Chery prepara SUV de 7 lugares mais potente que Porsche 911 turbo
Com 2.280 kg, o SUV híbrido plug-in sai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos
Presente no mercado brasileiro em parceria com a Caoa, a Chery solicitou junto aos órgãos chineses autorização para vender um novo SUV híbrido plug-in. O modelo de sete lugares é o Chery Exeed VX C-DM, com uma potência superior a um Porsche 911 Turbo, que tem 580 cavalos.
A Exeed é uma marca chinesa que faz parte do grupo Chery e foi fundada em 2017. Na China, a marca não tem lá grande relevância, pois seus modelos são destinados para importação.
Você também pode se interessar:
- Chery Fulwin T9 é SUV que faz 74 km/l e custa o mesmo que um Fiat Pulse
- Chery Tiggo 9 2025 entra em pré-venda e custa menos que Hyundai Creta
- Citroën do Brasil trabalha em novo produto global, após lançamento do Basalt
- Caoa Chery se prepara para fabricar mais dois carros no Brasil
Apesar do pedido da Chery, o VX C-DM foi lançado em 2020 somente a combustão. Internacionalmente, o SUV é conhecido como Exeed VX e já tem a versão elétrica, apresentada no Salão do Automóvel de Xangai de 2023.
Agora, a Chery pretende vender o SUV de sete lugares na versão híbrida plug-in. Em dimensões, o VX C-DM tem 5,01 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,80 m de altura e 2,90 de entre-eixos.
Focada em veículos familiares, a Exeed quer lançar o VX C-DM com status de SUV esportivo. Só como comparativo, um SUV familiar com status de esportivo de marca generalista aqui no Brasil é o Jeep Commander, nas versões Overland e Blackhawk.
O Commander é equipado com motor Hurricane 4, que entrega 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque. Agora, o VX C-DM combina um motor turbo com outros três elétricos. Combinados, eles entregam 618 cavalos de potência.
O conjunto é formado por motor 1.5 turbo de 154 cv e outros três motores elétricos de 456 cv. Duas das usinas elétricas são propulsores e tem transmissão DHT de 3 velocidades, localizados na dianteira. O terceiro é posicionado na traseira. Esse quarteto oferece 618 cv e vai de 0 a 100 km/h em 4,26 segundos.
O pacote de bateira é de 34,4 KWh de capacidade e oferta 143 km de autonomia CLTC. O consumo no modo híbrido ainda não foi revelado, mas o SUV de 2.280 kg gasta 14,5 km/l somente a combustão, com a bateria descarregada.
A expectativa é de que o SUV chegue ao mercado chinês ainda
neste ano, pois está em processo de homologação. Para o Brasil, o cenário e
posicionamento da Chery por aqui não favorece a chegada VX C-DM em terras
brasileiras.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp