BMW pode lançar cafe racer com motor boxer de 1.800 cc
Publicação aponta que conceito R 20 pode estar sendo desenvolvido para produção
A BMW mostrou em maio deste ano o conceito R 20 que foi apresentado durante o Concorso d'Eleganza Villa d'Este na Itália. Na época, a moto foi tratada apenas como um estudo de design, mas segundo informações da revista francesa Moto Station, divulgadas pelo site Ride Apart, a marca estaria trabalhando para colocar a moto em produção.
A apuração da publicação especializada revela que a BMW registrou o nome R 20 em vários mercados pelo mundo, incluindo Alemanha e Estados Unidos. A ação pode indicar o plano da marca para lançar a R 20 em 2025, mas não há confirmação oficial da BMW sobre isso.
Você também pode se interessar por:
- Bajaj quer motos abastecidas com gás de lixo e dejetos orgânicos
- Lançamentos de peso: relembre as principais motos que chegaram ao Brasil em 2024
- Honda CG vende mais que Polo e Strada juntos em 2024
- Brembo e Michelin fecham parceria para melhorar freios das motos
Caso esta intenção se confirme, obviamente, a moto vai passar por uma série de adequações em seu design para se enquadrar nas regulamentações legais. Até porque, nem mesmo espelho retrovisores o conceito possui. De qualquer maneira, a R 20 deverá manter o mesmo apelo clássico moderno que deu bom resultado na recém-lançada R 12, porém, em vez de se tratar de uma custom, a R 20 se inspira em modelos esportivos dos anos 1960, período popular das cafe racers.
Contudo, mais do que o visual promissor, o que mais impressiona na R 20 é o motor especulado para impulsioná-la. O conceito traz o massivo motor boxer bicilíndrico da marca, com “meras” 1.800 cc, que atualmente equipa a custom de grande porte R 18. Na R 18, este motor produz 91 cv e incríveis 16,1 kgfm. O torque é tanto que faz a R 18 balançar ao torcer o cabo do acelerador com a moto parada. E, certamente, este motor todo é uma das razões pelas quais a R 18 pesa generosos 345 kg.
Como se não bastasse o estado atual deste motor para a R 20, a imprensa internacional ainda especula que o nome R 20 possa indicar um incremento no volume dos cilindros do propulsor, justamente para 2.000 cm³ (uma vez que R 18 faz relação com os 1.800 cc). Ou seja, a moto pode ser ainda mais potente e “torcuda” que a R 18. Resta saber apenas se ela também seria tão pesada quanto, já que isso não seria tão condizente assim com a proposta de uma cafe racer.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp