BYD Shark: picape híbrida plug-in é lançada com preço de Toyota Hilux

Modelo capaz de rodar 100 km no modo elétrico estreia no Uruguai antes de desembarcar no Brasil

Diego Dias
Por
19.08.2024 às 21:01

Prestes a ser lançada no Brasil – segundo as apurações da Mobiauto, a estreia está prevista para setembro - a picape média híbrida plug-in BYD Shark acaba de desembarcar no Uruguai com preço pouco superior ao de uma Toyota Hilux. As primeiras unidades serão entregues aos clientes em novembro.

De acordo com o site Autoblog Uruguay, a nova BYD Shark será comercializada no país vizinho custando entre U$S 69.490 e U$S 72.990, o equivalente a R$ 375.843 e R$ 394.773, respectivamente, em conversão direta na cotação atual da moeda norte-americana. Para efeito de comparação, a caminhonete da marca chinesa tem preço inicial pouco superior ao da Toyota Hilux SRV, que no mercado uruguaio sai por U$S 61.490 (R$ 332.636). Vale dizer que a versão mais cara da Hilux no mercado uruguaio, a SRX, ultrapassa os R$ 400.000.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Embora seja concorrente das picapes médias convencionais movidas somente a combustão, a BYD Shark é ligeiramente maior que suas rivais, como revelam as medidas divulgadas pela fabricante. Construída com estrutura monobloco, a Shark chama a atenção pelo seu porte: 5,46 m de comprimento de 5,46 metros, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 3,26 m de entre-eixos. A Toyota Hilux, por exemplo, tem 5,32 metros de comprimento ante a Ford Ranger, com 5,35 m.

A nova BYD Shark será comercializada no Uruguai nas versões DMO GL e DMO GS, ambas equipadas com o motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina de 197 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, combinado a dois propulsores elétricos (um dianteiro de 231 cv e um traseiro de 203 cv), que também atuam como um sistema de tração integral, conectado à transmissão automática e-CVT.

O conjunto entrega 430 cv, potência combinada suficiente para a picape acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos – o torque não foi divulgado pela BYD.

Por se tratar de uma picape híbrida plug-in, a BYD Shark conta com uma bateria de 29,58 kWh que pode ser recarregada em fontes externas. Segundo os dados de fábrica, a grandalhona pode ter uma autonomia combinada de 840 km, considerando o consumo de 13,3 km/l no modo híbrido, de acordo com o padrão chinês de medições NEDC. No modo totalmente elétrico, a picape pode rodar cerca de 100 km.

A BYD informa que a Shark é capaz de carregar 835 kg na caçamba de 1.450 litros e tem capacidade de reboque de 2.500 kg. O seu peso em ordem de marcha (totalmente vazia) é de 2.665 kg.

Quando o assunto é recarga, a BYD divulga que o carregamento da bateria em corrente contínua (DC) é realizada de 30% a 80% em apenas 20 minutos, cuja capacidade é de até 40 kW. Já a recarga em corrente alternada (AC) tem capacidade máxima de 3,3 kW.

Baseada na plataforma modular DMO Super Hybrid, que traz bateria integrada estruturalmente ao chassi e suspensão independente nas quatro rodas, a BYD Shark compartilha a sua estrutura com o SUV de luxo Fangchengbao Bao 5, que também foi atração na última edição do Festival Interlagos.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade