Novo Mercedes GLA 200 AMG Line finge que está mais esportivo a R$ 325.900
Nova geração do SUV premium ganha sistemas tecnológicos, mas perde potência e fica mais caro
Novo Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line tem design de esportivo, preço de esportivo e até pertence a uma divisão esportiva da marca alemã. Mas se a pele é de lobo, o coração é de cordeiro (isso mesmo). O modelo estreia em versão única com motor mais manso e ofertada por R$ 325.900 e importada da Alemanha.
Para quem já sonhou com o GLA 250 Sport de ferozes 211 cv, vendido há até pouco tempo por R$ 297.900, ver-se-á frustrado diante do motor 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm de torque que equipa o novo GLA.
O propulsor 1.3 é fruto de uma parceria da Mercedes-Benz com a Renault e é o mesmo que irá equipar o novo Captur no Brasil. Por um lado, é um grande trunfo para a fabricante francesa, especialmente no Brasil. Mas o que os clientes mais exigentes da Mercedes-Benz AMG vão achar?
Performance e principais itens de série novo Mercedes-Benz GLA 200
O motor 1.3 do Mercedes-Benz GLA 200 Line leva o SUV de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e a uma velocidade máxima de 210 km/h, de acordo com a fabricante. O câmbio já é o conhecido 7G-Tronic, um automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
O novo Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line tem uma lista de itens de série tecnológica. Entre os destaques estão: assistente autônomo de estacionamento, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar.
Mas o ponto alto é o Mercedes-Benz Intelligent Drive, que conta com sensores, câmeras, infravermelho e radares para operar assistências como sensor de distância para o veículo da frente com frenagem autônoma emergencial, assistente de direção, de ponto cego, de manutenção de faixa e até de desembarque.
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Esse último funciona de forma simples: ao parar o veículo, o sistema alerta através de sinal sonoro e visual se há algum perigo evidente, como algum carro ou motocicleta passando próximo ao GLA 200 no momento de abrir as portas laterais.
Outro ponto que a Mercedes evidenciou durante o lançamento é sua preocupação com o meio ambiente. No GLA 200, 85% dos materiais são recicláveis e 95%, recuperáveis.
Dimensões e design
O SUV cresceu em quase todas as dimensões. O GLA 200 ganhou 90 mm de altura, 30 mm de largura e 30 mm de entre-eixos. O porta-malas tem 435 litros, mas com os bancos traseiros rebatidos pode chegar a 1.430 litros.
Visando trazer características estéticas de um modelo esportivo, a fabricante alemã seguiu a tendência cupê e investiu em linhas descendentes de teto, para deixar o visual mais arrojado. O teto ganhou barras cromadas e os paralamas são pretos, para reforçar o caráter de utilitário esportivo.
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O pacote AMG Line também conta com rodas de 20 polegadas, com o logotipo da divisão. O modelo conta ainda com acabamento em fibra de carbono na dianteira, bancos esportivos e pedaleiras cromadas.
O GLA de segunda geração virá ao Brasil importado da Alemanha. Seu antecessor chegou a ser montado localmente, em Iracemápolis (SP), mas a fábrica foi recentemente fechada pela marca, que desistiu de produzir automóveis no país.
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