Hyundai HB20S Limited Plus: o que saber antes de comprar o sedan

Com boa dinâmica e câmbio bem acertado, HB20S oferta muito mais que porta-malas espaçoso e seta no lugar certo

Vinicius Moreira
Por
25.11.2024 às 21:04

A Hyundai oferta no Brasil o HB20, na carroceria hatch, e o HB20S, na sedan. Entre os rivais, o modelo sul-coreano com porta-malas estendido possui o menor volume de vendas em comparação com os rivais Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos.

Por outro lado, a versão mais completa com câmbio manual do HB20S traz um conjunto interessante frente à concorrência. Assim, a Mobiauto testou o HB20S Limited Plus e destaca o que você precisa saber antes de optar pelo sedan da marca sul-coreana.

Publicidade

Você também pode se interessar:

Hyundai HB20S Limited Plus – pontos negativos

Faltou fôlego

Antes de tudo, a falta de sustância na estrada não é um ponto fraco apenas do HB20S. Modelos testados pela Mobiauto como Onix Plus aspirado e manual, por exemplo, também deixaram de entregar um pouco mais no ciclo rodoviário.

O HB20S perde ainda mais, pois tem um câmbio de cinco marchas, enquanto o rival da Chevrolet oferta transmissão de seis relações. A marcha extra permite ao motor do Onix Plus trabalhar em giros mais baixos, reduzindo o seu esforço em velocidades de cruzeiro durante viagens.

Os 75/80 cv de potência do motor 1.0 aspirado de três cilindros são entregues somente a 6.000/6.250 rpm (gasolina/etanol), exigindo plena aceleração para manter o ritmo do sedan em rodovias.

Largura

Olhando para os rivais, o 1,72 metro de largura do HB20S não parece pouco. Afinal, estamos falando de um sedan compacto. Porém, incomoda o limitado espaço lateral no interior do carro. Essa sensação é reforçada pela proximidade dos ocupantes, tanto nos bancos da frente quanto no traseiro. Não é raro os passageiros viajarem “roçando” os ombros uns nos outros.

Preço

Casar todas as exigências de regras de emissões e equipamentos obrigatórios com preço competitivo está entre os grandes desafios das montadoras. Mesmo assim, fica difícil convencer alguém a comprar um HB20S manual por R$ 102.090, ainda que com alguns bons equipamentos de série, porém com ar-condicionado manual e motor aspirado.

Iluminação

Mesmo sendo um projeto de reestilização recente, o HB20S tem partida por botão, painel de instrumentos digital e uma multimídia bem responsiva. Mas os faróis halógenos não proporcionam iluminação muito eficiente, ainda mais pelo preço cobrado pelo sedan. O conjunto óptico dianteiro bem que merecia faróis em LED.

Hyundai HB20S Limited Plus – pontos positivos

Câmbio

O casamento do motor 1.0 flex de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas foi bem acertado pela Hyundai. As trocas são precisas e os engates curtos, o que facilita muito a vida de quem vai usar o sedan em trechos mais travados.

A primeira e a segunda marchas são mais curtas, como nos rivais do HB20S, mas a terceira marcha tem relação alongada que permite chegar aos 60 km/h sem elevar muito o giro do motor. É comum em outros carros manuais de entrada, ter de engatar a quarta marcha antes dos 50 km/h. Essa característica torna a condução do carro mais confortável em trecho urbano.

Dinâmica de cidade

A cidade parece ser o habitat perfeito para o HB20S. Mesmo com motor aspirado, o sedan tem boas retomadas e acelerações em baixas velocidades. O trabalho de isolamento acústico foi bem feito e o HB20S roda silencioso.

A calibração da suspensão também oferece uma filtragem justa das imperfeições do asfalto. A frente do sedan não raspa com facilidade – o motorista vai precisar se esforçar bastante para conseguir o feito.

A direção elétrica também oferece uma assistência na medida certa, sem ser leve demais e até certo ponto bem direta ao mudar de direção.

Conforto e segurança

Com acabamento dos bancos de tecido, o HB20S na versão Limited Plus possui assentos com boa densidade de espuma, também para os passageiros do banco traseiro. O espaço para as pernas é generoso, apesar dos 2,53 metros de entre-eixos, melhor que a disposição do Onix Plus, mesmo com 2 cm a mais de entre-eixos que o HB20S.

O modelo ainda já vem com seis airbags de série (frontal duplo, laterais de tórax e laterais de cortina).

Hyundai HB20S Limited Plus – ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, aspirado, flex

Potência:  75/80 cv (a 6000/6.250 rpm) (gasolina/etanol)

Torque: 9,4/10,2 kgfm (a 4.250/4000 rpm) (gasolina/etanol)

Câmbio:  manual de cinco marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 15,4 e 14,5 segundos (gasolina/etanol)

Velocidade máxima: 159/162 km/h (gasolina/etanol)

Consumo Hyundai HB20S Limited Plus (Inmetro): 9.6 km/l na cidade e 10.8 km/l na estrada com etanol e 13.4 km/l na cidade e 15.3 km/l na estrada com gasolina

Dimensões: 4,32 metros de comprimento, 1,47 m de altura, 1,72 m de largura e 2,53 m de entre-eixos, 475 litros de porta-malas e 50 litros de tanque de combustível

Hyundai HB20S Limited Plus – itens de série

  • Grade frontal na cor preta fosca
  • Faróis de luz diurna (DRL)
  • Rodas de liga leve diamantadas de 15”, pneus 185/60 R15
  • Retrovisores externos na cor da carroceria
  • Maçanetas externas cromadas
  • Bancos em tecido na cor cinza
  • Maçanetas internas cromadas
  • Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster com tela TFT LCD de 4,2”
  • Seis airbags: frontal duplo, laterais de tórax e laterais de cortina
  • Freios ABS com EBD
  • Controle de estabilidade (ESP) e de tração (TCS)
  • Sinalização de frenagem de emergência (ESS)
  • Assistente de partida em rampa (HAC)
  • Alerta de Presença no Banco Traseiro (ROA)
  • Câmera de ré
  • Ar-condicionado
  • Direção elétrica progressiva
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch (descida e subida) e antiesmagamento
  • Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e do porta-malas
  • Partida do motor por botão
  • Piloto automático e limitador de velocidade
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção
  • Apoio de braço deslizante no console central
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca
  • Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
  • Central multimídia blueMedia®
  • Entrada USB (tipo A)
  • Entrada USB para carregamento rápido de celular (tipo C)

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade