Carros da BYD viram viaturas para PM do RJ e Mato Grosso

O SUV híbrido plug-in Song Plus e o elétrico D1 marcam presença ostensiva nas ruas agora

Diego Dias
Por
09.02.2024 às 16:03 • Atualizado em 29.05.2024

Lançado no Brasil no final de 2022, o BYD Song Plus conquistou definitivamente seu espaço no mercado nacional, tanto que o SUV híbrido plug-in emplacou 7.669 unidades em 2023. O utilitário caiu tanto nas graças do consumidor em terras tupiniquins que foi adotado até como viatura policial pela PM do Rio de Janeiro.

A imagem que abre essa nota surgiu nas redes sociais e mostram um BYD Song Plus totalmente caracterizado com as tradicionais cores da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A porção superior e parte das laterais do SUV híbrido plug-in conta com tonalidade em azul claro, enquanto abaixo da linha da maçaneta está a parte branca da composição dos adesivos, que aliás é o tom original do carro.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Tanto o brasão da PMERJ quanto a inscrição Polícia Militar estão destacadas nas laterais do SUV eletrificado. Não é possível notar muitas mudanças visuais além da caracterização, mas podemos ver a luz de emergência vermelha instalada no teto. Outra diferença que pode passar despercebida são os estribos laterais instalados no SUV híbrido plug-in, acessório que acaba dando um ar de robustez ao Song Plus.

Com 1.700 kg e dimensões grandes, o BYD Song Plus traz uma motorização híbrida formada pelo motor 1.5 a gasolina de 110 cv e 13,7 kgfm de torque e um motor elétrico de 179 cv e 32,2 kgfm de torque, assim, temos uma potência combinada de 235 cv. Será o suficiente para lidar com o serviço operacional pelas ruas fluminenses? O tempo irá dizer.

Não há mais informações sobre a viatura baseada no SUV chinês, mas certamente traz os devidos equipamentos operacionais como rádio PX, sirenes e também a famosa gaiola que separa a cabine do porta-malas que levará os fora da lei. Mas não é só a Polícia Militar do Rio de Janeiro que se rendeu aos BYD...

BYD D1 PM de Mato Grosso

A Polícia Militar de Mato Grosso também tem carro da BYD na sua frota, mas em vez do SUV híbrido plug-in Song Plus há o elétrico D1 usado como viatura policial. Segundo informações do vídeo divulgado na página @bydbatido, o carro foi cedido pela própria BYD para testes na corporação.

Nas imagens podemos notar que o D1 traz a padronagem da PM mato-grossense com adesivo em azul na frente e traseira, bem como gráficos em vermelho e amarelo nas laterais.

O BYD D1 da PM de Mato Grosso soma ainda as luzes de emergência no teto e também na região das placas, tanto na dianteira quanto na traseira. Na cabine a maior diferença fica por conta do acrílico que separa a parte dos bancos dianteiros do assento traseiro, bem como a adoção do tradicional rádio PX.

Assim como os BYD D1 que rodam em São Paulo como carro de aplicativo da 99, o modelo transformado em viatura traz motor elétrico para render 136 cv e 18,3 kgfm de torque, cuja velocidade máxima fica em 130 km/h. As baterias têm 53 kWh de capacidade e garantem 371 quilômetros de autonomia no padrão NEDC ou 258 km no ciclo nacional do Inmetro.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade