BYD pode comprar fábrica da Stellantis para fazer motores de carros elétricos

Empresa já assumiu compromisso com o governo da Bahia para assumir a fábrica da Ford em Camaçari

Renan Rodrigues
Por
11.01.2023 às 13:53 • Atualizado em 29.05.2024

A gigante chinesa BYD está dando mais um passo para se firmar como a primeira marca a fabricar carros elétricos no Brasil. Depois de assinar um acordo para assumir as instalações da Ford em Camaçari, na Bahia, a empresa olha para o Paraná em busca de mais uma fábrica. 

De acordo com o site Tribuna do Paraná, a possibilidade foi discutida em reunião entre o vice-governador Darci Piana e o presidente da empresa, Tyler Li, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. 

Publicidade

Anuncie seu carro na Mobiauto  

Enquanto a planta no nordeste produziria os carros, a fábrica do Paraná seria responsável pela produção de controladores e motores para esta frota. O que faz muito sentido, pois a possível fábrica foi montada justamente para a produção de motores. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Estamos falando da planta de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, onde desde 1997 havia produção de propulsores. A fábrica é fruto de uma parceria entre BMW e Chrysler, depois foi adquirida pela Fiat. A unidade foi fechada no final do ano passado com o fim do motor 1.8 E.torQ. 

Em entrevista à Tribuna do Paraná, o presidente da BYD confirmou o interesse na planta da Stellantis: “recebemos algumas informações da Sttelantis, vamos apresentá-las para nosso time técnico da China, que vem para cá em fevereiro fazer uma visita na fábrica para avaliar as condições e as possibilidades na unidade produtiva. Em março daremos um feedback”.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Ainda levará um tempo para vermos o primeiro carro elétrico fabricado no Brasil, mas vale ressaltar que a BYD possui ampla experiência nesse setor e já produz chassis para caminhões elétricos por aqui. 

Você também pode se interessar por:

Toyota terá ajuda da BYD para criar elétricos com baterias que não viciam
Como a BYD venderá carros que usam energia gerada pelo próprio dono
BYD Song Plus: SUV cupê híbrido chinês chega por R$ 270.000
Você decide: BYD lança SUV híbrido e elétrico juntos pelo mesmo preço 

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade