Chevrolet Calibra: como era a versão mais bonita e estilosa do "Vectra"

Modelo usava base do Vectra A e se tornou um dos ícones do mercado brasileiro nos anos 90

RB
Por
02.11.2024 às 19:51 • Atualizado em 27.11.2024
Modelo usava base do Vectra A e se tornou um dos ícones do mercado brasileiro nos anos 90

Dentro da história dos automóveis cada época tem carros mais representativos, seja por ser um sonho de consumo, objeto do desejo ou que se torne algo almejado por itens como design, desempenho ou equipamentos de série. Essa é uma questão que define se ele será lembrado ou esquecido com a passagem dos anos.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Você pode se interessar por:

A transição dos anos 80 para a década de 90 foi bem interessante no mundo automotivo. Tivemos novas tecnologias e o desenho ganhou uma vertente mais agressiva e diferente. Até mesmo o design dos supercarros chegaria aos modelos, digamos, mais comuns. Mantidas as proporções era possível ter um belo esportivo acessível na garagem.

 

Temos vários exemplos de modelos bem sucedidos na época que traziam essa ideia. Alguns deles, sem dúvida nenhuma, traziam um apenas um aspecto jovem mas sem desempenho esportivo. Outros, porém, casavam as duas coisas de maneira excepcional e, por essa razão, se tornaram verdadeiras lendas urbanas.

O Chevrolet Calibra, vendido como Opel originalmente, era um deles. O seu desenho chamava a atenção à distância e logo ficou conhecido e reconhecido pelo excelente coeficiente aerodinâmico. Durante uma década ele teve o melhor número entre os seus concorrentes e novidades que chegaram ao mercado.

 

Dessa forma a combinação de estilo com o desempenho aprimorado do icônico motor C20XE, com 150 cv, fez dele um carro desejado na sua época e também desejado como clássico. Vale lembrar que completou 30 anos e vários exemplares já usam a merecida placa preta.

Uma das características mais interessantes do Calibra era a sua base. O Vectra A serviu como plataforma e trazia vários itens em comum, como os detalhes do painel e também a ergonomia. Com aquela ideia do mesmo carro, sobre a qual me referi no início, a Opel conseguiu produzir um sonho de consumo.

 

No quesito desempenho ele também se destaca E desfila pela rua. O exemplar da matéria é de 1994 e traz todas essas características com algo um pouco diferente. As rodas originais de 15 polegadas foram trocadas por um modelo semelhante de 17 polegadas, o que deixou seu perfil ainda mais agressivo. O restante eu conto no vídeo.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade