Carros elétricos dão mais problema do que os a combustão?
Pesquisa revela que carros elétricos tem ocorrência mais alta de falhas em relação a modelos convencionais; entenda
Nos últimos três anos, os carros elétricos apresentaram 79% mais problemas do que os a combustão. A pesquisa foi feita pelo Consumer Reports, organização especialista em pesquisas de mercado, que chegou na estimativa após entrevistar mais de 330 mil donos de veículos. Mas por que isso acontece? Há algum tipo de problema na tecnologia elétrica?
De acordo com Jack Fischer, diretor do centro de testes automotivos do grupo, o problema não está intrinsecamente ligado ao fato dos carros serem elétricos. Hoje a maioria dos carros elétricos são fabricados por montadoras de veículos a combustão, que ainda estão experimentando essa tecnologia, experiência que naturalmente pode gerar problemas.
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Assim, nas palavras de Fischer: “Não é surpreendente que eles estejam enfrentando dificuldades de crescimento e precisem de algum tempo para resolver os problemas”. As marcas não têm ainda a expertise para a resolução de certas falhas nesse segmento, assim como a tem para modelos convencionais.
Toma-se o exemplo da Tesla, que já está no mercado de elétricos há mais de uma década, já tem confiabilidade média no ranking da pesquisa. O Model Y apresentou uma redução em seus problemas de suspensão, eletrônica do carro e de qualidade geral de construção com os anos.
Os Model 3 e Y da montadora são “o ponto ideal na indústria automotiva quando se trata de construção de carros elétricos”, segundo Fischer, o que se dá pelo fato de a Tesla ter mais experiência do que qualquer competidora no mercado de elétricos. No entanto, os carros da empresa ainda enfrentam alguns problemas.
Híbridos e híbridos plug-in
No caso dos híbridos pode ser surpresa, mas esses modelos possuem cerca de 26% a menos de problemas do que os carros convencionais. Apesar de possuírem dois motores, elétrico e à combustão, e terem mais potencial para problemas, esses veículos já estão no mercado há mais de 25 anos. Deste modo, muitos fabricantes já sabem lidar melhor com possíveis falhas
Além disso, esses tipos de veículos não possuem tantos recursos de alta tecnologia e sofisticação tal qual os elétricos puros, como monitores personalizáveis e sensores de segurança, que são mais propensos a problemas.
No entanto, os híbridos plug-in estão em uma situação oposta. Esse nicho entre os híbridos apresenta 146% a mais de problemas do que os carros convencionais.
O fenômeno é explicado por Fischer: “Os PHEVs (híbridos plug-in) são como um EV [carro elétrico] e um carro convencional reunidos em um só, então, por sua natureza, eles têm mais coisas que podem dar errado.”
Confiabilidade em modelos e marcas
Além do tipo de eletrificação, a confiabilidade também pode ser impactada pelo histórico da fabricante ou do modelo em si. No ranking feito pela pesquisa, muitas picapes elétricas se encontram em posições baixas muito pelo fato de unir dois grupos de veículos menos confiáveis, elétricos e picapes – principalmente pelo uso que se é feito de picapes.
Modelos como os já mencionados Tesla Model 3 e Y, além do Ford Mustang March-E possuem confiabilidade média. Já carros como Nissan Ariya e o Hyundai Ioniq 6 se encontram em posições mais altas da lista.
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