à sustentabilidade. Com a SUSTAINera não será diferente. Segundo a Stellantis, o reaproveitamento das peças reduz em 50% o uso de energia na produção e em até 80% o uso de materiais.

Como consequência, há também a redução de emissões de carbono. Os cálculos da empresa apontam para uma redução de até 76% com a utilização de peças do câmbio automático remanufaturadas, por exemplo. 

Mercado estabelecido

No Brasil, muitos proprietários recorrem a peças usadas. Somente a Associação Brasileira de Reciclagem Automotiva – ABCAR, possui 250 associados. A Lei nº 12.977, sancionada em maio de 2014, trouxe regulamentação para a atividade, ajudando a diminuir o número de furtos e roubos. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Obviamente, há exigências, como o cadastramento das peças no sistema do Detran, que exige informações do veículo de origem e da nota fiscal de entrada. A peça também deve ser etiquetada com um QR code para que o cliente consiga verificar a procedência do produto. 

Se por aqui esse mercado ainda é incipiente, a Stellantis reforça que é algo comum nos Estados Unidos e Europa. Lá fora, a empresa possui um catálogo com mais de 10 mil peças em 30 grupos de componentes. Ao todo, 5% do mercado de peças nessas regiões são vendas de peças reutilizadas. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Garantia 

A Stellantis também irá dar garantia de 12 meses para peças usadas que forem compradas e instaladas nas concessionárias. Caso prefira comprar apenas a peça e instalar em seu mecânico de confiança, a empresa informa que a garantia é de apenas três meses. 

Vale ressaltar que, o preço é, em média, 40% mais baixo em comparação com peças novas. 

Você pode se interessar por:

Ram 1500 e 2500: os custos surreais de manutenção das maiores picapes do Brasil
Ford Mustang: quanto custa manter um esportivo de meio milhão de reais?
Manter um Bugatti custa um Ford Mustang... por ano 

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade