Honda City hatch terá preço inicial maior que o do sedan
Inédita configuração hatch do compacto chega dois meses depois, com os mesmos valores de lançamento, mas sem a versão de entrada
Depois de dois meses do lançamento do irmão sedan, o Honda City hatch finalmente é disponibilizado para pré-venda. O dois-volumes chega em duas versões, conforme já adiantado pela marca: EXL e Touring, com valores equivalentes aos da pré-venda do City sedan. Confira:
City Hatch EXL 2022 - R$ 114.200
City Hatch Touring 2022 - R$ 122.600.
Apesar de o City sedan ser uma nova geração, a grande novidade para o Brasil é o hatch, inédito no mercado mundial e substituto direto do saudoso Fit. O sedan já conhecemos desde 2009, mas os dois irmãos vêm para compor uma nova gama de modelos nacionais da marca no país.
O plano inclui o fim de linha de modelos como o Civic (que voltará importado ainda este ano), o próprio Fit, o WR-V e os importados Accord e CR-V. O atual HR-V entrou no balaio, mas terá uma próxima geração, nacional, lançada no terceiro trimestre deste ano.
Voltando a falar dos novos Honda City, a dupla promete agradar em termos de conforto, espaço e itens de série. No entanto, irá frustrar muitos consumidores que esperavam por um motor turbo mais potente sob o capô, ou mesmo uma versão abaixo dos R$ 100.000.
Entenda o preço e posição do novo Honda City
O Honda City hatch e o City sedan foram apresentados de forma conjunta em novembro. Mas apenas o sedan teve os valores divulgados naquele mês: EX – R$ 108.300, EXL – R$ 114.700 e Touring – R$ 123.100.
Agora, os valores já foram reajustados para R$ 112.300, R$ 118.900 e R$ 127.700, respectivamente. Comparando, é possível perceber que a Honda etiquetou duas carrocerias diferentes praticamente com os mesmos preços.
O hatch ainda tem a desvantagem de não ter a versão de entrada, o que o distancia de modelos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Vejamos: a versão topo de linha do hatch da Chevrolet custa R$ 102.340, enquanto a mais cara do Hyundai cobra R$ 107.190.
Isso mostra que a Honda está mirando em modelos menos populares, como Peugeot 208, Volkwagen Polo e Toyota Yaris.
Leia também: Avaliação: novo Honda City consegue consolar os órfãos do Civic?
Honda City hatch: versões, preços e itens de série
Novo City hatch EXL: R$ 114.200
- Seis airbags
- Partida do motor por botão
- Chave presencial
- Central multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio e 4 alto-falantes
- Ar-condicionado digital automático
- Câmera de ré
- Alerta de baixa pressão dos pneus
- Sistema Magic Seat de rebatimento dos bancos
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
- Faróis de neblina, bancos em couro
- Quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas
- Sensor de estacionamento traseiro
- Retrovisores rebatíveis eletricamente
- Faróis com acendimento automático
- Controle de cruzeiro e monitor de ponto cego via câmera no retrovisor direito (Lane Watch)
Novo City hatch Touring: R$ 122.600
- Itens da versão EXL mais:
- Faróis full LED
- Faróis de neblina em LED
- Honda Sensing, sensor de estacionamento na dianteira
- Saídas de ventilação para o banco traseiro e 4 alto-falantes extras (8 ao todo)
Novo Honda City hatch: motorização, desempenho e consumo
Tanto o novo Honda City hatch como o sedan são equipados pelo mesmo conjunto mecânico: um motor 1.5 aspirado flex de 126 cv de potência (qualquer combustível) e 15,5/15,8 kgfm de torque (G/E).
Dados relacionados ao desempenho do hatch, como 0 a 100 km/h e velocidade máxima, ainda não foram divulgados pela fabricante japonesa.
Em relação ao consumo, o hatch faz 9,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol, sendo 13,3 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina, de acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Leia também: Hora do adeus: este é o último Honda Civic feito no Brasil
Nós já havíamos falado que o modelo leva vantagem diante dos rivais por ser o único que faz na cidade mais de 9 km/litro com etanol e mais 13 km/litro com gasolina. Confira aqui o consumo dos cinco principais rivais do Honda City hatch.
Maior que o Fit, mas com porta-malas menor
O Honda City hatch tem 4.341 mm de comprimento, 2.600 mm de entre-eixos, 1.498 mm de altura e 1.748 mm de largura. O que significa que ele tem 70 mm a mais de entre-eixos e 54 mm mais largo que o Fit.
Os consumidores que ficaram sentidos com a morte do Honda Fit, justamente pelo seu espaço interno bem acertado e generoso, além da modularidade dos bancos, sentir-se-ão confortados com o bom espaço interno do City hatch.
No entanto, o novo hatch da Honda fica devendo em porta-malas: são apenas 268 litros de volume. A boa notícia é que é possível ganhar um pouco mais de espaço para as bagagens graças ao sistema de bancos moduláveis, o “Ultra Seat”, já conhecidos do próprio Fit e do WR-V.
Talvez você também se interesse:
Honda City hatch: as qualidades do Fit que queremos que ele herde
Novo Honda Civic troca vincos e arrojo por tecnologia. Veja 5 detalhes
Honda City hatch: as qualidades do Fit que queremos que ele herde
Toyota Corolla Cross pinta escapamento de preto para “maquiar” abafador