Avaliação: Chevrolet Spin Premier 2025 é a melhor opção de 7 lugares?

Minivan ganhou estilo SUV, mas mantém receita básica para seguir trilha de sucesso

Diego Dias
Por
21.09.2024 às 10:44

A Chevrolet Spin 2025 foi lançada no primeiro semestre deste ano com uma boa repaginada visual, sendo na verdade a maior que a minivan recebeu desde que foi lançada no Brasil, há 12 anos. Já até a comparamos com o Citroën C3 Aircross para ver quem se dava melhor no embate, algo que você pode conferir neste link.

Você pode se interessar por: 

Publicidade

Agora é a hora de avaliarmos a nova Chevrolet Spin Premier 2025 em detalhes para saber se ela é a melhor opção de carro de sete lugares no mercado atual, que cada vez mais ganha mais concorrentes. Não minivans em si, como a própria Spin, mas SUVs como o próprio Citroën C3 Aircross e outros modelos num segmento acima, como Caoa Chery Tiggo 8 Pro, por exemplo.

Confira agora mais detalhes da Spin Premier 2025, versão topo de linha da minivan, que passou por uma grande reestilização, além de ganhar mais equipamentos e melhorar seu acabamento. Ela apresenta muitos pontos positivos, mas também alguns em que podia melhorar. Veja adiante em nossa avaliação.

Chevrolet Spin Premier 2025 – Pontos positivos

Suspensão

Com quase 100 anos de presença no mercado brasileiro (algo que será completado no ano que vem), a General Motors conta com uma das engenharias mais competentes do mercado quando o assunto é calibração de suspensão. Prova disso é que a Chevrolet Spin mantém essa qualidade e equilibra muito bem a receita de maciez e dirigibilidade.

Em buracos e valetas a minivan não transmite batidas secas e nem chacoalha acima do previsto, enquanto em velocidades mais altas no uso em rodovias ela transmite segurança e ainda contorna muito bem curvas para um veículo familiar, até mesmo aquelas mais fechadas. O aumento das bitolas e os novos amortecedores e molas certamente contribuíram também para uma evolução em dirigibilidade na minivan.

Painel digital

Uma das grandes adições para a nova Chevrolet Spin 2025 foi a chegada de um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, fazendo da Spin o primeiro veículo da Chevrolet fabricado no Brasil a ter tal recurso – que chegou depois na S10 e no Trailblazer. É verdade que os gráficos não são lá muito inspirados, mas contam com diversos recursos e um bom índice de personalização de informações. É possível adicionar dados de consumo, trajeto, temperatura do líquido de arrefecimento e e até detalhes da tensão da bateria e vida útil do óleo.

Espaço interno

Sem dúvidas um dos principais pontos fortes da nova Spin 2025 continua sendo o espaço interno. Embora pudesse ser melhor se o painel não fosse tão proeminente, o espaço da cabine é destaque. Traz amplo espaço para as três fileiras de assentos, com destaque que a segunda fileira de bancos pode ser ajustada por meio de um trilho para poder ampliar a área para quem se senta nos últimos dois bancos. A largura também é convincente (que atinge diretamente o espaço para ombros), enquanto o túnel central não atrapalha muito o terceiro passageiro da segunda fileira. É uma bela receita de carro familiar, não à toa permanece entre nós há doze anos, sendo ainda a Spin a queridinha entre taxistas e motoristas de aplicativo.

Acabamento

Algo que evoluiu consideravelmente na nova Spin 2025, sobretudo na versão topo de linha Premier avaliada, foi o acabamento. A minivan continua a utilizar plástico em boa parte da cabine, mas agora seção central do painel traz acabamento em cinza brilhante e um novo nicho bem emborrachado à direita para colocar objetos, enquanto os painéis das portas ganharam também novos nichos e material suave ao toque. O volante vindo do Onix tem costuras em laranja e ajudou a melhorar a impressão visual acerca do interior da minivan, que soma ainda novos bancos com nova densidade de espuma e revestimento em couro azulado com acabamento perfurado na parte central.

Câmbio

É verdade que o motor 1.8 aspirado da GM, que tem raízes na famosa Família I, não é sinônimo de forte desempenho, embora cumpra até que razoavelmente seu papel. O destaque mesmo é o câmbio automático de seis marchas, que sem dúvidas faz uma parceria elogiável com o 1.8 SPE/4 ECO. As trocas dessa transmissão são muito suaves e aproveitam bem a força do propulsor aspirado de 111 cv, principalmente na rodagem na cidade. A figura muda quando se dirige na rodovia, cenário em que a minivan acaba penando mais, algo que vamos explicar mais adiante.

Consumo

Um dos pontos que mais se destacaram na Chevrolet Spin é o consumo, que certamente consegue alcançar as médias oficiais do Inmetro – e até mesmo superá-las. Nas médias do Inmetro a minivan faz 7,4 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, mas com gasolina esses números são obviamente melhores e compensam mais na hora de abastecer, já que sobem para 10,5 km/l e 13,4 km/l, respectivamente. No uso urbano, foi possível registrar média de 11,2 km/l com a Spin, logicamente sempre com aquele “pé leve” no pedal da direita.

Ela se saiu melhor até no comparativo com o C3 Aircross que publicamos em abril, provando ter a vantagem da capacidade volumétrica pelo motor 1.8 aspirado, que deixa o carro mais “elástico” para rodar na estrada, mesmo que tenha menos torque.

Confiabilidade

O motor 1.8 aspirado da Spin pode desagradar a turma de fãs de motores turbinados, mas ele traz uma vantagem inegável por estar tantos anos no mercado: confiabilidade. Não há defeitos crônicos nesta motorização, sem contar que sua simplicidade mecânica o faz dele como um verdadeiro “tanque de guerra”, sendo um dos motivos por ser a preferida nas praças Brasil afora. A conta na hora da manutenção e no gasto com óleo também favorece.

Chevrolet Spin Premier – Pontos negativos

Fôlego

Equipada com motor 1.8 aspirado flex de até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque, a nova Spin está desde o início com o mesmo propulsor. É verdade que ele fica devendo em desempenho para os concorrentes com motor turbinado, como o C3 Aircross com seus 130 cv e 20,4 kgfm, mas a Chevrolet garante que o 1.8 foi mantido graças as clínicas feitas no desenvolvimento da atual Spin.

Isso posto, vale dizer que a falta de fôlego da Spin não é sentida com o carro vazio na cidade, onde ela tem até certa agilidade, mas sim no uso em rodovias. Com o carro carregado com sete pessoas, ela demora para fazer uma ultrapassagem, exigindo assim melhor análise dessas situações para fazê-la. Caso tenha que fazer a ultrapassagem, a redução no câmbio será feita e o motor 1.8 vai gritar alto e invadir a cabine, não tem jeito. O torque máximo vem em 2.600 rpm, uma faixa até boa para um carro aspirado, mas a Spin pesa 1.292 kg vazia em ordem de marcha e pode chegar a 1.805 kg com ela cheia até a carga útil máxima, que é de 515 kg.

Apoio de braço central

Apesar de ter sido uma boa ideia colocar um apoio de braço central na nova Spin 2025, recurso também que faz a função de porta-objetos, ele não parece ter sido muito bem encaixado por ali. Isso porque o descansa braço não é firme, já que fica meio que se movimentando quando você se apoia por ali. Ele fica encaixado entre os bancos dianteiros, sendo razoavelmente estreito e por isso mesmo não parece ter uma boa fixação. É um recurso bem útil e que dá mais conforto para o motorista em longas viagens, principalmente, mas que poderia ter sido melhor aproveitado.

Visual

A reestilização da Chevrolet Spin foi mais do que necessária e design é uma questão um tanto subjetiva para se avaliar. É verdade que a minivan deveria ser atualizada o quanto antes, pois fazia anos que ela não trazia novidades, mas a frente com faróis divididos à lá Montana não parece ter combinado com o restante da carroceria da minivan, sobretudo na região lateral, onde a minivan mantém sua herança com a década passada. Em suma, a atualização na traseira foi bem mais feliz que o restante.

Chevrolet Spin Premier 2025 – Ficha técnica

Motor: 1.8, dianteiro, quatro cilindros em linha, 8V, flex, injeção elétrônica de combustível

Potência: 106/111 cv (G/E) a 2800 e 2600 rpm

Torque: 16,8 kgfm (gasolina); 17,7 kgfm (etanol)

Peso/potência: 11,27 kg/cv

Peso/torque:  70,7 kg/kgfm

Câmbio: automático de seis velocidades

Tração: 4x2 dianteira

0 a 100 km/h: 11 segundos (E) / 11,2 segundos (G)

Velocidade máxima: 170 km/h

Consumo (Inmetro):

Urbano: 10,5 km/l (gasolina) / 7,4 km/l (etanol)

Estrada: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)

Dimensões: 4.420 mm de comprimento; 2.620 mm de entre-eixos; 1.953 mm de largura; 1.678 mm de altura; 553 litros de porta-malas com terceira fileira removida; 53 litros de tanque de combustível; 1.292 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,8 m; coeficiente aerodinâmico, não informado; vão livre do solo, 170mm; ângulo de ataque, 16,6°; ângulo de saída, 24º; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 205/60 R16.

Chevrolet Spin Premier 2025 – Lista de equipamentos

  • Faróis dianteiros em LEDs
  • Lanterna em LEDs
  • Controle eletrônico de estabilidade e de tração
  • Maçanetas na cor do veículo
  •  Rodas de aço de 15 polegadas
  • Ar-condicionado
  • Painel de instrumentos digital de 8 polegadas
  • Câmera de ré
  • Trava elétrica das portas com acionamento na chave
  • Banco da segunda fileira bipartido e rebatível
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Central multimídia Mylink de 11 polegadas
  • Câmbio automático de seis marchas
  • Ar-condicionado na segunda fileira
  • Piloto automático
  • Transmissão automática de 6 velocidades.
  • Todos os equipamentos da LT automática, mais:
  • Sensor de chuva com ajuste automático
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Banco da terceira fileira rebatível
  • Maçanetas internas cromadas
  • Rodas de alumínio de 16”
  • Volante com revestimento premium
  • Ar-condicionado digital automático
  • Acendimento automático dos faróis
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego
  • Frenagem automática de emergência
  • Indicador de distância do veículo a frente
  • Grade com detalhes cromados, para-choques na cor do veículo
  • Rodas de alumínio 16” com acabamento exclusivo em dois tons
  • Carregador de celular por indução

Chevrolet Spin Premier 2025 – Vale a pena?

Com doze anos de mercado, a Chevrolet Spin é praticamente a única com proposta de minivan de custo mais acessível no Brasil, por mais que a sua própria fabricante tenha começado a chamá-la de “SUV” nesta atual fase – questão de marketing somente, sabemos, mas também para entrar na moda do segmento e ter ainda maior alcance.

Isso mostra que a fabricante acertou a receita neste tempo todo e se aproveitou da letargia das concorrentes que até pouco tempo atrás não tinham proposta semelhante, a exceção da Citroën com o C3 Aircross, que vem crescendo lentamente nas vendas. Mas a receita de uma marca tradicional com rede de alta capilaridade, motor aspirado com confiabilidade e bom pacote de equipamentos/segurança nessa última atualização fizeram bem à Chevrolet Spin que, provavelmente, deverá seguir na sua trilha de sucesso por bons longos anos.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade