As picapes mais econômicas do Brasil em 2022

Com combustíveis cada vez mais caros, só nos resta procurar um veículo econômico. Veja as picapes menos gastonas no país

Renan Bandeira
Por
31.01.2022 às 18:21 • Atualizado em 29.05.2024

A vida do brasileiro não está fácil. Não bastassem os carros, que estão ficando cada mês mais caros, o combustível também não dá uma trégua. 

O estudo publicado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), na última sexta-feira (28) aponta que o litro da gasolina está custando, em média, R$ 6,658 no país. O diesel tem preço médio estipulado de R$ 5,586 por litro, enquanto o etanol está em R$ 5,607.

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto

Se abastecer o carro virou um problema, encontrar um carro econômico (ou menos beberrão) pode ser uma solução. A Mobiauto já fez uma lista sobre os carros mais econômicos do Brasil. Agora, preparou uma que indica as picapes mais eficientes por aqui.

Para isso, separamos os modelos em três grupos: picapes compactas-médias, médias e grandes com motorização a diesel; picapes compactas-médias ou médias com motorização flex ou a gasolina; picapes compactas.

Para definir a mais eficiente, usamos os dados de consumo calculados pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Vale lembrar que o ranking levará em consideração o melhor desempenho em perímetro rodoviário, que é onde estão as melhores médias.

Em caso de empate, será usado o consumo urbano para decidir qual o melhor desempenho, entre as com motorização diesel. Para as flex, o consumo rodoviário com etanol será o critério de desempate. Veja quem vai poupar mais o seu bolso:

Leia também: Como saber se tenho multas pendentes na pandemia?

Picapes diesel - melhor consumo de combustível

Fiat Toro 2.0 turbodiesel AT 4x4

Consumo na estrada: 12,5 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 10 km/l com diesel
Motorização: motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm. Câmbio automático de nove marchas. Tração 4x4.
Versões: Freedom, Volcano, Ultra e Ranch

Mitsubishi L200 Triton Savana / Outdoor 2.4 turbodiesel AT 4x4

Consumo na estrada: 11,8 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 9,8 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm. Câmbio automático de cinco marchas. Tração 4x4.
Versões: GLS (Savana) e GLS e GLX (Outdoor)

Ford Ranger 2.2 turbodiesel AT 4x2

Consumo na estrada: 11,3 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 9,6 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm. Câmbio automático de seis marchas. Tração 4x2.
Versões: XLS e Black

Leia também: Toyota Corolla Cross pinta escapamento de preto para “maquiar” abafador

Toyota Hilux 2.8 turbodiesel MT 4x4

Consumo na estrada: 11,2 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 9,3 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm. Câmbio manual de seis marchas. Tração 4x4.
Versão: STD Power Pack

Mitsubishi L200 Triton Sport 2.4 turbodiesel AT 4x4

Consumo na estrada: 10,8 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 9,4 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm. Câmbio automático de seis marchas. Tração 4x4.
Versões: GLS, HPE e HPE-S

Chevrolet S10 2.8 turbodiesel AT 4x4

Consumo na estrada: 10,6 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 8,7 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm. Câmbio automático de seis marchas. Tração 4x4.
Versões: LT, LTZ, Z71 e High Country

Nissan Frontier 2.3 turbodiesel AT 4x4

Consumo na estrada: 10,5 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 9,2 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 kgfm. Câmbio automático de sete marchas. Tração 4x4.
Versões: Attack, XE e LE

Leia também: Fiat Uno pode renascer como SUV gringo elétrico com base Peugeot

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Toyota Hilux 2.8 turbodiesel AT 4x4

Consumo na estrada: 10,5 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 9 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm. Câmbio automático de seis marchas. Tração 4x4.
Versões: SR, SRV e SRX

Ford Ranger 2.2 turbodiesel MT 4x2

Consumo na estrada: 10,4 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 10,3 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm. Câmbio manual de seis marchas. Tração 4x2.
Versão: XL

Ford Ranger 2.2 turbodiesel AT 4x4

Consumo na estrada: 10,4 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 9 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,3 kgfm. Câmbio automático de seis marchas. Tração 4x4.
Versão: XLS

Nissan Frontier 2.3 turbodiesel MT 4x4

Consumo na estrada: 10,2 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 9,3 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.3 turbodiesel de 160 cv e 41 kgfm. Câmbio manual de seis marchas. Tração 4x4.
Versão: S

Leia também: Como é o motor híbrido da Great Wall que chega a 430 cv e faz até 208 km/l

Ford Ranger 3.2 turbodiesel AT 4x4 

Consumo na estrada: 9,9 km/l
Consumo na cidade: 8,6 km/l
Motorização: motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e 37,9 kgfm. Câmbio automático de seis marchas. Tração 4x4.
Versões: Storm, XLT e Limited 

VW Amarok 2.0 turbodiesel AT 4x4 

Consumo na estrada: 8,8 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 8,2 km/l com diesel.
Motorização: motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 42,8 kgfm. Câmbio automático de oito marchas. Tração 4x4.
Versões: Comfortline e Highline

VW Amarok V6 3.0 turbodiesel AT 4x4  

Consumo na estrada: 8,6 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 8,3 km/l com diesel.
Motorização: motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm. Câmbio automático de oito marchas. Tração 4x4.
Versões: Highline e Extreme

Ram 2500 6.7 turbodiesel AT 4x4

Consumo na estrada: 7,6 km/l com diesel.
Consumo na cidade: 5,1 km/l com diesel.
Motorização: motor Cummins 6.7, seis cilindros em linha, turbodiesel de 365 cv e 110,7 kgfm. Câmbio automático de seis marchas. Tração 4x4.
Versão: Laramie

Leia também: Avaliação: Chevrolet S10 2021 é mais marrenta, mas tem valentia?

Picape flex ou gasolina - melhor consumo de combustível

Renault Duster Oroch 1.6 MT

Consumo na estrada: 11,2 km/l com gasolina / 7,7 km/l com etanol.
Consumo na cidade: 11,1 km/l com gasolina / 7,6 km/l com etanol.
Motorização: motor 1.6 aspirado de 118/120 cv (gasolina/etanol) e 16,5 kgfm. Câmbio manual de cinco marchas
Versão: Dynamique MT

Renault Duster Oroch 2.0 MT

Consumo na estrada: 10,9 km/l com gasolina / 7,4 km/l com etanol.
Consumo na cidade: 10 km/l com gasolina / 7 km/l com etanol.
Motorização: motor 2.0 aspirado de 143/148 cv (gasolina/etanol) e 20,2/20,9 kgfm. Câmbio manual de seis marchas
Versão: Dynamique MT

Fiat Toro 1.3 turboflex AT

Consumo na estrada: 10,7 km/l com gasolina / 7,9 km/l com etanol.
Consumo na cidade: 9,7 km/l com gasolina / 6,6 km/l com etanol.
Motorização: motor 1.3 turboflex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm. Câmbio automático de seis marchas. Tração 4x2.
Versões: Endurance, Freedom e Volcano

Ram 1500 5.7 V8 a gasolina AT

Consumo na estrada: 6,6 km/l com gasolina
Consumo na cidade: 5,3 km/l com gasolina
Motorização: V8 Hemi 5.7 a gasolina, de 400 cv e 56,7 kgfm. Câmbio automático de oito marchas.
Versão: Rebel

Leia também: Chevrolet S10 é a última picape média flex a ser extinta no Brasil

Picapes compactas - melhor consumo de combustível

Fiat Strada flex 1.3 MT  (cabine simples)*

Consumo na estrada: 14,2 km/l com gasolina / 9,8 km/l com etanol.
Consumo na cidade: 12,8 km/l com gasolina / 9 km/l com etanol.
Motorização: motor 1.3 flex aspirado de 101/109 cv (gasolina/etanol) e 13,7/14,2 kgfm. Câmbio manual de cinco marchas.
Versão: Freedom CS

