Aion Hyper SSR: hipercarro chinês que quer deixar os Ferrari comendo poeira

Segredo do desempenho explosivo deste novo superesportivo da GAC não está em seu motor elétrico de insanos 1.225 cv

HG
Por
19.09.2022 às 20:00 • Atualizado em 12.11.2024
Segredo do desempenho explosivo deste novo superesportivo da GAC não está em seu motor elétrico de insanos 1.225 cv

O mais recente lançamento da lendária Ferrari, o “pseudo-SUV” Purosangue, traz sob o capô um portentoso V12 de 725 cv, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 s. É, realmente, uma performance impressionante, mas que nem se compara à do Aion Hyper SSR, novo superesportivo chinês que cumpre a mesmíssima prova em 1,9 s. 

O segredo do desempenho explosivo deste novo EV da Guangzhou Automobile (GAC) não está, exatamente, na combustão interna, mas no seu motor 100% elétrico de 1.225 cv. 

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto 

São números que não deixam dúvidas sobre a superioridade do modelo que ainda se “esconde” atrás da Grande Muralha, já que suas entregas só começam no segundo semestre de 2023, mas quem quiser reservar o seu terá que desembolsar 1,7 milhão de yuanes (o equivalente a R$ 1,27 milhão). Trata-se de um preço quase 40% inferior ao do novo “cavallino rampante”.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Antes que o leitor pense em comparar a Ferrari com a GAC, é importante deixar claro que tratam-se de marcas absolutamente distintas, em tudo: a montadora italiana é uma empresa privada, com sede na pequena Maranello (Itália) e uma produção anual na casa de 12 mil unidades.

Já a gigante estatal chinesa faz parte de um conglomerado industrial que tem parcerias locais com Jeep, Mitsubishi, Honda e Toyota, entre outras, além de uma marca – a Aion – dedicada apenas às novas energias. 

Leia também: Ferrari Purosangue, o SUV V12 de 725 cv que não quer ser tão SUV assim

Dos mais de 2 milhões de unidades produzidas anualmente por suas divisões, o grupo ampliará sua linha de elétricos para 400 mil unidades até dezembro deste ano.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Com apenas dois lugares – o Purosangue é um modelo de quatro portas com 2+2 lugares – o Hyper SSR tem porta com abertura vertical, em uma espécie de meio-termo entre os tipos ‘tesoura’, como no Lamborghini Aventador, e ‘borboleta’, como no Ferrari Enzo. 

Suas linhas aerodinâmicas são marcadas pelos faróis em LEDs com cinco ‘pins’ destacados e no brake light de teto, na traseira, onde a combinação de um difusor em fibra de carbono com o aerofólio escamoteável, de acionamento elétrico, garantem sustentação negativa para as altas velocidades – a Aion não divulgou a máxima do superesportivo, mas estima-se algo em torno de 300 km/h.

Leia também: Camari ou Ferraro? Camaro transformado em Ferrari é vendido por R$ 55.800

Torque é o que, definitivamente, não falta a este “roadstEV”: são 12.000 Nm (o equivalente a inimagináveis 1.223,6 mkgf instantâneos), quase 17 vezes mais força do que os 73 mkgf fornecidos pelo V12 do Purosangue, a 6.250 rpm.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Por dentro, o painel de instrumentos e o sistema de infotainment combinam duas telas, com 8,8 e 14,6 polegadas. O design interno combina elementos retangulares a outros, losangulares, com destaque para o volante que lembra o de um monoposto (Fórmula 1) e para a orientação “clean”, limpíssima por sinal, já que todos os comandos são elétricos ou digitais. 

Comparado ao habitáculo do Ferrari Purosangue, que lembra a decoração de uma boate dos anos 80, o interior do Aion Hyper SSR parece vindo de um filme de ficção-científica – e some a isso uma elegância digna da arquitetura escandinava.

Leia também: Avaliação: BYD TAN será o Caoa Chery Tiggo 8 dos carros de luxo?

Realmente, por qualquer aspecto que se compare um lançamento ao outro, não há como negar que o Purosangue é a quintessência do passado, enquanto o Hyper SSR é uma amostra do futuro que se descortina com a eletromobilidade.

Se o leitor desapaixonado e que se pauta exclusivamente pelos aspectos técnicos ficou impressionado – não há como não ficar – com o novo superesportivo chinês, vai aí uma boa notícia: a versão “básica” do lançamento da Aion parte de 1,3 milhões de yuans (o equivalente a cerca de R$ 970 mil), mas vai de 0 a 100 km/h em “apenas” 2,3 s – portanto, 1 s mais rápido que o Purosangue. 

Os dados do início do texto, bem como as fotos que exibimos, são referentes ao topo de linha, Ultimate.

Talvez você também se interesse: 

Carro a combustão ainda gera mais satisfação que um elétrico
Qual carro elétrico vendido no Brasil vai mais longe com uma recarga?
Peugeot 2008 de nova geração no Brasil? Só elétrico e acima de R$ 300.000
Honda vai inundar mercado com motos elétricas de bateria portátil até 2025

Publicidade
Outras notícias
Publicidade