5 carros de até R$ 45 mil que vão valorizar nos próximos anos

Listamos de peruas a sedans, e até mesmo modelos improváveis como um SUV nacional 4x4 e uma picape americana V6

Diego Dias
Por
30.06.2023 às 19:00 • Atualizado em 12.11.2024

Encontrar carros baratos não é das tarefas mais fáceis atualmente no mercado brasileiro, já que o preço alto dos veículos zero quilômetro acabou puxando para cima o valor dos modelos usados. Quando falamos de veículos clássicos, as cifras são ainda mais altas e tem bastante gente de olho nesse segmento como uma forma de investimento.

Com VW Fusca, VW Gol, Chevrolet Opala, entre outros, custando quase seis dígitos, uma saída é pensar em novos modelos que podem pegar o mesmo caminho de valorização. É por isso que a Mobiauto listou bons neo-colecionáveis que provavelmente vão valorizar nos próximos anos.

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Ao contrário de algumas listas de publicamos aqui, não vamos considerar apenas a tabela Fipe dos modelos, mas sim seu valor médio em anúncios publicados na internet. Isso porque em caso de modelos mais antigos os valores dependem mais por conta do estado de manutenção do que pela Fipe ou o ano de fabricação do carro.

Selecionamos modelos para todos os gostos (e talvez algum deles até mais polêmico), considerando produtos que saíram de linha há pelo menos uma década e tiveram sucesso no mercado e foram desejados, mas que ao mesmo tempo tiveram poucas unidades vendidas por aqui, o que aumenta sua raridade.

Fiat Palio Weekend Sport 16V (1997-2000)

O primeiro carro dessa lista é um modelo não muito lembrado, mas que pode ser salvo pelos mais entusiastas e por quem sente saudade das peruas: estamos falando da Fiat Palio Weekend Sport. O modelo se trata da versão com apelo esportivo para a primeira geração da station wagon derivada do Palio.

A Palio Weekend Sport trazia o mesmo motor 1.6 16V da versão mais refinada Stile, entregando 106 cv de potência e 15,1 kgfm de torque, usando sempre um câmbio manual de cinco marchas. Ela se diferencia por alguns detalhes visuais como as rodas exclusivas, volante esportivo da grife italiana Momo, assim como pedaleiras e bancos com maior apoio lateral e de pernas, além de encostos vazados. Tinha até opcional de teto solar manual na época.

Como todo carro com mais de 20 anos, o valor vai depender do estado de conservação, variando de R$ 15 mil para as unidades que precisam de mais cuidados a R$ 30 mil – para modelos em melhor estado e quase totalmente originais. Não foram vendidas muitas unidades da Palio Weekend Sport 1.6 16V, por isso que ela deverá valorizar bastante daqui a poucos anos.

Chevrolet Chevette (1983-1993)

Como não se lembrar do Chevrolet Chevette para essa lista, mas vale um adendo: consideramos aqui os modelos fabricados a partir de 1983. É a famosa reestilização que deixou o Chevette mais quadrado que, embora não seja a mais procurada, certamente terão os melhores preços, pois os Chevette da primeira fase valorizaram consideravelmente.

O modelo quadrado pode ser encontrado com preços variados, mais uma vez dependendo muito do estado de conservação. Pode ir de R$ 7 mil a R$ 25 mil, mas também não é difícil encontrar unidades acima dos R$ 30 mil prontos para receberem a placa preta.

Sua maior virtude? Combinar tração traseira ao motor 1.6 que, embora não seja referência em potência, traz prazer ao dirigir com seu conjunto bem acertado. São 73 cv e 12,6 kgfm de torque, mas o suficiente para divertir ao volante.

Volkswagen Voyage (1ª geração)

É unanimidade que os famosos “quadrados” Volkswagen subiram bastante de preço nos últimos anos, sobretudo quando um Gol GTI 1993 foi leiloado por mais de R$ 100 mil em 2020. Hoje em dia é difícil encontrar um VW quadrado por menos de R$ 20 mil em boas condições, considerando principalmente Gol e Saveiro. Mas tem um integrante da família que ainda tem valores razoáveis: o Voyage.

O sedan derivado do Gol, seja com duas ou quatro portas (esses mais difíceis de encontrar), com certeza é uma opção de carro que deve valorizar daqui a uns anos. O Voyage traz todas as qualidades do Gol, mas soma porta-malas maior e também melhor dinâmica por conta da carroceria com maior balanço traseiro.

Olhe com carinho para o Voyage Sport, modelo que trazia o famoso motor AP-1800S de 99 cv e 14,9 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Era o mesmo conjunto usado no clássico Gol GTS.

Ford EcoSport 4x4 (2004-2007)

Precursor dos SUVs compactos no Brasil, o Ford EcoSport estar presente por aqui talvez cause estranheza para você. Mas não tem como deixar de fora um modelo que marcou época, já que foi o primeiro SUV compacto feito no Brasil da forma que conhecemos hoje o segmento. E a configuração 4WD, o famoso EcoSport com tração nas quatro rodas, não podia ficar de fora.

A primeira geração traz o desenho original, com o famoso farol quadrado com máscara negra e estepe pendurado na traseira, com a vantagem do EcoSport 4WD da primeira fase ostentar a famosa pintura amarela. Ele tinha debaixo do capô o motor 2.0 a gasolina de 143 cv e 19,2 kgfm, o suficiente para o utilitário compacto com base de Fiesta. Com a tração integral sob demanda, você pode se arriscar em estradas de terra batida e quem sabe pegar uma lama.

Seu potencial de valorização vem porque ele não era exatamente barato nos primeiros anos, sendo difícil encontrar unidades originais e na cor amarela (a mais emblemática). Pode se encontrado com valores entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, podendo facilmente ultrapassar um pouco esses preços.

Dodge Dakota V6 (1998-2001)

Sim, temos uma picape na lista. E não é qualquer picape, já que temos aqui a Dodge Dakota, que foi produzida no Brasil por quatro anos na antiga fábrica de Campo Largo (PR), tendo construção sobre chassi. Nesse caso, temos no radar somente as unidades com motor V6, pois os modelos V8 são mais caros.

A Dodge Dakota V6 tem preços entre R$ 45 mil e R$ 75 mil e, novamente, sempre considerando o estado de conservação do veículo. Seu propulsor V6 3.9 a gasolina entrega seus 177 cv de potência e 31,3 kgfm de torque, números abaixo da versão V8 (232 cv e 40 kgfm), mas que certamente garantem diversão e um bom ronco saindo do escape, afinal, é uma picape clássica de tração traseira.

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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