Por que a Citroën registrou o novo C3 Aircross europeu no Brasil?

SUV com visual europeu possui boas diferenças para o C3 Aircross vendido aqui

Vinicius Moreira
Por
17.12.2024 às 17:29

A família C3 é formada pelos Citroën C3 Hatch, C3 Aircross e Basalt por aqui. Nesta terça-feira (17), a Stellantis registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) um novo visual do C3 Aircross, já bem conhecido dos brasileiros, já que é o design vendido no mercado na Europa.

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Você deve estar se perguntando sobre o motivo de a marca ter registrado um novo Citroën C3 Aircross aqui no Brasil. São algumas hipóteses, e uma delas pode estar atrelada a um novo visual para o SUV de sete lugares que pode ser adotado no futuro.

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O que o C3 Aircross tem de diferente do brasileiro?

Espaço interno e porta-malas são os diferenciais do C3 Aircross por aqui, além do preço competitivo. Mas o modelo europeu já tem algumas novidades que poderiam mudar o SUV no Brasil de patamar.

Design

A começar pela identidade visual do C3 Aircross europeu, que adota linhas mais agressivas e demarcadas, tudo para dar o aspecto de mais “músculos”. Por outro lado, o nosso SUV produzido em Porto Real (RJ) tem linhas mais curvas e ainda lembra a frente do C4 Cactus.

Versão híbrida e elétrica

Enquanto aqui o grupo Stellantis, do qual a Citroën faz parte, tem versões híbridas somente para Fiat Fastback e Pulse, na Europa, o C3 Aircross já oferta opções com conjuntos híbrido e elétrico.

Em vez do Turbo 200, o motor a combustão é o 1.2 PureTech de três cilindros, que rende 134 cv, combinado com motor elétrico de 28 cv, alimentado por bateria de 48 V.

A versão elétrica tem um motor de 111 cv de potência, alimentado por bateria de 44KWh, para uma autonomia de 300 km no ciclo europeu, que seria menor no Brasil por conta do Inmetro ser mais rigoroso.

Já a variante a combustão usa o PureTech Turbo, que oferta 101 cv de potência com transmissão manual de seis marchas.

Todas as versões do SUV brasileiro são equipadas com motor Turbo 200, um 1.0 de três cilindros que rende até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. A transmissão é sempre automática do tipo CVT como sete trocas simuladas.

Caso o C3 Aircross vendido aqui pode ter sim um conjunto híbrido. Assim como os híbridos da Fiat, o modelo francês possui plataforma e motor a combustão elegíveis para eletrificação. No entanto, o sistema seria um pouco mais simples que o europeu.

A principal diferença está no motor elétrico, que é de 3 KW (4 cavalos) e atua como substituto do alternador em saídas e acelerações, assim como a bateria é de 12V em vez de 48V como no Aircross europeu.

Além disso, o de 12V se encaixa nos híbridos leves, enquanto o de 48V no híbrido convencional, este último sendo o motor elétrico um propulsor de fato.

Novo C3 Aircross chega ao Brasil?

Mas por que essas novidades para o C3 Aircross podem chegar? A resposta está no desempenho do SUV no mercado brasileiro. Disponível em opções de cinco e sete lugares, o SUV compacto é vendido em seis versões:

  • C3 Aircross Feel AT: R$ 115.990
  • C3 Aircross Fell AT (7 Lugares): R$ 118.390
  • C3 Aircross Feel Pack AT: R$ 122.990
  • C3 Aircross Shine AT: R$ 130.990
  • C3 Aircross Shine AT (7 lugares): R$ 138.590

Quando o C3 Aircross oferta cinco lugares, os rivais são SUVs compactos, o seguinte mais concorrido do mercado brasileiro e atualmente liderado pelo Volkswagen T-Cross. Já com sete lugares, na faixa de preço em que o francês atua, a Chevrolet Spin de sete lugares é sua concorrente. Em ambos os casos, o Aircross não se destaca e a marca pode modificá-lo para chacoalhar o mercado.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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