Novo Toyota C-HR tem tudo que queríamos no Yaris Cross
Modelo traz estilo de cupê, melhor acabamento e motor híbrido plug-in que o nosso SUV merecia ganhar
A Toyota revelou mundialmente nesta semana a segunda geração do CH-R, seu SUV compacto que faz o papel de rival do Honda HR-V na Europa entre outros mercados. Sofisticado, com design arrojado e atualizado ao que o mercado pede, o modelo traz uma série de coisas que queríamos no novo Yaris Cross, e que infelizmente não vamos ter.
Cogitado no Brasil em sua primeira geração, o C-HR acabou não desembarcando por aqui e ficou só na promessa. Em vez desse produto, a marca japonesa aposta suas fichas agora no Yaris Cross como solução para o segmento de SUV compacto no mercado nacional. Não estamos falando da versão europeia, mas sim do SUV compacto apresentado no sudeste asiático no mês passado.
O utilitário já foi flagrado rodando em testes em São Paulo e confirmou seu estilo para o Brasil, com isso teremos um SUV com perfil mais tradicional, enquanto no mercado europeu o C-HR se diferencia pelo visual mais futurista. Será que essa receita seria uma mais bem pedida para o mercado brasileiro? Provavelmente sim, pois ele é um tanto superior e explicamos o porquê.
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Visual do C-HR é mais ousado
De bate pronto a maior diferença visual que conta a favor do novo C-HR é o design, que é um tanto mais ousado em relação ao Yaris Cross que será vendido aqui. A segunda geração do modelo europeu traz inspirações na última geração do Prius, sem contar que ostenta a carroceria da moda: SUV cupê.
O Yaris Cross, por outro lado, bebe na fonte do Corolla Cross e RAV4, com desenho mais parrudo e linhas mais tradicionais e definidas, com estilo clássico de utilitário. Esse perfil vai agradar os clientes que curtem um visual mais robusto, mas por outro lado vai faltar ousadia num segmento cada vez mais disputado.
O último Hyundai Creta foi criticado em seu lançamento pelas linhas controversas, mas na prática teve bom resultado no mercado. Nesse quesito, o C-HR sem dúvidas agradaria pelo design e fator novidade.
E motivos não faltam: ele tem faróis tipo bumerangue, mas bem divididos. Na parte debaixo ficam os faróis principais e logo acima a luz diurna de LED (DRL). Destaque ainda para a carroceria com pintura em dois tons, tendo uma cor do balanço dianteiro até a portas de trás e o resto é pintado de preto. Atrás, a lanterna ocupa todo o espaço, logo abaixo do vidro traseiro.
Em resumo, o design do C-HR ostenta muito mais personalidade do que o Yaris Cross que será vendido no Brasil. No entanto, vale dizer que o Corolla Cross emplaca bem no mercado e, sendo uma das inspirações do Yaris Cross, pode fazer com que o SUV compacto siga o mesmo caminho.
As dimensões são próximas, com o Yaris Cross sendo um pouco menor: tem 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,62 m de altura. Já o novo Toyota C-HR é mais comprido com seus 4,36 m, sendo também mais largo com 1,83 m, porém mais baixo com 1.558 mm. Seu entre-eixos é de 2,64 m.
Acabamento mais refinado
O C-HR europeu salta aos olhos também por dentro, já que traz um layout na cabine mais próxima ao de um cockpit. Contribui para o visual mais futurista as saídas de ar redondas nas extremidades, sistema de luz ambiente e manopla de câmbio pequena.
Soma ainda o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas configurável e uma central multimídia destacada na seção central do painel, sem mencionar que traz recursos como sistema head-up display para projeção de informações no para-brisas.
O Yaris Cross, por sua vez, não nega seu parentesco com o Corolla Cross. O painel mais reto com linhas horizontais está por ali, assim como a tela da central multimídia mais destacada e o volante com a mesma disposição de botões, enquanto o painel será parcialmente digital.
Ao menos pelas imagens, o acabamento do modelo europeu salta aos olhos, trazendo suede, enquanto o Yaris Cross terá plástico rígido e apenas algumas partes em materiais suaves ao toque.
Motorização
O novo C-HR será vendido na Europa com motorização 2.0 híbrida plug-in, ou seja, recarregável na tomada – algo indisponível para o Yaris Cross brasileiro, que será um híbrido convencional.
Voltando ao SUV cupê de segunda geração, ele contará com opção de motor 2.0 híbrido plug-in (PHEV) de até 223 cv de potência, além de uma opção híbrida convencional (HEV) de 198 cv. Haverá também o famoso motor 1.8 híbrido de 140 cv.
Como publicamos na primeira quinzena deste mês, o Toyota Yaris Cross brasileiro terá uma motorização híbrida mais simples do que o C-HR europeu: um conjunto 1.5 híbrido flex, propulsor que deriva do homônimo asiático, de ciclo Atkinson, com potência de apenas 91 cv e o torque, de 12,3 kgfm. A ele se aliará um motor elétrico de 80 cv – curiosamente, 5 cv mais potente do que o motor elétrico dos irmãos Corolla – e 14,4 kgfm.
A potência combinada com gasolina é de 111 cv e o torque combinado, como de praxe na Toyota, não é divulgado. Com etanol, a expectativa é que o número suba para 113 cv.
Com isso, o Yaris Cross terá potência e torque bem mais comedidos do que o Toyota C-HR vendido na Europa, que na versão de entrada partirá de 140 cv – uma vantagem de 27 cv sobre o futuro SUV compacto brasileiro da Toyota.