Flagra: Novo VW Taos já roda pelo Brasil e esconde novidade sob o capô

No Brasil desde 2021, o Taos vai ganhar uma atualização e deve estrear um novo motor

Vinicius Moreira
Por
05.08.2024 às 15:09

Depois de ter sido flagrado na Europa com um leve tapa no visual, chegou a vez de o VW Taos ser visto no Brasil, ainda sob forte camuflagem. Duas unidades do SUV foram vistas rodando por Taubaté (SP), onde a montadora tem uma unidade fabril, e os protótipos cobriam a parte dianteira e traseira do produto, que é justamente onde ele vai mudar.

O VW Taos foi lançado em 2021 para ser o veículo ponte entre o T-Cross e o Tiguan, que só é vendido em uma versão, de topo, e com sete lugares. O modelo é rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross em nosso mercado. Mas sempre ficou para trás nas vendas

Publicidade

As imagens foram feitas por Italo Silva e cedidas gentilmente à Mobiauto.

Você também pode se interessar:

Por conta da camuflagem, ainda não é possível cravar algumas mudanças visuais do novo Taos. No entanto, espera-se que o SUV receba novidades na grade frontal, assim como no para-choque dianteiro, para se parecer ainda mais com o VW Tayron. Já na traseira, as alterações podem ser mais profundas, com possíveis lanternas ligadas por uma barra de LED iluminada.

Vale lembrar que patentes com essas características já foram registradas pela VW no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2023.

Por aqui, o Taos é equipado como o motor turbo 1.4 TSI, que rende 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas. No entanto, deve receber uma importante novidade com o novo visual: a nova motorização 1.5 TSI Evo2.

A nova usina já foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, cidade do interior de São Paulo que tem uma unidade fabril da montadora e que é responsável pela fabricação de motores.

O motor pertence a família EA211 e é uma evolução do 1.4 TSI, que já conhecemos. Ele será substituto inclusive da usina 250 TSI que hoje equipa Polo GTS, Virtus Exclusive, T-Cross Highline e a linha Taos. E isso acontecerá por causa das novas regras de emissão do Proconve L8, que entram vigor no início do próximo ano.

O motor entrega os mesmos 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque do motor 1.4, mas tem como carta na manga a possibilidade e trabalhar junto de motores elétricos e formar um sistema híbrido plug-in, de até 272 cv de potência.

O novo VW Taos já tem presença confirmada para os Estados Unidos, México e Canadá ainda esse ano. Nesse caso, o SUV é fabricado no México, enquanto continuará sendo importado da Argentina. Ou seja, o mais provável é que o Taos chegue ao Brasil em 2025 como parte da linha 2026 da montadora.

Ele é o mais cotado para ser o primeiro SUV híbrido da marca no Brasil, principalmente por causa do segmento em que atual. Afinal, temos Haval H6, Song Plus e Corolla Cross já híbridos, e o Compass também receberá tecnologia do tipo. A dúvida é se a Volkswagen já prepara o lançamento do modelo para o ano que vem com essa mecânica, ou se vai esperar mais para lançar as versões com a tecnologia.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


 

 

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade