Honda terá SUV menor que HR-V no Brasil e pode recuperar nome enterrado
Modelo será rival de Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Nivus
A Honda renovou todo o seu catálogo de veículos para o Brasil. As mudanças começaram com a saída de Fit e Civic nacionais de linha, para chegada da família City com opções hatch e sedan. Na sequência vieram os novos HR-V, Civic, Accord e ZR-V, e a fabricante oferecerá em breve também o CR-V.
Mas não vai parar por aí. A Honda prepara um importante lançamento para o nosso mercado que é a chegada de um novo SUV, menor que o HR-V e que será responsável por brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e VWNivus. Seu nome deve ser WR-V
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Em outros mercados esse novo SUV já foi apresentado. Em alguns é conhecido como Elevate, em outros, chamado de WR-V mesmo.
Seu visual é bem diferente do que víamos no WR-V vendido no Brasil, e nada parecido com os modelos atuais. Nada de visual ousado, o SUV compacto tem uma cara mais conservadora.
A dianteira tem uma grade bem grande e os faróis são mais afilados. Na traseira, lembra um pouco os SUVs HR-V e ZR-V por causa do layout das lanternas, mas se distancia por ter um formato de caixote. A boa notícia é que essas linhas mais convencionais podem ajudar bastante no espaço interno, principalmente para a cabeça dos ocupantes da segunda fila de assentos.
Os Honda costumam ter um mesmo padrão de design interno. City, HR-V e Civic mostram isso. Mas o Elevate/WR-V é um pouco diferente, tem volante com botões diferentes e painel frontal com outro desenho, por exemplo.
Chegando ao Brasil, o produto deve compartilhar peças com a
família City. Por isso, deve ter interior diferente do de outros mercados e
mais próximo ao de produtos nacionais.
Suas dimensões são 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos. Como referência, é menor que o HR-V em 7 centímetros, mas tem a distância entre os eixos ligeiramente maior – isso pode ajudar bastante no espaço interno.
Onde já é vendido, o SUV oferece sempre a motorização 1.5 aspirada a gasolina de 122 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. No Brasil, deve ter o sistema flex dos City no motor 1.5, que rende 126 cv (para gasolina e etanol) e 15,5 kgfm com gasolina e 15,8 kgfm com etanol. O câmbio é sempre CVT com simulação de marchas.
Nos padrões de medida indiano, o SUV da Honda tem consumo médio de 15,3 km/l com câmbio manual e até 16,9 km/l com câmbio automático. Ou seja, bebe igual a alguns carros híbridos, como o Toyota Corolla Cross Hybrid, por exemplo, que faz 17 km/l na cidade com gasolina. Resta saber se no Brasil manterá as mesmas médias.
Aqui, os preços do novo WR-V devem ser parecidos com de Pulse, Kardian e Nivus. Eles devem partir de R$ 100 mil e chegar até os R$ 140 mil.