GWM lança bateria que pode ser carregada mais rápida que seu celular

Com produção marcada para o fim do ano, as novas baterias da GWM chamam atenção

DR
Por
23.07.2024 às 15:31
Com produção marcada para o fim do ano, as novas baterias da GWM chamam atenção

O tempo de carregamento é inegavelmente um ponto a ser levantado ao se discutir carros elétricos. Existem dúvidas e ao que parece a GWM quer trazer respostas. Isso porque a empresa apresentou oficialmente uma bateria capaz de ser recarregada em 5 minutos.

 Você pode se interessar por: 

Publicidade

A SVOLT, subsidiária da GWM, lançou oficialmente sua mais nova bateria de carregamento ultrarrápido, a SVOLT 6C. O maior chamativo é o já comentado tempo de carregamento da bateria, que oferece uma autonomia elétrica de 600 km (medido no ciclo chinês CLTC) em apenas 5 minutos.

O produto faz parte da nova linha de baterias da SVOLT, a short blade, e são compostas por níquel-cobalto-manganês (NCM). Existem ainda versões com capacidade elétrica maior, de 100 a 120 kWh, as quais oferecem alcances de mais de 1.000 km.

Outra novidade da linha são as baterias SVOLT 5C. O tempo de carregamento de 10% a 80% é de 10 minutos, mas esse não é seu maior chamativo. Do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP), a bateria pode ter toda sua carga usada mais de 3.500 vezes pelo condutor.

Deste modo, ao final da sua vida útil, a bateria permitirá que o carro rode mais de 1 milhão de km. Segundo a GWM, a produção da SVOLT 5C deve iniciar no fim do ano. Ambas as baterias citadas são direcionadas a veículos com motores totalmente elétricos (EVs).

Baterias para híbridos plug-in

Ainda dentro da nova linha short blade apresentada, também existem baterias feitas para híbridos plug-ins (PHEV). A NCM Dragon Armor PHEV 800V é projetada para suportar arquiteturas elétricas de até 800 V (como é sugerido em seu nome).

Deste modo, graças aos sistemas de voltagem que ela suporta, a capacidade elétrica dessa bateria pode variar de 55 kWh a 70 kWh. Os PHEVs que serão equipados com ela então poderão ter autonomias puramente elétricas de 300 a 400 km na medição do ciclo CTLC.

Apesar do seu tempo de carregamento não ter sido divulgado oficialmente, a NCM Dragon também tem uma fabricação voltada para suportar carregamentos ultrarrápidos. De acordo com a GWM, essas baterias começarão a ser produzidas só em julho do ano que vem, pois vão se destinar a próxima geração de híbridos da marca.

Fotos: Divulgação/SVOLT

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade