Avaliação: Suzuki Jimny 4Style é a melhor diversão irracional para ter

Compacto jipinho tem disposição off-road e carisma de sobra, mas cobra um tanto por isso

Diego Dias
Por
04.06.2024 às 19:03 • Atualizado em 12.11.2024

O mercado de SUVs cresceu absurdamente nos últimos anos no Brasil, mas por outro lado poucos deles podem ser colocados à prova em um cenário off-road mais desafiador. Não é o caso do Suzuki Jimny, o simpático utilitário da marca japonesa que tem tamanho de Renault Kwid e valentia de SUV grande.

Mobiauto avaliou o Suzuki Jmny 4Style, a configuração com apelo mais esportivo do compacto SUV raiz, que apesar do estilo mais urbano ainda faz bonito no fora de estrada., O motivo para isso é que o utilitário é montado sobre chassi como as picapes médias e SUVs maiores – vide Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero e Toyota SW4. De spoiler podemos apontar que sua principal vantagem está no carisma e porte para estacionar em qualquer lugar.

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Confira agora quais são os destaques do Suzuki Jimny 4Style e no que ele precisa melhorar em mais uma avaliação na Mobiauto.

Suzuki Jimny 4Style 2024 – Pontos positivos

1) Visual

Não tem como passar despercebido. Essa é a frase que define dirigir o Suzuki Jimny ao longo de nossos dias de avaliação, já que poucos carros despertam olhares como ele. E o mais interessante: ele abre sorrisos por onde passa, de crianças a idosos. Seu visual quadrado, faróis redondos e porte compacto o deixam com estilo muito simpático como poucos, mesmo nessa versão 4Style com aparência mais esportiva e que faz tributo ao também famoso Mercedes-Benz Classe G.

Em resumo, o Suzuki Jimny é o mais próximo do que temos dos famosos kei car, aqueles famosos carrinhos japoneses que deixariam Mobi e Kwid como gigantes se colocados ao lado.

2) Tamanho

Com apenas 3,68 metros de comprimento e 1,64 metro de largura, o Suzuki Jimny é daqueles carros fáceis de encontrar uma vaga para estacionar, pois tem o mesmo comprimento do que um Renault Kwid, por exemplo.

Com isso, torna-se um carro prático de lidar no dia a dia, podendo ser utilizado em grandes cidades mesmo que seu habitat seja o fora de estrada. Isso explica ver tantos deles rodando no trânsito por aí. Só tenha paciência no começo, pois seu diâmetro de giro não ajuda muito na hora de fazer uma baliza.

3) Disposição off-road

Não tem como falar do Jimny sem elogiar sua disposição para o off-road, já que ele conta com modos 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, tudo isso feito à moda antiga pela alanca menor logo atrás do câmbio. Utilizei o modo 4x4 em uma estrada de terra e o compacto jipinho passou sem sofrimento.

Vale lembrar que o Jimny não à toa é o preferido da turma que curte um fora de estrada pesado, já que ele passa por locais onde nem picapes médias com motor turbodiesel se atrevem. Mas como explicar isso num SUV com motor 1.5 a gasolina? Seu entre-eixos curto de 2,25 m e ótimos ângulos de ataque (36) e saída (48º).

4) Suspensão

Embora acabe penalizando a estabilidade em velocidades mais altas (cenário que não é o ideal para o Jimny), sua suspensão é agradável para rodar na cidade. Dotado de eixo rígido com molas helicoidais, a suspensão do Jimny é interessante pela maciez e por não dar final de curso com facilidade – algo até esperado num carro off-road.

Com isso, além de não ser desconfortável no uso em pavimentos de terra irregulares, atende bem para quem o utiliza na ida de casa ao trabalho na cidade. Só vai penalizar mesmo quem vai sentado no banco traseiro, que fica sobre o eixo – aí não tem jeito.

5) Visibilidade

Outro ponto positivo do compacto SUV da Suzuki é a sua visibilidade, que está diretamente ligada ao seu design “quadradão” e janelas retas. O motorista consegue observar tudo o que acontece em volta do Jimny, pois também a posição de dirigir ajuda e assim se tem boa visibilidade à frente, podendo enxergar até o capô. Nas laterais, as janelas são grandes e os ótimos espelhos retrovisores ajudam, enquanto o único pênalti mesmo é atrás, onde fica pendurado o estepe.

6) Banco modular

O Suzuki Jimny tem um sistema interessante para o motorista ou qualquer passageiro descansar. Basta jogar o banco dianteiro para frente, tirar o encosto de cabeça e deitar totalmente o encosto do assento e pronto: se tem ali uma espécie de cama. O recurso é útil para quem pega estrada e quer tirar um cochilo, ou mesmo quer dar uma esticada nas pernas depois de disputar um rali de regularidade ou qualquer trilha. É um recurso que pode fazer você economizar aquela grana do hotel.

Suzuki Jimny 4Style 2024 – Pontos negativos

1) Estabilidade

Digamos que estabilidade não é o forte de qualquer Suzuki Jimny, embora nesta geração lançada em 2019 ele tenha melhorado nesse quesito. Não que o modelo seja inseguro, mas fica notável como a carroceria torce em curvas mais acentuadas, enquanto que em velocidades acima de 100 km/h o jipinho acabe balançado um pouco e sentindo a ação do vento, afinal, sua aerodinâmica de caixote não ajuda. Não precisa ter medo, apenas se adapte ao jipinho e não esqueça que não está a bordo de um hatch.

2) Trava manual

O Suzuki Jimny não tem trava automática das portas, algo que é imperdoável num carro de entrada de R$ 70.000 e que é ainda mais bizarro num utilitário 4x4 com preço acima dos três dígitos. Para travar e destravar as portas do Jimny, o motorista tem que acionar o botão na maçaneta interna, senão, você vai dirigir de porta destrancada mesmo por longos períodos. A chave também é simplória...

3) Câmbio

Equipado com motor 1.5 a gasolina de 108 cv e 14,1 kgfm de torque, o Jimny até que tem certa agilidade na cidade. Mas é no uso na estrada que o desempenho acaba penalizado, não pelo motor, mas sim pelo câmbio automático de apenas quatro marchas que é de série nessa versão 4Style. Ele tem trocas de marcha lentas e a quarta parece insuficiente para fazer o carro deslanchar um pouco mais acima de 100 km/h, com o giro do motor ficando acima dos 4.000 rpm com facilidade em situações de retomada e ultrapassagens.

4) Sistema de som

Apesar da central multimídia com tela de 7 polegadas do Jimny 4Style ser assinada pela JBL, seu sistema de som é um dos mais simples que já passaram pela avaliação da Mobiauto. Dotado de apenas quatro alto-falantes (dois triaxiais de 6,5” na frente e dois triaxiais traseiros de 5”), o sistema praticamente é composto apenas por sons agudos, livre de graves. Fica difícil defender isso e carro deste preço, que vamos falar adiante.

5) Preço

Tabelado hoje em R$ 203.990, o Suzuki Jimny 4Style sem dúvidas é a opção mais urbana e com apelo mais requintado entre as versões do pequeno SUV da marca japonesa, mas é disparado o pior em custo x benefício. Embora seja o único em sua faixa de preço com disposição para enfrentar os terrenos mais difíceis, é complicado defender seu preço final para um modelo com poucos recursos de tecnologia.

Suzuki Jimny 4Style 2024 – Ficha técnica

Motor: 1.5, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão, injeção multiponto

Taxa de compressão: 10:1

Potência: 108 cv a 6.000 rpm

Torque: 14,1 kgfm a 4.000 rpm

Peso/potência: 10,46 kg/cv

Peso/torque: 80,14 kg/kgfm

Câmbio: automático, quatro marchas

Tração: dianteira

Dimensões: 3.682 mm de comprimento, 2.250 mm de entre-eixos, 1.645 mm de largura, 1.7303 mm de altura, 85 litros de porta-malas e 40 litros de tanque de combustível. Peso em ordem de marcha: 1.130 kg.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão tipo eixo rígido com molas helicoidais na dianteira e traseira; freio disco sólido (dianteira) e tambor (traseira); pneus 205/70 R16; diâmetro de giro: 9,8 m; vão livre do solo: 218 mm; ângulo de ataque: 36º, ângulo central: não divulgado, ângulo de saída: 48°; carga útil, 305 kg.

Suzuki Jimny 4Style – Itens de série

  • Ar-condicionado digital
  • Bancos com revestimento premium
  • Faróis e lanternas em LED
  • Faróis com regulagem de altura e lavadores
  • Grade dianteira e para-choques pintados na cor da carroceria
  • Rodas de liga-leve de 16 polegadas pintadas de preto brilhante
  • Pneus AT 215/10
  • Central multimídia JBL com tela de 7 polegadas
  • Conexão Apple CarPlay e Android Auto
  • Conexão Wi-Fi
  • Câmera de ré
  • Controle de descida
  • Assistente de partida em rampas
  • Controles de estabilidade e tração
  • Conexão USB e 12V
  • Banco dianteiro com sistema flat bed
  • 5 ganchos de fixação de carga
  • Tração 4x4 com reduzida
  • Diferencial blocante LSD
  • Piloto automático com limitador de velocidade

Suzuki Jimny 4Style vale a pena?

O Suzuki Jimny 4Style é o caso curioso de carro que conquista por sua irracionalidade, isso quando colocamos o quanto ele te entrega em equipamentos, nível de tecnologia, motorização versus seu preço de tabela acima de R$ 200.000 – o ônus de ser importado do Japão.

Sabemos que nessa faixa de preço o compacto jipinho briga diretamente com SUVs médios, vide Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, mas sabemos também que todos esses são SUVs baseados em carro de passeio e que jamais iriam onde o Jimny chega. Caso sirva de alento, seu preço de revenda é interessante até nas gerações antigas.

É verdade que o Suzuki Jimny não oferece praticamente nada do que esses SUVs trazem, mas por outro lado ele não é um SUV de shopping, bem longe disso. Baseado em chassi tipo escada, traz robustez desde o início de sua concepção e ostenta uma tração 4x4 digna para te levar a lugares de difícil acesso.

Posto isso à mesa, fica óbvio dizer que o jipinho japonês com mais de 50 anos de história pertence a um nicho específico: de SUV raiz off-road que topa qualquer desafio. Não tem rivais diretos e, por isso, fica difícil compreender sua dimensão quando se faz as contas. No final, ele é isso, um jipinho irracional para o público em geral, mas que vai abrir o sorriso do motorista e de todos a volta.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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