Jeep Commander enfim tem visual revelado. Veja como será
SUV de sete lugares derivado do Compass será lançado em 26 de agosto, com duas versões de acabamento e duas opções de motores. Conheça em detalhes
Com Leonardo Felix
A Stellantis finalmente revelou o visual completo do SUV de sete lugares Jeep Commander. Depois de lançar três teasers entregando as letras do nome, a silhueta e o interior do veículo, foi a vez de apresentar como será a cara do novato.
Embora tenha linhas de design bem parecidas com a do irmão menor Jeep Compass, com quem compartilha plataforma e de quem herdará quase toda a estrutura e a mecânica, o Commander mostra personalidade ao deixar de lado os apliques em plástico preto no perímetro da carroceria para se equipar com peças na cor do veículo.
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Além disso, o SUV de sete lugares mostra seu conjunto óptico full-LED com desenho exclusivo, além das luzes de seta do tipo dinâmicas posicionadas em um filete acima dos faróis. As luzes de condução diurna de LED foram alojadas no pára-choque, logo acima dos faróis de neblina.
Na traseira, destaque para as lanternas de LED bi-partidas, que são unidas por uma barra de aço escovado que cruza toda a traseira do Commander, dando a ele um toque mais de requinte em relação a Compass e Renegade.
Segundo o jornalista Jorge Moraes, o novo Commander será vendido em duas versões de acabamento: Limited e Overland. O nome da segunda pode ser visto no canto inferior direitao da tampa do porta-malas do SUV.
Ambas poderão ser compradas em dois tipos de motorização. A mais simples é a T270, munida do 1.3 turboflex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm (qualquer combustível), mais câmbio automático de seis marchas da Aisin. Nela, a tração é dianteira com bloqueio eletrônico do diferencial.
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As de topo terão a opção TD 4x4, conforme mostra o letreiro do canto inferior esquerdo da tampa do bagageiro. Esta conta com o conhecido propulsor 2.0 MultiJet turbodiesel, recalibrado para entregar 380 Nm ou 38,7 kgfm de torque, embora com os mesmos 170 cv de potência já vistos em Compass, Renegade e Fiat Toro.
Neste caso, a tração será nas quatro rodas sob demanda (com prioridade para o eixo dianteiro), com reduzida e controle de velocidade em declives. Assim como o Compass, o Commander 4x4 diesel deve contar com um tanque de Arla 32 para controlar a emissão de poluentes.
Derivado da plataforma Small Wide, porém usando quase toda a estrutura do Compass - incluindo para-lamas dianteiros, portas laterais dianteiras, para-brisa e colunas A -, o Commander terá entre-eixos e balanço traseiro esticados para comportar uma terceira fileira de assentos.
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Por isso mesmo, seu comprimento será sensivelmente maior. A altura também deve crescer, por conta do teto ligeiramente mais alto da coluna B para trás, enquanto a largura deve seguir quase sem alterações.
Por dentro, conforme a própria Stellantis já havia revelado, o Commander herdará muitos componentes do próprio Compass, como o volante, o quadro de instrumentos 100% digital, a central multimídia de 10,1 polegadas e a estrutura de painel e bancos dianteiros e intermediários, porém com soluções mais requintadas de acabamento.
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Embora o lançamento esteja previsto para agosto, quando o SUV deve entrar em pré-venda, a chegada efetiva às lojas deve ocorrer somente em outubro.
Desenvolvido prioritariamente no Brasil no Brasil e com foco em mercados emergentes, como a Índia, o Jeep Commander chegará para brigar com o VW Tiguan Allspace e Caoa Chery Tiggo 8 nas versões 1.3 turboflex, e com o Mitsubishi Outlander nas 2.0 4x4 turbodiesel. Ficará posicionado entre o Compass e o Grand Cherokee.
Os preços devem ficar entre R$ 200.000 e R$ 250.000
Imagens: Stellantis/Divulgação
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