VW Amarok V6 volta a ser picape média mais potente do país a R$ 243.290

Picape teve motor recalibrado para ganho de potência e torque, e chega em duas versões: Highline e Extreme.

Renan Bandeira
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29.10.2020 às 13:49 • Atualizado em 29.05.2024

A Volkswagen Amarok voltou a ser a picape média mais potente do Brasil. As novas versões Highline e Extreme foram apresentadas nesta quinta-feira (29) com motor V6 3.0 TDI turbodiesel recalibrado, passando de 225 cv para 258 cv (sendo 272 cv quando ativado o overboost). O torque subiu para 59,1 kgfm. 

Assim, a Amarok volta a superar a Toyota Hilux GR-S, lançada no começo deste ano e cujo propulsor V6 movido a gasolina rende 234 cv, embora o torque seja substancialmente menor (38,3 kgfm).

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A versão Highline da nova Amarok V6 parte de R$ 243.290, com a disponibilidade de dois pacotes opcionais. Um deles soma rodas de liga leve de 19", por R$ 3.460; o outro, capota marítima e estribos laterais, a R$ 2.975.

Já a versão Extreme parte de R$ 256.390 e terá como único opcional a capota marítima por R$ 1.170. Além disso, haverá o exclusivo pacote Black Style na cor Preto Mystic, com detalhes em preto brilhante, estribos tubulares e rodas de 20 polegadas, por R$ 1.880.

Não houve alteração mecânica para ganho de 15% de potência e 5% de torque. Segundo a VW, o que houve foi apenas uma recalibração do conjunto de motor e câmbio (automático de oito marchas) por meio da central eletrônica, além de um reaproveitamento de gases. 

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A VW ainda manteve o sistema overboost que dá o ganho de 14 cv por 10 segundos, deixando a picape com 272 cv momentaneamente e proporcionando retomadas mais agressivas de velocidade.

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O motor V6 3.0 TDI turbodiesel é aliado ao câmbio automático de oito marchas, com tração integral 4Motion permanente. Segundo a fabricante, o conjunto permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos com máxima de 190 km/h, limitada eletronicamente. 

Fabricada na planta de General Pacheco, na Argentina, a Amarok chega às concessionárias do Brasil nas próximas semanas, sem mudanças visuais e com lista de equipamentos praticamente igual ao que oferecia sua linha 2020.

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A versão Highline conta com os seguintes itens de série: ar-condicionado automático dual zone, direção hidráulica, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade e paddle shift, controle automático de descida, assistente de partida em rampas, freios ABS off-road, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, frenagem pós-colisão, piloto automático, computador de bordo, central multimídia Discover Media compatível com Apple CarPlay e Android Auto, faróis de neblina com luz de conversão estática, faróis bixênon, luzes de condução diurna em LED, iluminação de caçamba, lanternas escurecidas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré, banco do motorista com regulagem elétrica, retrovisores externos com rebatimento elétrico e interno fotocrômico, rodas de 18 polegadas, alerta de pressão dos pneus e engate removível.

Já a Extreme soma os itens da Highline e adiciona estribos laterais, santantonio na cor da picape e com assinatura "Extreme", sensor crepuscular e de chuva e rodas de 20 polegadas.

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A Volkswagen Amarok terá uma gama de opções enxuta, oferecendo as versões Comfortline, Highline e Extreme - todas em cabine duple. Além do motor 3.0 V6 TDI turbodiesel, a marca alemã manterá o 2.0 TDI turbodiesel de 180 cv, que equipará Comfortline e outra opção Highline.

 

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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