Fiat Strada 1.3 flex AT

Consumo na estrada: 13,9 km/l com gasolina / 9,9 km/l com etanol.
Consumo na cidade: 12,4 km/l com gasolina / 8,8 km/l com etanol.
Motorização: motor 1.3 flex aspirado de 98/107 cv (gasolina/etanol) e 13,2/13,7 kgfm. Câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas.
Versões: Volcano e Ranch

Fiat Strada flex 1.3 MT  (cabine dupla)*

Consumo na estrada: 13,3 km/l com gasolina / 9,4 km/l com etanol.
Consumo na cidade: 12,1 km/l com gasolina / 8,4 km/l com etanol.
Motorização: motor 1.3 flex aspirado de 101/109 cv (gasolina/etanol) e 13,7/14,2 kgfm. Câmbio manual de cinco marchas
Versões: Volcano e Freedom CD

Fiat Strada 1.4 flex MT  (cabine dupla)*

Consumo na estrada: 12,4 km/l com gasolina / 8,9 km/l com etanol.
Consumo na cidade: 11,7 km/l com gasolina / 8,3 km/l com etanol.
Motorização: motor 1.4 flex aspirado de 85/107 cv (gasolina/etanol) e 12,4/12,5 kgfm. Câmbio manual de cinco marchas.
Versão: Endurance

Leia também: Avaliação: VW Amarok V6, a picape com fôlego de Jetta GLi e painel de Gol

Fiat Strada 1.4 flex MT  (cabine simples)*

Consumo na estrada: 12,4 km/l com gasolina / 8,8 km/l com etanol.
Consumo na cidade: 11,8 km/l com gasolina / 8,3 km/l com etanol.
Motorização: motor 1.4 flex aspirado de 85/107 cv (gasolina/etanol) e 12,4/12,5 kgfm. Câmbio manual de cinco marchas.
Versão: Endurance

VW Saveiro 1.6 8V MT (cabine simples)

Consumo na estrada: 12,4 km/l com gasolina / 8,8 km/l com etanol
Consumo na cidade: 10,8 km/l com gasolina / 7,5 km/l com etanol
Motorização: motor 1.6 aspirado, 8V, de 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm. Câmbio manual de cinco marchas.
Versões: Trendline e Robust CS

VW Saveiro 1.6 8V MT (cabine dupla)

Consumo na estrada: 12,1 km/l com gasolina / 8,6 km/l com etanol
Consumo na cidade: 10,9 km/l com gasolina / 7,6 km/l com etanol
Motorização: motor 1.6 aspirado, 8V, de 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm. Câmbio manual de cinco marchas.
Versões: Robust CD

VW Saveiro 1.6 16V MT (cabine dupla)

Consumo na estrada: 12,1 km/l com gasolina / 8,6 km/l com etanol
Consumo na cidade: 10,4 km/l com gasolina / 7,2 km/l com etanol
Motorização: motor 1.6 aspirado, 16V, de 110/120 cv e 15,8/16,8 kgfm. Câmbio manual de cinco marchas.
Versão: Cross

*A Stellantis ajustou os motores 1.3 e 1.4 flex da Strada para atender às novas regras de emissões. Os dados usados na lista são os atuais da picape, porque a fabricante ainda não atualizou os números de consumo do veículo com os propulsores recalibrados.

Talvez você também se interesse: 

Avaliação: Toyota Hilux, o que a picape tem para fazer tanto sucesso?
Avaliação: Toyota SW4, vale pagar R$ 100.000 a mais que um Jeep Commander?
Avaliação: nova Fiat Toro 4x4 diesel melhorou o desempenho off-road?
Exclusivo: Renault Arkana E-Tech será SUV cupê híbrido anti-Corolla Cross


Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade