Carro voador da Chery atingiu os mesmos 80 km de autonomia do BYD King

Veículo híbrido conseguiu voar em teste o que o sedan oferta no modo elétrico

Vinicius Moreira
Por
23.10.2024 às 12:42 • Atualizado em 27.11.2024

A Chery apresentou um protótipo de carro voador batizado de “Land and Air Vehicle”. Ainda na apresentação, a fabricante chinesa afirmou que o veículo voou uma distância de 80 km durante os testes, o que é a mesma autonomia do BYD King no modo elétrico.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Você também pode se interessar:

A diferença é que a autonomia do sedan já é medida no ciclo do Inmetro, enquanto o carro voador percorreu a distância para teste. O veículo voador é híbrido, assim como o sedan, mas a Chery não divulgou se o protótipo atingiu a distância no modo híbrido, elétrico ou somente usando o motor a combustão.

Fato é que o veículo voador não possui volante ou pedais de acelerador e freio. Isso porque ele possui direção autonomia, tanto para trafegar nas vias como para voar. O híbrido voador é projetado para rodar ou voar em curtas distâncias, principalmente para fugir dos grandes congestionamentos.

Uma das suas vantagens é de que o protótipo pode alçar voo e pousar verticalmente, ou seja, não precisa de uma distância para sair do chão.

O veículo voador foi construído para voar até 1.000 metros de altura a uma velocidade máxima de 120 km/h por até 40 minutos. O modelo é projetado para até dois ocupantes.

Além da Chery, outras montadoras chinesas como a Xpeng, GAC, SAIC e Geely também já possuem seus protótipos. Já tem também até navio voador, apresentado pela Chery S2ma Mars.

No Brasil, o protótipo de carro voador também existe e é feito pela Eve Air Mobility. O Eve 100 é elétrico, pesa três toneladas e é construído em carbono e alumínio. O modelo brasileiro possui cinco lugares, motorista e quatro passageiros.

A capacidade de altura para voo é de 3.000 metros altura, com uma previsão de autonomia de até 100 km.

Fotos: reprodução/Beijing News Shell Finance

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade