Chery Tiggo 9: irmão gigante do Tiggo 8 é lançado por R$ 120 mil

Modelo de sete lugares não tem previsão de chegada ao Brasil, mas seria um bom competidor contra o Jeep Commander

Renan Rodrigues
Por
28.02.2023 às 18:00 • Atualizado em 29.05.2024

O Caoa Chery Tiggo 8 pode ser considerado um sucesso no Brasil, tanto de crítica da imprensa especializada como no volume de vendas. Ainda assim, está um patamar abaixo do seu principal concorrente, o Jeep Commander. 

Enquanto o Jeep vendeu 22 mil unidades em 2022, o Tiggo 8 ficou com pouco mais de 10 mil emplacamentos. Eles até possuem portes parecidos, com ligeira vantagem para o Commander: 4,74 m de comprimento contra 4,76 m. No entanto, o entre-eixos do líder é consideravelmente maior: 2,79 m contra 2,71 m. 

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Porém, a Chery apresentou na China o que poderia ser a solução para a Caoa:o inédito Tiggo 9. O modelo possui 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura e 2,82 m de entre-eixos. Assim como Tiggo 8 e Commander, o Tiggo 9 leva sete pessoas. 

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Visualmente, o Tiggo 9 também estreia uma linguagem de design diferente. A grande ainda ocupa boa parte da dianteira, mas é composta por filetes verticais que lembram os Mercedes-Benz. Nas laterais, destaque para maçanetas retráteis e rodas de 20 polegadas. Na traseira, lanternas interligadas em LED com o Chery por extenso em destaque. 

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O interior é marcado por revestimentos claros. Nas imagens reveladas, o painel é quase em um tom caramelo, combinado as cores branco e cinza. O destaque fica para as telas do cluster de instrumentos e central multimídia interligadas, cada uma com 12,3 polegadas. 

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Por cerca de 160 mil yuans, o que representa R$ 120 mil em conversão direta, o consumidor levará um carro com faróis Matrix, como os do Polo GTS que explicamos neste link, bancos com massagem, iluminação ambiente, head-display e sistemas de auxílio ao condutor, como ACC e frenagem autônoma de emergência. 

O motor é um 2.0 turbo com 260 cv e 40,7 kgfm de torque com tração integral como opcional. Versões híbridas também estão nos planos. 

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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