Honda HR-V 2024: por que o SUV vende mais que os outros modelos da marca

Vendas do SUV compacto responde por mais de 60% dos números dos demais veículos da marca no Brasil

Vinicius Moreira
Por
22.09.2024 às 12:27

O primeiro semestre de 2024 só reforçou uma tendência do último ano: Honda HR-V é disparado o líder de vendas da marca japonesa no mercado brasileiro. Além de competir no segmento de SUVs compactos, que é bastante concorrido, o HR-V ainda costuma pegar algumas vendas nos médios, mas é dentro de casa que ele é realmente soberano.

Para se ter uma ideia, apenas até agosto deste ano, o HR-V já emplacou 31.126 unidades. Número que não supera o líder dos SUVs compactos VW T-Cross, que somou 46.821, mas que fazem inveja a outros modelos vendidos pela Honda em nosso mercado.

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Quando olhamos para o catálogo da Honda, o City Sedan soma 9.668 e o Hatch 8.807. Já o Honda Civic híbrido tem 146 vendas, conforme números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

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Claro que ainda temos modelos como o Honda CR-V híbrido, assim como o Honda Accord híbrido e o Honda Civic Type R. No entanto, nenhum desses modelos, assim como o Civic híbrido tem se posicionado como produtos de volume.

O que o Honda HR-V faz para vender mais?

Para explicar isso, é melhor passar um pente-fino nos demais modelos de volume da marca, começando pelo modelo de entrada da marca em solo brasileiro. O City é oferecido em duas carrocerias – hatch e sedan. O problema é que, assim como no segmento do HR-V, os hatches e sedans compactos têm o maior número de concorrentes no mercado.

O ponto que não ajuda os City é o preço praticado. Em todas as quatro versões (LX, EX, EXL e Touring), o City está facilmente entre os dois modelos mais caros. Como exemplo, a versão Touring:

  • Honda City Touring: R$ 140.500
  • Fiat Cronos 1.3 Precision: R$ 113.990
  • Hyundai HB20S Platinum Safety: R$ 127.990
  • Toyota Yaris XLS: R$ 128.590
  • Chevrolet Onix Plus Premier Turbo: R$ 129.890
  • Nissan Versa Exclusive: R$ 136.190
  • Volkswagen Virtus Highline: R$ 143.990

Como não se posicionam na linha de entrada da categoria, acabam concorrendo forte com SUVs e até mesmo carros maiores, como Nissan Sentra. Ainda que City Sedan e Hatch sejam superiores em vários pontos contra seus concorrentes, valor pode fazer a clientela não optar por levar um para casa.

Outro ponto é que o produto não oferece motorização turbinada. O consumo do 1.5 aspirado flex é seu principal ponto positivo, mas fica devendo desempenho nas acelerações e retomadas – coisa que os rivais turbinados não fazem.

Já o ZR-V foi um lançamento que ainda não engrenou no mercado. A faixa de preço que ele é oferecido é dominada por Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, que não dão espaço para o novo modelo da Honda. Com porta-malas pequeno, motor aspirado e versão única de R$ 214.500, o SUV compacto médio não consegue superar o HR-V nas vendas.

O modelo que mais teria potencial, além dos City, para desbancar o HR-V é o Honda Civic, mas sua nova função no mercado o deixa longe de conseguir tal sucesso. A Honda decidiu encerrar a fabricação do Civic no Brasil e importá-lo da Tailândia, de onde chega em versão única.

Ela é ofertada com motorização híbrida e preço sugerido de R$ 265.990, colocando o sedan em um patamar que não haverá volumes altos de vendas. Para ter uma referência, o Civic é atualmente mais de R$ 65 mil mais caro que um Toyota Corolla Sedan híbrido, que é o líder do mercado. Embora seja um produto melhor, não consegue ser um forte concorrente por causa das cifras.

Enquanto isso, o HR-V tem uma linha mais completa. Duas opções 1.5 aspiradas flex com desempenho comedido e bom consumo de combustível, que já vêm com pacote ADAS completo, e outras duas com motor 1.5 turbo flex, que respondendo muito bem ao pedal do acelerador.

Ainda que tenha preço elevado no segmento, o visual passa mais valor agregado ao produto. E um conjunto da obra mais regular com acabamento, dirigibilidade, consumo, equipamentos de série e tecnologias que se esperam de um SUV compacto – coisa que nem todos os concorrentes conseguem cumprir. Além de, claro, fazer parte do segmento mais querido do Brasil. E é por isso que ele se garante como o Honda mais vendido do mercado nacional.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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