5 Carros que são vendidos no Brasil e você com certeza não sabe

Lista tem de sedan 1.0 com projeto antigo a SUV médio híbrido plug-in que não emplacou

Diego Dias
Por
30.09.2024 às 12:16

Além dos carros que caem no gosto do consumidor, o mercado automotivo brasileiro conta ainda com os chamados carros esquecidos. Com isso em mente, Mobiauto relembra agora para você 5 carros que são vendidos no Brasil e que você com certeza não sabe que eles ainda estão presentes nas concessionárias.

Você pode se interessar por: 

Publicidade

A lista é composta desde hatches como o Toyota Yaris e até mesmo SUVs com representatividade no mercado, à exemplo do Jeep Compass, que não emplacou somente em sua versão eletrificada. Temos ainda um sedan como o Honda Civic que vende menos que um esportivo alemão, além de um sedan 1.0 que tem bons anos nas costas. Sem mais delongas, confira quais os modelos a seguir.

Chevrolet Equinox

Atualizado há pouco mais de dois anos, o Chevrolet Equinox é um dos carros à venda no mercado nacional que não é muito lembrado. O SUV médio que veio para brigar com o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross não caiu muito no gosto do consumidor, mesmo que tenha ganhado uma razoável reestilização e um preço mais competitivo, hoje sendo comercializado por R$ 227.990.

Trouxe em sua última atualização faróis divididos e assinatura nova em LED, além de grade menor que se inspira no Blazer norte-americano. Trouxe ainda a versão RS de apelo esportivo, mas parece que os 172 cv e 27,8 kgfm de torque do motor 1.5 turbo não convenceu tanto quanto a primeira safra do SUV, que lá em 2017 oferecia o 2.0 turbo de 272 cv – o mesmo do Camaro básico dos EUA. Em 2024 vendeu até o fim de agosto apenas 1.974 unidades, menos até que um Volvo XC60 (2.030). Vale lembrar que em breve o Equinox terá uma configuração elétrica e uma nova geração híbrida plug-in.

Honda Civic

Desde que deixou de ser fabricado no Brasil em 2021, o Honda Civic não emplacou mais no mercado, sobretudo por vir importado da Tailândia em versão única em um preço nada atrativo: R$ 265.900. Apesar da 11ª geração desembarcar mais refinada, com motorização híbrida e:HEV bastante eficiente e um pacote de equipamentos mais recheado, o sedan da Honda chegou muito mais caro que o principal rival Toyota Corolla, cuja versão mais cara custa R$ 198.890.

Para se ter dimensão de onde o Honda Civic está hoje no mercado, suas vendas não ultrapassaram 1.008 unidades em todo 2024. São vendas que ficam abaixo até mesmo de esportivos como o Porsche 911, que emplacou 1.163 carros nos primeiros oito meses do ano.

Jeep Compass 4xe

Desde que foi lançado no Brasil em 2022, o Jeep Compass 4xe foi criticado por seu preço de lançamento na época, que já superava a barreira dos R$ 300.000. Atualmente o SUV é tabelado em salgados R$ 347.300, mas até pouco tempo a marca tinha ofertas com o modelo sendo vendido por R$ 280.000.

Seu insucesso no mercado por ser atrelado ao valor competitivo dos chineses, leia-se GWM Haval H6 PHEV e BYD Song Plus. Segundo a ABVE, o Compass 4xe emplacou somente 1 unidade em agosto (em julho foram 2 carros). Ou seja, a procura pela versão híbrida plug-in do SUV da Stellantis é nula, já que em agosto 4.005 Compass foram emplacados – contabilizado pelas configurações a combustão 1.3 turbo flex, 2.0 turbodiesel e o 2.0 turbo a gasolina.

Renault Logan 1.0

Sem grandes mudanças desde 2019, ano em que recebeu sua última atualização visual, o Renault Logan segue à venda pela marca em duas versões: Life por R$ 97.500 e Zen por R$ 101.000. Apesar da idade do projeto e pouca relevância em 2024, o sedan continua até que firme e forte no mercado ao contabilizar 2.510 unidades no ano – um número razoável para um modelo tão defasado.

Equipado somente com motor 1.0 flex de três cilindros, o Logan tem até 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, trabalhando sempre com câmbio manual de cinco marchas. Em janeiro deste ano o sedan até recebeu atualizações como controles de estabilidade e tração, luzes diurnas e até assistente de partida em rampa, regulagem de altura do facho dos faróis e alerta de frenagem de emergência. Resta saber quanto tempo ele ficará respirando por aparelhos.

Toyota Yaris Hatch

Cada vez menos visto nas ruas, o Toyota Yaris Hatch é outro modelo a ser meio esquecido e até pouco visto nas ruas, algo que coincidentemente ocorreu de forma mais acintosa desde que o modelo recebeu um discreto facelift, no início 2022. Mas enquanto outros modelos desta lista sofrem com vendas mais baixas, até que o Yaris Hatch com carroceria hatch vende bem pela idade: foram mais de 17.000 unidades emplacadas até agosto, segundo a Fenabrave.

Atualmente, é vendido em três versões XL, XS e XLS, com preços entre R$ 99.490 e 123.890. O motor é sempre o 1.5 aspirado de até 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, que opera junto da transmissão automática CVT com sete marchas virtuais.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade