Peugeot 2008 enfrenta VW T-Cross entre SUVs de até R$ 120 mil
Peugeot revoluciona completamente seu SUV e parte para cima do líder do segmento
O Peugeot 2008 passou anos no ostracismo. Vendido na primeira geração até o mês passado, o SUV francês nunca chegou a ser um sucesso. Vale lembrar que foram 10 anos desde a apresentação em 2013, além de nove anos de venda, uma vez que chegou às lojas em 2015.
Porém, com o advento da Stellantis, a Peugeot finalmente pôde dar atenção ao principal segmento do mercado. E trouxe ao Brasil a segunda geração do 2008, que está à venda na Europa desde 2019. Agora, com o facelift recente por lá, a marca aproveitou para lançar o modelo no Brasil com motor a combustão – tivemos por aqui o E-2008 representando a segunda geração.
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Do outro lado deste embate, o Volkswagen T-Cross. Lançado no Brasil em 2019, o modelo é atualmente o líder de vendas. Esse ano o SUV recebeu uma importante renovação, mas deixou de lado a versão de entrada, a Sense, justamente a que fará parte deste comparativo.
Qual será o melhor negócio para você? Colocamos lado a lado o Peugeot 2008 Active e o Volkswagen T-Cross Sense, confira abaixo.
Peugeot 2008 Active x VW T-Cross Sense – Preço
Nesse ponto não há muito o que dizer. Os dois custam R$ 119.990. Aliás, o VW T-Cross é R$ 100 mais barato, mas tira equipamentos com central multimídia, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, que são oferecidos pelos R$ 100 em um pacote opcional, portanto, consideremos o preço cheio.
Já o Peugeot 2008 subirá para R$ 129.990, mas a marca garantiu a oferta de lançamento até o final de setembro. Sem falar que, depois da formação da Stellantis, a Peugeot se tornou bem mais agressiva em preços. O exemplo é o 208 pré-facelift, apesar da versão Like ser tabelada em R$ 91 mil, era comum as concessionárias promoverem ofertas abaixo dos R$ 80 mil.
Portanto, neste ponto, ao menos até o final do mês, tudo empatado entre 2008 e T-Cross.
Peugeot 2008 Active x VW T-Cross Sense – Desempenho
Se você está pensando em desempatar pelo desempenho, sinto muito, vai continuar em dúvida. Começando pelo novato, ele usa um motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, enquanto o câmbio é automático do tipo CVT com simulação de sete marchas.
O Volkswagen T-Cross também usa um motor 1.0 turbo, mas com rendimento máximo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Neste caso, o câmbio é automático com conversor de torque e seis marchas.
Os números dos motores já são próximos e o 0 a 100 km/h reforça isso. Ambos possuem a arrancada declarada em 10,1 segundos pelas suas fabricantes. No uso diário, o Peugeot tem uma ligeira e quase imperceptível vantagem pela entrega do torque máximo mais cedo, para ser exato, 1.750 rpm para o Peugeot e 2.000 rpm para o T-Cross.
No entanto, como falamos, isso é quase imperceptível. O que talvez te fruste um pouco é que, apesar de bem calibrado, o Peugeot 2008 utiliza um câmbio CVT, ou seja, não tem marchas e apenas simula a troca de marchas, o que desagrada muitos motoristas.
Em geral, o câmbio do tipo CVT tem dificuldades em acelerações repentinas, não que o carro não irá acelerar, mas o giro subirá consideravelmente a simulação das marchas, que serve justamente para reduzir o giro, ficará mais confusa, elevando o barulho do motor no interior do veículo.
E se você esperava um carro mais econômico por conta do CVT, não será dessa vez. O consumo dos dois carros é praticamente o mesmo. O Peugeot 2008 faz 8,6 km/l na cidade com etanol e 12,3 km/l com gasolina, no mesmo cenário, o T-Cross faz 8,2 km/l e 12,3 km/l, respectivamente. Em rodovias, o cenário se inverte, o 2008 faz 9,8 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina, já o VW rende 10,1 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.
Peugeot 2008 Active x VW T-Cross Sense – Experiência ao volante
Apesar de dividirem a categoria, há elementos bem diferentes no que diz respeito ao comportamento ao rodar. O Peugeot 2008 chega ao Brasil com um ajuste mais voltado ao conforto, ainda que a marca seja conhecida por suspensões mais firmes e voltadas para a dirigibilidade.
Obviamente não chega a atrapalhar estabilidade ou a experiência ao volante, mas é mais fácil sentir a carroceria se apoiando nos braços da suspensão. De maneira geral, vai agradar quem procura um carro mais confortável e com melhor filtragem dos buracos.
A experiência ao volante no 2008 é bem peculiar, uma vez que ele adota o sistema iCockpit, que eleva características de ergonomia. O volante tem aro menor e o painel, que é digital de série, é visto por cima do volante. Já a central e os demais comandos são inclinados para o motorista, o que facilita o uso.
Algo que pode irritar o comprador é o comando do ar-condicionado. Independentemente da configuração comprada, o ar-condicionado é digital e todos os comandos estão na central multimídia, o que dá mais trabalho e pode gerar distrações.
Já no T-Cross, o acerto de suspensão privilegia um pouco mais a dirigibilidade, ao menos em relação ao 2008. Claro, como estamos falando de SUVs sem qualquer vocação esportiva, não chega a ser uma suspensão firme, mas a carroceria deita menos em seus apoios do que o Peugeot.
No que diz respeito a ergonomia, o T-Cross é mais tradicional. O volante tem o aro convencional, mas o painel é analógico. A central, que é opcional, tem uma tela consideravelmente menor, mas os comandos de ar-condicionado são físicos.
Peugeot 2008 Active x VW T-Cross Sense – Espaço e acabamento
Nesses dois quesitos que fazem parte da experiência a bordo dos veículos também não há muita discussão. Em termos de espaço, o Volkswagen T-Cross atende melhor o consumidor que precisa do SUV como o carro da família ou tenha filhos, por exemplo.
Isso fica mais claro quando olhamos para as medidas. O VW T-Cross é consideravelmente menor, são 4.199 mm de comprimento contra 4.309 mm do Peugeot, mas a ordem se inverte quando falamos do entre-eixos, que é a medida que diz respeito ao espaço interno.
São 2.612 mm do Peugeot contra 2.651 mm do T-Cross, além disso, a inclinação do banco, graças à altura dos carros, aumenta a sensação de espaço no Volkswagen. As medidas de largura e espaço são parecidas, apesar dos perfis diferentes. O porta-malas de ambos são bem parecidos, ambos na casa dos 370 litros.
Por outro lado, o jogo vira no que diz respeito ao acabamento. A Peugeot oferta diversos materiais, ainda que plástico rígido, mas com várias texturas e um melhor aspecto geral. No painel das portas há couro, por exemplo.
O Volkswagen T-Cross 2025 ganhou uma leve melhoria com aplicação de vinil no painel e nas portas, mas isso não se estendeu ao T-Cross Sense. A configuração segue com o acabamento simplório que foi duramente criticado desde o lançamento.
Peugeot 2008 Active x VW T-Cross Sense – Equipamentos
Até aqui vemos que esse duelo está bem equilibrado. O preço é o mesmo, o desempenho é muito próximo, o T-Cross ganha em espaço e o 2008 tem acabamento melhor. No entanto, tudo vai mudar aqui.
Pelos quase R$ 120 mil pedidos em ambos, que é o padrão dos SUVs de entrada, é muito importante ter em mente o que cada um vai entregar em termos de equipamentos. E nesse caso o Peugeot 2008 se destaca.
Ambos possuem o básico: controles de tração e estabilidade, luz diurna em LED, ar-condicionado (digital e automático no Peugeot), acendimento automático dos faróis, direção elétrica, vidros elétricos, retrovisores com ajustes elétricos e central multimídia com Apple CarPlay, Android Auto (conexão sem fio no 2008) e câmera de ré (com função 180º graus no francês). Outro item em comum são as lanternas de LED.
Como itens exclusivos, o Volkswagen T-Cross tem seis airbags, enquanto o 2008 tem apenas quatro bolsas de ar. Além disso, há start-stop, ajuste de altura do cinto de segurança e sensor de estacionamento dianteiro.
O Peugeot dá o troco com rodas de liga leve de 17 polegadas, enquanto o T-Cross tem rodas de aço de 16 polegadas com calota. Outro grande destaque está no interior, já que o 2008 tem painel de instrumentos digital, além de uma central multimídia de 10 polegadas contra apenas sete do VW.
Por fim, o francês ainda tem sensor de chuva, quatro tomadas USB (duas do tipo A e duas do tipo C) contra apenas duas do T-Cross (ambas do tipo A), apoio de braço dianteiro e faróis em LED.
Peugeot 2008 Active 2025 – Itens de série
- Faróis de LED com piscas halógenos
- Lanternas de LED com efeito tridimensional
- Luzes diurnas de LED verticais
- Rodas de liga-leve de 17 polegadas
- Grade com acabamento preto brilhante
- Volante multifuncional com revestimento de couro e ajustes de altura e profundidade
- Bancos de tecido e couro, com ajuste de altura para o motorista
- 4 airbags (2 frontais e 2 laterais)
- Apoios de cabeça no banco traseiro
- Cinto de segurança automático de três pontos para o banco traseiro central e laterais
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampa
- Controle de cruzeiro com limitador de velocidade
- Alarme perimétrico
- Painel de instrumentos digital (2D)
- Acendimento automático dos faróis
- Sensor de chuva
- Direção elétrica
- Câmera de ré
- Sensor de estacionamento traseiro
- Ar-condicionado digital automático de 1 zona
- Freio de estacionamento eletrônico
- Apoio de braço dianteiro
- Multimídia com tela de 10" e espelhamento sem fios
- 4 tomadas USB (1 USB-C dianteira, 1 USB-A dianteira e 2 USB-A traseiras)
- 6 alto-falantes
Volkswagen T-Cross Sense 2024 – Itens de série
- 6 airbags
- Apoios de cabeça no banco traseiro
- Cinto de segurança automático de três pontos para o banco traseiro central e laterais
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Bloqueio do diferencial (EDS)
- Assistente para partida em subidas
- Sensores de estacionamento traseiros
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade
- Direção elétrica
- Computador de bordo com display multifuncional
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Tomada 12V no console central
Peugeot 2008 Active 2025 – Ficha técnica
Preço: R$ 119.900.
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V,
injeção direta de combustível.
Taxa
de compressão: 10,5:1
Potência:
125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque:
20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Peso/potência:
100 kg/cv
Peso/torque:
63,7 kg/kgfm
Câmbio:
automático CVT, simulação de 7 marchas
Tração:
dianteira
0
a 100 km/h: 10,1 segundos
Velocidade
máxima: 194 km/h
Consumo Inmetro: Cidade: 8,6 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina na cidade. Estrada: 9,8 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina
Dimensões e capacidades: 4.309 mm de comprimento, 2.612 mm de entre-eixos, 1.776 mm de largura e 1.548 mm de altura / porta-malas, 374 litros (VDA) / tanque de combustível, 47 litros / peso: 1.264 kg em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva / suspensão dianteira McPherson com mola helicoidal e suspensão traseira por eixo de torção com mola helicoidal / freios dianteiros a disco ventilados e freios traseiros a disco sólidos / diâmetro de giro: ND / Vão livre do solo: 227 mm / Angulo de ataque, ND, Angulo de transposição de rampa, ND, Angulo de saída, ND / Carga útil: ND kg / Pneus dianteiros e traseiros: 215/60 R17 / Estepe: temporário, ND.
Volkswagen T-Cross Sense 2024 – Ficha técnica
Preço: R$ 119.990
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, injeção direta de combustível
Taxa
de compressão: 10,5:1
Potência:
116/128 cv (G/E) a 5.500 rpm
Torque:
20,4/20,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm
Peso/potência:
10,8/9,8 kg/cv (G/E)
Peso/torque:
61,4/61,4 kg/kgfm (G/E)
Câmbio:
automático, seis marchas
Tração:
dianteira
0
a 100 km/h: 10,1 segundos
Velocidade
máxima: 184 km/h
Dimensões: comprimento, 4.199 mm; entre-eixos, 2.651 mm; largura, 1.760 mm; altura, 1.568 mm; porta-malas, 373 litros; tanque de combustível, 52 litros; peso em ordem de marcha: 1.252 kg; carga útil, 464 kg.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); pneus 205/55 R16; diâmetro de giro: 10,9 m; vão livre do solo: 191 mm; ângulo de ataque, 20,7°: 22º, ângulo central: não divulgado, ângulo de saída: 30,2°; coeficiente aerodinâmico, 0,36.
Consumo Inmetro: Cidade: 8,3 km/l (E) ou 12,0 km/l (G) na cidade. 10,0 km/l (E) ou 14,4 km/l (G) na estrada.
Peugeot 2008 Active x VW T-Cross Sense – Qual comprar?
Diante de tudo que mostramos acima, fica claro que a escolha pelo Volkswagen T-Cross só fará sentido se o consumidor precisar de mais espaço. O Peugeot 2008 tem o frescor do lançamento, algo que a Volkswagen perdeu a oportunidade de fazer com a sua configuração de entrada.
Essa estratégia talvez esteja ligada à chegada do A0 SUV, que foi parcialmente revelado durante o Rock in Rio. O SUV, que ficará abaixo de T-Cross e Nivus, deverá ocupar justamente esse faixa de preço dos R$ 120 mil. Enquanto o Peugeot ainda não tem perspectiva de ter um representante nessa categoria de Fiat Pulse e Renault Kardian.
No geral, o Peugeot 2008 Active não te penaliza por ser uma configuração de entrada. O visual é o mesmo das versões mais caras, o nível de equipamento é satisfatório, o desempenho dentro do esperado e o espaço na média da categoria.
Talvez nas versões mais caras o Peugeot 2008 perca força, especialmente por não ter uma opção de motorização mais potente, mas briga muito bem na base do mercado. Portanto, o Peugeot 2008 é o vencedor desse comparativo.
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