Toyota Yaris Cross: como será o SUV rival de Hyundai Creta e Honda HR-V
Montadora já tem data para início da produção e chegada do SUV compacto ao Brasil
Apesar de não liderar o segmento de SUVs, como faz o Toyotta Corolla entre os sedans, a montadora japonesa está bem posicionada entre os SUVs médios e grandes. Faltava um modelo compacto para brigar na faixa de preço que mais vende da categoria, a dos compactos.
Agora já não faltará mais. A Toyota decidiu trazer o Yaris Cross, um SUV compacto com visual semelhante ao do irmão mais requintado Toyotta RAV4, mas em versão menor e na casa dos R$ 130 mil possivelmente.
Você também pode se interessar:
- O que a Toyota fará com investimento de R$ 11 bilhões no Brasil
- Toyota fechará fábrica de Indaiatuba para fazer Corolla e nova picape em Sorocaba
- Novo Honda WR-V é SUV com truques de Fit para não deixar VW Nivus em paz
- Nova picape da Toyota pode usar base do Yaris Cross para ser híbrida
Talvez a maior novidade seja que o Yaris vai tentar emplacar como SUV compacto híbrido pleno. Em outros lugares, como na Indonésia, o modelo tem um motor 1.5 a gasolina de 90 cv de potência e 12,3 kgfm de torque com um motor elétrico de 80 cv de potência e 14,4 kgfm.
Mas nesse conjunto a potência não trabalha combinada. Por isso, esse trem de força híbrido rende 110 cv de potência. Para o Brasil a previsão é de que o Yaris chegue na configuração híbrida flex para as versões mais caras do modelo.
Outro ponto crucial é a questão do consumo. Em outros países, o Yaris Cross pode fazer até 26 km/l. Claro que o padrão do Inmetro será bem mais rigoroso e esse número deve cair. Mesmo assim, o número impressiona.
Quando o Yaris Cross chega?
O SUV compacto ainda não chegou ao Brasil para venda, mas já roda em testes há algum tempo por aqui. No Chile, o modelo já é vendido e inclusive já foi testado pelo jornalista André Paixão da revista Autoesporte.
Em entrevista ao Mobicast, Paixão revelou que a produção do carro começa em dezembro desse ano e que o lançamento pode ficar para o início de 2025.
“A Toyota vai tirar o atraso dela no segmento quer emplacou 450 mil carros no Brasil no ano passado. [...]O visual desse carro é muito acertado. Ele tem muito mais personalidade que o Corolla Cross, muito mais bonito. Parece o RAV4, a minha percepção é que ele parece uma miniatura do RAV4", detalhou.
"O modelo mais parecido com o Yaris Cross no nosso mercado é o Nissan Kicks. Ele é muito parecido em dimensões. Espaço interno, porta-malas, externo...", completou.
O Kicks tem 4,31 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 de entre-eixos.
Por conta desse volume, a Toyota acabou perdendo no segmento de compactos para Jeep, Fiat e Volkswagen. Mesmo assim, a fabricante japonesa ainda mantém seu quarto lugar de vendas gerais entre as marcas.
Com a chegada do Yaris Cross, a montadora inicia duas ações importantes: posicionamento no mercado de SUVs compactos e rivaliza com o Hyundai Creta.
O SUV da Hyundai junto do HB20 são os responsáveis por alçar a montadora sul-coreana ao posto de quinta marca. Por isso, a Toyota vai brigar com um rival direto com o Yaris Cross e pode deixar a concorrência ainda mais distante no retrovisor de ranking das marcas.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp