Toyota supera Tesla com folga como marca de carro mais valiosa do mundo
Além de se manter na liderança entre os automóveis, fabricante ganhou uma boa posição do ranking geral de marcas
Quando pensamos na marca de carro mais valiosa do mundo em 2022, qual nome vem à sua cabeça? Uma marca de luxo talvez, como Ferrari? Ou, uma marca que tem investido pesado em tecnologia como a Tesla? Pois é, essas são uma das mais valiosas, mas quem lidera o ranking é a tradicional e popular Toyota.
Os dados são do estudo Best Global Brands, realizado anualmente pela consultoria global Interbrand para elencar as 100 marcas mais valiosas do planeta. Para ser incluída na lista, é necessário cumprir alguns critérios, como: 1º ser uma marca global; 2º 30% da receita deve vir fora do país de origem; 3º a marca ter capilaridade expressiva na Europa, Ásia e América do Norte e estar presente em outros mercados emergentes;
A Toyota é uma das marcas com maior presença geográfica no planeta e seu valor de mercado foi avaliado em US$ 59,757 bilhões, o que faz dela a marca de carros mais valiosa do mundo e a sexta no ranking geral, atrás apenas gigantes tecnológicas como: Apple (US$ 482,215 bilhões), Microsoft (US$ 278,288 bilhões), Amazon (US$ 274,189 bilhões), Google (US$ 251,751 bilhões) e Samsung (US$ 87,689 bilhões).
Para se ter ideia do quanto a Toyota está à frente da concorrência, se somarmos o valor da Honda e Nissan, duas rivais diretas e também japonesas o valor atinge US$ 35,049, cerca de 58% da Toyota.
Ainda mais impressionante é fazer a soma de marcas de luxo: Porsche, Ferrari e Audi juntas atingem apenas aproximadamente 63% do valor da fabricante japonesa.
Mesmo sendo a empresa do ramo automotivo que mais cresce, 184% no ano passado e 32% neste ano, a Tesla ainda está distante da Toyota, e não consegue aparecer nem no Top 10 do ranking geral.
Leia também: A dura verdade sobre as vendas de carro zero no Brasil em 2022
Segundo a Interbrand, na soma feita entre as 100 marcas mais valiosas do mundo o valor atingiu mais de 3 trilhões de dólares, pela primeira vez na história. Em relação a 2021, o aumento foi de 16%.
15 marcas de carro mais valiosas do mundo em 2022
1º Toyota: US$ 59,757 bilhões
2º Mercedes-Benz: US$ 56,103 bilhões
3º Tesla: US$ 48,002 bilhões
4º BMW: US$ 46,331 bilhões
5º Honda: US$ 22,837 bilhões
6º Hyundai: US$ 17,314 bilhões
7º Audi: US$ 14,976 bilhões
8º Volkswagen: US$ 14,819 bilhões
9º Ford: US$ 14,431 bilhões
10º Porsche: US$ 13,505 bilhões
11º Nissan: US$ 12,212 bilhões
12º Ferrari: US$ 9,365 bilhões
13º Kia: US$ 6,612 bilhões
14º Land Rover: US$ 5,593 bilhões
15º Mini: US$ 5,579 bilhões
Posição no ranking geral
6º Toyota: US$ 59,757 bilhões
8º Mercedes-Benz: US$ 56,103 bilhões
12º Tesla: US$ 48,002 bilhões
13º BMW: US$ 46,331 bilhões
26º Honda: US$ 22,837 bilhões
35º Hyundai: US$ 17,314 bilhões
46º Audi: US$ 14,976 bilhões
48º Volkswagen: US$ 14,819 bilhões
50º Ford: US$ 14,431 bilhões
53º Porsche: US$ 13,505 bilhões
61º Nissan: US$ 12,212 bilhões
75º Ferrari: US$ 9,365 bilhões
87º Kia: US$ 6,612 bilhões
98º Land Rover: US$ 5,593 bilhões
99º Mini: US$ 5,579 bilhões
Você pode se interessar por:
De repente a Mercedes-Benz é a marca com mais carros elétricos no Brasil
Carros mais vendidos em outubro-2022: novo HB20 mal estreou e já é líder
Afinal, motor turbo tem manutenção mais cara que o aspirado?
Como é a prensa gigante da Tesla que permite produzir carro 3x mais rápido