Geely Geome Xingyuan é rival do BYD Dolphin e seria uma boa no Brasil
Com o mercado brasileiro na mira, Geely pode trazer rival de Dolphin como parte de sua investida
A Geely apresentou oficialmente nesta segunda-feira (2) seu mais novo modelo no mercado chinês, o Geome Xingyuan. O modelo é um hatch elétrico como o BYD Dolphin, assim ele seria um modelo “perfeito” para disputar mercado com o hatch da BYD, algo que poderia se estender ao mercado brasileiro.
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O Geome Xingyuan é um hatch elétrico da Geometry, uma linha de veículos elétricos de porte compacto da Geely. Ainda não se sabe quando será seu lançamento oficial, mas ele deve ocorrer em breve.
Aos que não sabem, o Grupo Geely é um dos maiores do mundo, dono de marcas como Volvo, Zeekr e Radar, e tem investido para trazer parte dessas novas marcas para o mercado brasileiro. Tanto que a Zeekr lançará em breve dois modelos premium por aqui, 001 e X, e a Radar já prometeu sua picape Riddara RD6 para cá. A Volvo já opera no Brasil com relativo sucesso, com destaque para o elétrico EX30.
Porém, fora as marcas mencionadas, parece que a Geely quer chegar com ainda mais peso. Segundo a publicação Quatro Rodas, o grupo planeja trazer todas suas montadoras para o Brasil, leia-se aqui Lynk & Co, Lotus e até a própria Geely.
Visto que a própria marca Geely pode chegar ao mercado brasileiro, não seria fora da realidade pensar que o hatch elétrico Geome Xingyuan teria uma mínima chance de chegar por aqui. Ainda mais com o sucesso que os compactos elétricos chineses têm feito, vide o próprio BYD Dolphin, Dolphin Mini e até mesmo o GWM Ora 03.
Como é o Geely Geome Xingyuan
Sobre o Geely Geome Xingyuan, ele conta com um design que lembra o Wulling Bingo, uma espécie de Dolphin Mini da Chevrolet. As linhas são curvas e formam um design minimalista. O seu teto é pintado de preto e seus faróis têm as extremidades afiladas.
Atrás, há a inscrição “Geome”, além de um spoiler e lanternas em um formato quase semicircular, que também ficam mais estreitos nas pontas. Por dentro, chama atenção a central multimídia flutuante, o que de certo modo tem sido um padrão entre os lançamentos chineses, com o modelo somando ainda painel de instrumentos digital e carregador de celular por indução.
Quanto ao seu tamanho, o modelo mede 4,13 m de comprimento; 1,80 m de largura; 1,57 de altura e 2,65 m de entre-eixos. Assim, é maior que o Dolphin em quase todos os sentidos, menos quando o assunto é o entre-eixos.
São duas opções de trem de força que variam de acordo com a versão escolhida. A configuração mais básica tem motor elétrico de 78 cv de potência, o que lhe garante uma velocidade máxima de 125 km/h, segundo a marca. A bateria usada de 30,12 kWh é o suficiente para uma autonomia de 310 km.
A versão mais cara, por sua vez, tem propulsor elétrico um pouco mais potente de 114 cv e entrega a mesma velocidade máxima. A bateria também é um pouco maior, de 40,16 kWh, o que por consequência também aumenta o alcance, chegando a 410 km.
Quanto ao preço, o valor inicial do Geome Xingyuan deve girar em torno de US$ 11.250, cerca de R$ 63.200 na conversão direta livre de impostos. Assim, deve ser mais barato que os US$ 13.865 (cerca de R$ 77.900 na conversão) cobrados pelo BYD Dolphin na China.
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