Toyota SW4 GR-S faz cara de esportivo para assustar o Jeep Commander

Versão esportivada do SUV de 7 lugares da Hilux tem elementos visuais exclusivos, suspensão traseira exclusiva e preço acima de R$ 400.000

Renan Bandeira
Por
08.12.2021 às 20:00 • Atualizado em 29.05.2024

A Toyota apresentou nesta quarta-feira (8) o SW4 GR-SPort ou GR-S. A versão esportivada tem assinatura da divisão esportiva Gazoo Racing e chega por R$ 415.790, com visual diferente das versões de entrada e tentando se emancipar da picape média Hilux - com quem compartilha plataforma e motor.

O visual é o mesmo do Fortuner, assinatura que o SUV recebe em países do sudeste asiático. Os faróis de LED são mais afilados e integram luzes de condução diurna de LED. Tudo para mostrar que está mais vivo do que nunca na briga dos SUVs médios de sete lugares contra o Jeep Commander TD380.

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto

Cara de mau

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A grade dianteira é bipartida e o pára-choque é todo remodelado, mais robusto e com grandes alojamentos para os faróis de neblina. Para complementar o balanço dianteiro, a versão ganha luzes de posição na parte inferior do pára-choque e difusores de ar.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O SUV ainda conta com acabamento das caixas de roda na cor da carroceria, rodas pintadas em tom escurecido, um grande spoiler traseiro, difusor no pára-choque traseiro e assinatura GR-S em todas as partes. Há duas opções de pintura para a versão: inteiramente preta ou bicolor com base branco pérola e teto preto.

Leia também: Toyota Hilux 2022 diesel ganha câmera 360° e outros mimos. Veja preços

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Por dentro, pouco muda. O SW4 mantém o quadro de instrumentos analógico com tela de 4,2 polegadas para o computador de bordo, além da central multimídia de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

No entanto, ganha revestimento em suede e assinatura GR-S nos bancos, carregador por indução para celulares e ar-condicionado digital de duas zonas. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A versão ainda incorpora os novos sistema de câmera 360º, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego e sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas, que já equipam a linha 2022 da Hilux. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O SUV ainda ganha um sistema de abertura com os pés para o porta-malas, no estilo hands free.

Leia também: Ford não tem mais carros por menos de R$ 200.000 no Brasil

Esportivo em um detalhe

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O trem de força segue sendo já conhecido 2.8 quatro-cilindros 16V turbodiesel, com injeção direta do tipo Common Rail, que rende 204 cv de potência (a 3.400 rpm) e 50,9 kgfm de torque (a 2.800 rpm), gerenciado por um câmbio automático de seis marchas. 

Com isso, o SW4 mantém a aptidão off-road com opções de tração 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, acionada eletronicamente.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

As dimensões foram igualmente mantidas, com 4.795 mm de comprimento, 1.855 mm de largura, 1.835 mm de altura e 2.745 mm de entre-eixos. Assim como os ângulos de ataque (29º), ângulo de saída (25º) e a altura livre do solo (279 mm).

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Mas há um detalhe surpreendente que ao SW4 GR-S um toque esportivo de verdade: a Toyota deu, de maneira exclusiva à versão, uma suspensão traseira tipo 4-link, esportiva e com molas helicoidais, no lugar do eixo rígido com feixe de molas, típico de utilitários construídos sobre chassi.

De acordo com a marca, o conjunto permite uma condução melhor, com menos rolagem de carroceria e mais estabilidade no contorno de curvas.

Leia também: 24 SUVs que devem invadir o mercado brasileiro em 2022

Toyota SW4 2022 - versões e preços

SW4 SRX (5 lugares): R$ 382.290
SW4 SRX (7lugares): R$ 389.790
SW4 Diamond: R$ 406.790
SW4 GR-S: R$ 415.790

Toyota SW4 2022 - Itens de série

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

SW4 SRX (5 lugares)

Visual: estribos laterais, spoiler traseiro, barras longitudinais no teto, faróis de LED com luzes de condução diurna de LED, faróis de neblina dianteiros de LED e lanternas traseiras de LED,

Conforto: abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado digital de duas zonas com dutos para a segunda fileira, ajuste elétrico para os bancos do motorista e passageiro dianteiro, bancos ventilados, bancos rebatíveis e reclináveis, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, compartimento refrigerado no painel, descansa-braço dianteiro e traseiro, faróis com sistema “follow me home” e facho dos faróis nivelado automaticamente

Tecnologia: computador de bordo em tela de 4,2” de TFT, modos de condução Eco, Normal e Sport, central multimídia de 8” polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay via cabo, câmera 360º e chave presencial e partida por botão. 

Segurança: desembaçador traseiro, piloto automático adaptativo (ACC), sete airbags, assistente de pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas com alerta sonoro, visual e frenagem autônoma, assistente de descida, assistente de subida, assistente de reboque, controle de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freios ABS com distribuição EBD e sistema BAS, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado e Isofix.

Leia também: Avaliação: Jeep Compass TD350, virtudes e limitações em teste de 1.200 km

SW4 SRX (7 lugares)

Itens da SRX de cinco lugares mais: dutos de ventilação do ar-condicionado para a terceira fileira.

SW4 Diamond (7 lugares)

Itens da SRX de sete lugares mais: abertura elétrica do porta-malas com sensor de presença, carregador por indução e duas portas USB traseiras para carga lenta.

SW4 GR-S (7 lugares)

Itens da Diamond de sete lugares mais: acabamento exclusivo GR-S e suspensão traseira com molas esportivas.

 

Você também pode se interessar por:

Avaliação: Jeep Commander quer peitar Tiggo 8, Tiguan e SW4 ao mesmo tempo
Avaliação: Toyota SW4, vale pagar R$ 100.000 a mais que um Jeep Commander?
Toyota Corolla Cross europeu dá surra de tecnologia no brasileiro
Por que você ainda vai querer ter um carro de marca chinesa

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade