O que o BYD Dolphin Mini tem que falta nos carros de até R$ 115 mil
O subcompacto elétrico da BYD finalmente teve seu valor revelado e, com isso, pode ser comparado com os concorrentes da sua faixa de preço
Cotado para chegar custando menos de R$ 100.000, o BYD Dolphin Mini foi anunciado com preço sugerido de R$ 115.800, valor próximo do que a Mobiauto apurou. Agora, o subcompacto elétrico pode passar por um comparativo e ter suas capacidades avaliadas, ao menos na lista de equipamentos.
Dessa forma, a Mobiauto listou uma série de modelos de vários segmentos de até R$ 115.000 para ver o que o Mini oferece e os demais não tem. Tem versão de SUV líder de mercado, topo de linha do VW Polo, Hyundai HB20, Fiat Pulse e até minivan para quem quer mais espaço no preço cobrado pelo Dolphin Mini.
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Para se ter uma ideia, 25 modelos foram inseridos no comparativo de equipamentos. Mas o que o elétrico mais barato da BYD no Brasil tem que os carros de até R$ 115.000 não tem? É o que vamos elencar:
Ajuste elétrico do banco do motorista
Nem mesmo em modelos como o Nissan Kicks Advance, Citröen C3 Aircross, Fiat Pulse e Strada, o ajuste do banco elétrico, ao menos do motorista está presentes entre os itens de série. Com isso, ponto para o Dolphin Mini.
Rotação da tela multimídia
Pode parecer apenas um mimo, mas há quem prefira deixar a central multimídia ao melhor estilo das picapes – com a leitura na vertical. Nesse aspecto, o Mini é o único que oferece essa opção, a qual já era conhecida do irmão mais velho Dolphin.
Freio de estacionamento eletrônico
Nem mesmo o Renault Kardian que é o mais novo modelo entre os analisados possui freio de estacionamento eletrônico, não na versão mais básica com o preço compatível com o Mini.
Aquém do esperado
Em alguns, o anúncio do preço do Dolphin Mini foi um banho de água fria. Com esse valor, o subcompacto tem preço competitivo, mas é R$ 15.000 mais caro que o elétrico mais barato do Brasil atualmente, o Renault Kwid E-Tech por R$ 99.900. Nessa comparação sim, o elétrico da BYD tem muitos pontos positivos.
Por outro lado, toda a pompa para o veículo, que poderia incomodar hatches, sedans e SUVs a combustão, pode deixar o consumidor desconfiado com os elétricos e ainda mais propenso a continuar usando os postos de combustíveis em vez de carregadores AC e DC.
Confira a lista modelos e suas versões comparadas:
Chevrolet
- Onix Plus LT - R$ 113.640
- Onix RS AT TURBO - R$ 114.150
- Spin LS AT R7Z - R$ 113.040
Volkswagen
- Polo Confortiline - R$ 111.990
- Virtus TSI - R$ 109.990
Fiat
- Argo Trekking 1.3 at flex - R$ 99.999
- Cronos Precision 1.3 AT Flex - R$ 111.990
- Pulse S-Design 1.3 AT Flex - R$ 115.990
- Strada Freedom Cabine dupla 1.3 - R$ 114.990
Honda
- City Sedan LX - R$ 115.300
- City Hatchback - R$ 113.600
Hyundai
- Hyundai HB20 Sedan comfort plus – R$ 113.390
- Hyundai HB20 Platinum Safety 1.0
Citröen
- C3 Aircross Feel Turbo 200 AT - R$ 112.990
- C4 Cactus 1.6 Live Auto - R$ 111.990
Peugeot
- 208 Style Turbo 200 CVT - R$ 111.490
Renault
- Kwid E-Tech - R$ 99.900
- Kwid Intense Pack Biton - R$ 78.630
- Renault Stepway Zen - R$ 105.690
- Renault Logan Zen - R$ 99.600
- Renault Kardian Evolution 1.0 turbo EDC - R$ 112.790
Nissan
- Versa Sense CVT - R$ 108.490
- Kicks Active CVT - R$ 114.990
Toyota
- Yaris Hatch XS - R$ 110.290
- Yaris Sedan XS - R$ 113.790
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