Novo VW Tera: marca revela nome do novo SUV menor que o T-Cross

SUV que será posicionado abaixo do Nivus e T-Cross tem nome revelado pela montadora; veja o que mais já sabemos

Vinicius Moreira
Por
04.11.2024 às 18:04

Depois de muito mistério, o Volkswagen Tera finalmente teve nome revelado. O até então A0SUV agora tem nome e sobrenome e está cada vez mais perto do lançamento para concorrer com Fiat Pulse e Renault Kardian. O anúncio foi feito pela montadora nesta segunda-feira (4).

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Em sua primeira aparição, ainda escondendo o jogo e o visual, a Volkswagen mostrou somente a parte externa do SUV compacto e deixou uma pista: o nome do modelo teria cinco letras.

Você também pode se interessar:

Os nomes cotados e registrados eram: Tera, Teon, Taira, Copan, Copa e Hera. Nosso palpite é que algum nome com a letra T seja o escolhido. Além dos elegíveis com T, o Copan é um nome bem cotado, uma referência ao nome do famoso prédio assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Apesar de chamado de Gol SUV, o agora Tera vai ter posicionamento semelhantes ao extinto hatch, só que no segmento dos SUVs. Isso porque o Tera ficará abaixo do VW Nivus, que hoje é o SUV mais barato da marca.

Fabricado na linha de montagem de Taubaté (SP), o Tera já vem com o novo estilo de design a Volkswagen. Faróis mais afilados e grade menor, dão espaço para o para-choque mais protagonista, assim como formas para dar mais volume aos modelos.

O novo Nivus trouxe também essa nova linguagem e vai antecipar bastante do que o Tera vai apresentar quando for lançado. Esperado para até o fim deste ano, o SUV compacto terá faróis de LED com condução diurna dividida em duas partes, lanternas de LED ligadas por uma barra inteiriça, mas sem a iluminação que já é oferecida em Nivus e T-Cross. Além disso, teremos rodas de liga leve de 17 polegadas. Essas informações já foram confirmadas pela Mobiauto.

A expectativa é que o interior traga um painel de instrumentos de oito polegadas e uma multimídia com VW Play de 10,1 polegadas, algo que já vemos nos modelos mais novos. Para central de entretenimento, Apple Carplay e Android Auto sem fio também são esperados.

O motor deve ser o 170 TSI, que é um 1.0 turbo flex de até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Mesma calibração que vemos nas versões 1.0 turbo flex do VW Polo atual.

Já o câmbio deve ser manual de cinco marchas e automático de seis, como também vemos no hatch.

As dimensões do novo SUV de porte compacto devem ser próximas as do Polo, até para não invadir o espaço do Nivus e T-Cross no mercado. Sua produção começará em maio, e seu lançamento acontecerá próximo disso para concorrer com Fiat Pulse e Renault Kardian nas vendas.

A Volkswagen tem revelado informações sobre o Tera em pílulas. A previsão é que o lançamento seja no início de 2025.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp



Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade