Toyota Hyryder: esta é a cara do SUV que pode vir ao Brasil

Há poucas semanas do lançamento oficial na Índia, novo SUV compacto da Toyota não escapou de ter a foto vazada nas redes sociais

Camila Torres
Por
13.06.2022 às 15:08 • Atualizado em 29.05.2024

De porte compacto, motorização híbrida e nome exótico, o novo SUV da Toyota, o Hyryder, produzido na Índia para competir com o Hyundai Creta, teve a foto vazada nas redes sociais no último final de semana. O modelo é feito em parceria com a indiana Maruti Suzuki e há chances de que chegue ao Brasil em 2024, com produção nacionalizada na fábrica da marca japonesa em Sorocaba (SP). 

Apesar da baixa resolução, na imagem é possível perceber faróis bem semelhantes aos do Corolla Cross. A linha estética dos dois é bem parecida, embora a Toyota tenha optado por uma grade com um posicionamento mais baixo e por aderir a uma linha em LED que liga um farol ao outro. A pintura em dois tons que aparece na foto deve ser exclusiva das versões mais caras. 

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Depois de uma reação positiva do mercado brasileiro com a chegada do Corolla Cross, um SUV médio e híbrido, a Toyota quer explorar ainda mais o mercado de utilitários esportivos por aqui oferecendo uma opção para quem busca um SUV compacto. Jeep Renegade, VW Nivus e T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks que se preparem para dividir mercado. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O modelo está há poucas semanas de ser lançado oficialmente na Índia e aos poucos mais peças do quebra-cabeça vão se encaixando. A começar pelo nome Hyryder, que esperamos que não seja o mesmo no Brasil, pois sua pronúncia não é lá muito simples. Mas o significado é interessante. 

Leia também: Flagra: este é o SUV Toyota que deve ser feito no Brasil até 2025

Segundo a imprensa indiana, o nome quer dizer “respire fundo”. Mas se levarmos para o inglês, “rider” quer dizer algo como passageiro ou viajante, enquanto “Hy” é uma referência a motorização híbrida. O modelo deve ser lançado na Índia já com duas opções de conjunto mecânico: um 1.5 MHEV (híbrido leve) de 103 cv ou 1.5 HEV (híbrido pleno) de 116 cv.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

No Brasil, o novo SUV viria equipado com o motor 1.8 híbrido flex de 122 cv da família Corolla. Afinal, não faria sentido a fabricante trazer um outro conjunto híbrido para cá, visto que já temos uma opção preparada para receber etanol. 

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Cross, será que estamos sendo justos com ele?


O Toyota Hyryder vem mesmo para o Brasil?

Sim, a não ser que a Toyota mude de ideia, pois isso sempre pode acontecer. Mas há vários indicadores que confirmam que a passagem do Hyrider já está comprada para o Brasil. 

Para começar, se trata de um projeto voltado para mercados emergentes, usando a plataforma DNGA. Para fins de curiosidade, a letra “D” é uma referência à Daihatsu, marca de baixo custo do grupo Toyota. Ou seja, trata-se de uma variante simplificada da matriz TNGA de Corolla e Corolla Cross.

Em segundo lugar, nós já vimos esse filme antes, com o Toyota Etios, que foi lançado na Índia em 2010 e desembarcou em Terras Tupiniquins em 2012, e ele tinha a mesma proposta de mercado emergente que esse SUV. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Por fim, a Toyota precisa de um utilitário esportivo compacto para o Brasil. Por que não o Hyryder?

Imagens: rushlane.com / GaadiWale

Talvez você também se interesse: 

Novo Toyota Corolla será mais forte e terá telas digitais antirreflexo
Avaliação: Toyota Corolla híbrido flex é econômico como 1.0 com etanol
Nova Toyota Hilux chutará o balde com motores híbrido e V6 de 310 cv
Toyota Corolla: os principais problemas, segundo os donos 

A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade