Renault Duster capota, vaza combustível e tira nota 0 em crash-test

SUV compacto vai mal na primeira rodada de testes de segurança do programa no ano, com resultados ruins nos testes de impacto lateral, frontal, traseiro e na segurança para pedestre

Renan Bandeira
Por
27.08.2021 às 15:09 • Atualizado em 29.05.2024

O Latin NCAP publicou nesta sexta-feira (27) sua primeira rodada de testes de colisão no ano. O programa independente de segurança para a América do Sul e Caribe avaliou desta vez o Renault Duster, bem conhecido dos brasileiros, e também o Suzuki Swift, que não é mais vendido em nosso mercado.

Como a Suzuki não oferece mais o Swift no Brasil, vamos nos concentrar nas avaliações do Renault Duster de nova geração. O SUV compacto, que é fabricado em São José dos Pinhais (PR), zerou nos testes do Latin NCap.

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Com apenas dois airbags, o SUV ofereceu uma proteção baixa nas quatro avaliações de impacto. Na frontal a 64 km/h, a carroceria absorveu bem a batida, oferecendo uma boa segurança para adultos, mas os dummies menores, que representam as crianças na segunda fileira, bateram com a cabeça na cabine, o que prejudicou a pontuação.

Ainda na batida, o Duster começou a vazar combustível. Isso, além de fazer o modelo perder pontos pela insegurança e risco de incêndio, fez o órgão avaliador cobrar que a Renault ajuste esse problema nas unidades fabricadas a partir de agora, e sugere que a fabricante faça um recall urgente para solucionar os problemas dos lotes já vendidos.

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O SUV ainda foi mal: no impacto lateral a 50 km/h, com capotamento após a colisão e abertura das portas; na colisão traseira, sem oferecer proteção adequada para o pescoço dos ocupantes; na proteção para pedestre, que foi considerada minimamente aceita.

Apenas o controle de estabilidade foi bem avaliado, já que permitiu que o Duster completasse o teste do alce sem maiores problemas. 

Logo após a divulgação dos resultados desta sexta, a Renault se posicionou esclarecendo que o Duster testado é o mesmo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças na avaliação de 2019, e que o motivo da nota zero é a mudança de protocolos do Latin NCap. Veja na íntegra:

Posicionamento Renault – Resultado Duster no Latin NCAP

Em relação ao teste do modelo Renault Duster divulgado pelo Latin NCAP em 27/08, a Renault do Brasil informa:

• O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.

• Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. 

• É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.

• A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

Confira o resultado completo de Renault Duster e Suzuki Swift: 

Imagens: Divulgação - Latin NCap

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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