Novo VW Golf GTI vaza com a volta de botões físicos e ChatGPT integrado
A VW bem que tentou mostrar o Golf GTI 2025 apenas camuflado, mas opção na central multimídia entregou tudo
A Volkswagen bem que tentou camuflar o Golf GTI 2025 para a participação na CES, mas o segredo durou pouco. A marca se planejou para ter como foco a parceria com a Cerence para usar o Cerence Chat Pro, um bot do ChatGPT, programado para interagir com os ocupantes do VW Golf, mas as coisas fugiram do controle.
A central multimídia do Golf GTI reestilizado revelou imagens de projeções do carro, desfazendo mistério e revelando o que deve ser o último Golf GTI equipado com motor a combustão. Depois dele, a marca planeja lançar um GTI elétrico.
Você também pode se interessar:
- VW Golf GTI 2024 é vendido no Brasil a preço de Ram 3500
- VW registra no Brasil raríssimo Golf duas portas que nunca tivemos
- Como será o motor VW 1.5 TSI Evo2 híbrido flex nacional de até 272 cv
- Exclusivo: VW já prepara protótipos do “Gol SUV” com carroceria final
Visualmente, o Golf, que ficará conhecido como Mk 8.5, apresenta uma leve evolução do design atual. O para-choque foi redesenhado e a abertura da grade inferior está maior. Os faróis continuam com formato parecido, mas terão novas luzes nas extremidades, além da tecnologia IQ Matrix LED da VW, que ajusta o faixo de luz a depender da necessidade.
Sobre o ChatGPT, a Volkswagen informou que ele será integrado ao sistema de voz do sistema multimídia. No primeiro momento, a interação estará restrita aos comandos do veículo e resposta de perguntas. O próximo passo será permitir que o sistema converse com o condutor.
A tecnologia foi apresentada na última segunda-feira (8) na feira de tecnologia CES em Las Vegas, nos Estados Unidos. Além do Golf, a VW pretende inserir a funcionalidade na família de elétricos ID, além dos novos Passat e Tiguan.
Volta dos botões físicos
Como a VW não fez questão de esconder o interior do Golf GTI, foi possível notar a volta dos botões físicos no volante em vez dos comandos por toque. A disposição dos botões é semelhante ao que já foi usado no Golf de sétima geração.
Esse era um pedido antigo dos motoristas, uma vez que os comandos táteis eram facilmente acionados e acabavam atrapalhando o condutor.
A última dança a combustão
Neste ano, o Volkswagen Golf completa 50 anos do seu lançamento. De sucesso europeu a sonho de consumo de gerações no Brasil, o Golf caminha junto da tendência de eletrificação da indústria automotiva, mas antes terá uma última mudança com motor a combustão.
Por último e, talvez, o mais importante o trem de força e transmissão. Para os amantes do câmbio manual, uma lembrança: o Golf 2025 deverá ser equipado apenas com transmissão automática de dupla embreagem de sete marchas. Essa confirmação já tinha sido feita pela VW ainda no lançamento da edição especial do Golf GTI 2024.
Quanto à motorização, o hatch poderá ser oferecido nas versões a combustão, híbrida e híbrido plug-in. No caso do Golf GTI, a única versão 2025 apresentada pela VW até o momento, a configuração atual deverá ser mantida, ou seja, sob o capô estará o motor 2.0 TSI de 245 cv e 37,7 kgfm de torque.