Toyota terá SUV cupê elétrico gêmeo de carro da Suzuki
Com fabricação prevista para 2025, novo SUV cupê será o primeiro elétrico fruto da aliança
Toyota e Suzuki já acumulam alguns anos de parceria. A aliança, firmada em 2019, deu início ao intercâmbio de produtos entre as duas marcas japonesas. Após modelos como Toyota RAV4 e Urban Cruiser originarem os Suzuki Aircross e Celeiro, a Toyota terá um SUV cupê elétrico gêmeo de um carro da Suzuki.
Você pode se interessar por:
- Toyota Corolla Cross tem logotipo furtado e preço é duas vezes o do VW Nivus
- Toyota estuda fabricar “prima barata” da Hilux na Argentina
- Toyota Yaris Cross X Honda WR-V: como serão os novos SUVs a chegar no Brasil
- Toyota Yaris Cross é registrado e confirma visual do novo SUV híbrido
A Toyota irá lançar um novo SUV elétrico urbano, baseado no conceito Urban Crossover apresentado no passado, que será uma espécie de irmão gêmeo no Suzuki eVX. Este novo modelo da Toyota, inclusive, será o primeiro carro movido a baterias fruto da parceria.
A confirmação veio do próprio presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki. “A Suzuki fornecerá nosso primeiro BEV para a Toyota globalmente. Sou grato que a colaboração entre as duas empresas tenha se aprofundado ainda mais dessa forma”, disse o executivo. O Suzuki eVX, vale ressaltar, é o primeiro modelo elétrico da história da marca japonesa conhecida, principalmente, pelo Jimny.
O novo SUV será vendido globalmente como um modelo Toyota, porém será fabricado pela Suzuki, na planta de Motor Gujarat, na Índia. É esperado que o carro comece a ser produzido na primavera europeia de 2025, ou seja, no segundo trimestre do ano que vem.
Descrito como um SUV elétrico ágil e destinado ao uso urbano, ainda não se tem muitas informações confirmadas sobre o modelo. Sabe-se que sua plataforma foi desenvolvida pela Toyota, Suzuki e também pela Daihatsu. A arquitetura oferecerá tração integral, assim como possui o Suzuki eVX, segundo sua fabricante.
Além disso, é possível ter uma boa noção de como será seu visual, visto que já se sabe que o carro será feito com base no conceito Urban Crossover e no Suzuki eVX. Deste modo, espera-se um porte em torno dos 4,3 metros de comprimento, assim como uma silhueta marcada pelo caimento estilo cupê de sua coluna C.
Koji Sato, presidente da Toyota, comentou que o lançamento do SUV elétrico gêmeo do Suzuki eVX fará com que as duas marcas deem “um novo passo em nossa colaboração no campo de veículos eletrificados”.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp