Novo Peugeot 2008 é bom o suficiente para brigar com T-Cross, Creta e HR-V?

Segunda geração do SUV francês tem bons predicados, erros bobos e confiança na mecânica

Renan Rodrigues
Por
12.08.2024 às 13:00 • Atualizado em 27.11.2024

O novo Peugeot 2008 finalmente está disponível no Brasil com motor a combustão. Ressaltamos o motor a combustão, afinal, desde 2022 a marca oferecia no Brasil a segunda geração do SUV com motorização elétrica. No entanto, o custo e a incerteza sobre carros elétricos nunca fizeram dele um sucesso de vendas.

Agora, a reestilização do Peugeot 2008 mantém a versão elétrica, ou seja, o e-2008, mas acompanhado de três versões a combustão, o que nos permite comparar as diferenças entre o modelo feito na América do Sul e na Europa.

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As configurações a combustão usam sempre o motor 1.0 turbo de três cilindros com 130 cv e 20,4 kgfm de torque associado ao câmbio automático do tipo CVT, é o mesmo conjunto do Fiat Pulse. Já o elétrico tem 158 cv e 26,4 kgfm de torque, além de 406 km de autonomia pelo regime WLTP.

Destacamos o finalmente no início do texto pois essa geração existe na Europa desde 2019, antes da criação da Stellantis. Até então, a Peugeot do Brasil afirmava ser difícil trazer esse modelo para cá, justamente pelo custo, apesar da já crescente invasão de SUVs.

Agora, a Peugeot tenta passar uma borracha nisso tudo para finalmente ter um SUV compacto de sucesso, mas será que tem o suficiente para brigar com os mais vendidos do mercado? A Mobiauto teve um breve contato com a configuração GT e transcreve suas impressões abaixo.

Personalidade visual

De maneira geral, SUVs são um tanto quanto genéricos. A exceção deve ser feita para o Jeep Renegade. No entanto, como já havia feito com o Peugeot 208, além do 3008, a marca francesa acertou a mão no visual do 2008.

A dianteira se destaca pela presença das três garras do Leão como luz diurna de rodagem. O efeito aplicado na grade, bem como os demais vincos da carroceria, combina muito bem com a proposta visual.

Visualmente falando, o grande ponto polêmico é o desenho das rodas, elas são sempre de 17 polegadas e o visual não agradou muita gente durante o evento.  

Forte de loja

O Peugeot 2008 promete chegar forte nas lojas. Já disponível, ele custa entre R$ 119.900 e R$ 149.900. É bem verdade que já sabemos que após o período promocional ele custará entre R$ 129.900 e R$ 169.900.

No entanto, se há algo que a Peugeot adquiriu da Fiat com a fusão foi a capacidade de oferecer grandes descontos na hora de fechar negócio. É bem comum ver 208 Style, que é tabelado em quase R$ 95 mil, ser vendido por R$ 83 mil. Portanto, essa estratégia deverá permanecer com o SUV.

Bom desempenho, consumo ruim

O motor T200, quer dizer, o 1.0 turbo de três cilindros com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre associado a uma transmissão automática do tipo CVT, confere, mais uma vez, um bom desempenho ao modelo.

Mais uma vez, afinal, esse motor já é usado pelos Fiat Pulse, Fastback e Strada, além dos franceses Citroën C3 Aicross e Peugeot 208. Em comum: todos possuem bom desempenho.

No entanto, para o novo SUV francês há uma certa decepção quanto ao consumo. Tanto que o modelo tirou nota B dentro da categoria. Só que o número não chega a ser surpreende, confira abaixo o consumo com gasolina em cidade e estrada, respectivamente, dos modelos equipados com esse conjunto:

  • Fiat Pulse – 12 km/l cidade e 14,6 km/l estrada
  • Fait Strada - 12,1 km/l cidade e 13,2 km/l estrada
  • Fiat Fastback - 11,3 km/l cidade e 13,9 km/l estrada
  • Citroën C3 Aicross - 10,6 km/l cidade e 12 km/l estrada
  • Peugeot 208 – 12 km/l cidade e 13,6 km/l estrada
  • Peugeot 2008 – 12,3 km/l cidade e 13,7 km/l estrada

Confortável e bem acabado

Em termos de conforto, o Peugeot 2008 está bem ajustado. A suspensão parece não ter nenhum tipo de problema para filtrar os buracos do nosso asfalto, ainda que o conjunto traseiro seja de eixo de torção, que é um sistema mais simples que do Jeep Renegade, por exemplo.

Não foi possível tirar muitas impressões do 2008 pois o teste foi realizado basicamente em linha reta e por apenas 20 km. Ainda assim, em curvas um pouco mais acentuadas, a carroceria rola um pouco. Nada que comprometa a segurança ou incomode, mas é um acerto mais macio que do Peugeot 208, por exemplo.

Em termos de acabamento, o SUV segue o que vemos no hatch. Há boa mistura de materiais, todos são bem montados, mas nada comparável ao e-2008, onde há material macio ao toque e até suede.

Peugeot 2008 GT 2025 – Ficha técnica

Preço: R$ 149.900.

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível.
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Peso/potência: 100 kg/cv
Peso/torque: 63,7 kg/kgfm
Câmbio: automático CVT, simulação de 7 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,3 segundos
Velocidade máxima: 194 km/h 

Consumo Inmetro: Cidade: 8,6 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina na cidade. Estrada: 9,8 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina

Dimensões e capacidades: 4.309 mm de comprimento, 2.612 mm de entre-eixos, 1.776 mm de largura e 1.548 mm de altura / porta-malas, 374 litros (VDA) / tanque de combustível, 47 litros / peso: 1.300 kg em ordem de march.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva / suspensão dianteira McPherson com mola helicoidal e suspensão traseira por eixo de torção com mola helicoidal / freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a disco sólidos / diâmetro de giro: ND / Vão livre do solo: 227 mm /  Angulo de ataque, ND,  Angulo de transposição de rampa, ND, Angulo de saída, ND / Carga útil: ND kg / Pneus dianteiros e traseiros: 215/60 R17 / Estepe: temporário, ND. 

Peugeot 2008 GT 2025 -  Itens de série

  • Faróis e lanternas full-LED
  • Faróis de neblina de LED
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Assistente de partida em rampas
  • Ar-condicionado automático e digital
  • Quadro de instrumentos digital
  • Central multimídia de 10" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Carregador de celular por indução
  • Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
  • Câmera 360
  • Paddle shifters (borboleta no volante)
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Alarme
  • Chave com sensor presencial
  • Partida do motor por botão
  • Vidros elétricos com função um-toque e antiesmagamento
  • Retrovisores elétricos
  • Bancos revestidos em couro sintético
  • Volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade
  • Banco do motorista com ajuste manual de altura
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Alerta de mudança de faixa com correção ativa
  • Alerta de ponto cego
  • Farol alto com comutação automática
  • Detector de fadiga
  • Reconhecimento de sinais de trânsito
  • Retrovisores externos elétricos com tilt-down no direito
  • Teto e capas dos retrovisores com pintura preta
  • Roda de liga leve aro 17” com acabamento diamantado
  • Acabamento Interno Escurecido
  • Entradas USB tipo A e C no console

Peugeot 2008 GT 2025 – Vale a pena comprar?

Sem sombra de dúvidas o Peugeot 2008 está em nível de briga com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V, no entanto, o marketing e demais setores da Stellantis terão que trabalhar duramente para continuar convencendo o consumidor que essa é uma nova fase da Peugeot, sem os erros de estratégia e confiabilidade do passado.

Inegavelmente, esse trabalho começou muito bem com o Peugeot 208, não a toa a Peugeot saiu de 13,5 mil vendas em 2020 para mais de 35 mil vendas em 2023, alcançando o Top10 de vendas no mercado brasileiro.

Esse ano ficou mais complicado repetir o feito graças ao avanço da BYD, mas finalmente a Peugeot tem um produto à altura dos concorrentes no mercado de SUVs. No lugar do leitor, se estivesse considerando um dos SUVs compactos atuais do mercado, sem sombra de dúvidas iria à uma loja para ao menos conhecer o novo Peugeot 2008.

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Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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