Chevrolet Montana 2023: versão básica que pode custar R$ 110.000 em detalhes

Posicionada abaixo da versão LT, versão esquece de alguns mimos e abandona rodas de liga leve e rack de teto para vender bastante

Diego Dias
Por
10.04.2023 às 13:47 • Atualizado em 29.05.2024

Passados quase dois meses de seu lançamento, a Chevrolet Montana começa a aparecer nas ruas principalmente nas versões mais equipadas, como LTZ e Premier – as duas primeiras configurações disponíveis para pré-venda. Porém até agora a Chevrolet não revelou fotos de divulgação da versão mais simples da nova geração da picape.

Estamos falando da Montana 1.2 turbo, configuração de entrada posicionada abaixo da versão LT, que deve ficar mais restrita para frotistas devido ao visual mais “pé de boi”. Como referência, ela seria basicamente uma Montana LS (nome, inclusive, falado extraoficialmente por algumas concessionárias), da geração passada.

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O visual da Montana básica

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Falando do visual em si, é nítido que a Montana 1.2 turbo é um tanto mais simplória em relação a versão LT. Comparada à versão posicionada logo acima, a mais básica conta com rodas de aço de 16 polegadas com calotas, além de retrovisores e maçanetas sem pintura. 

A dianteira da picape é idêntica a da variante LT, trazendo o acabamento cromado somente na ligação entre as luzes diurnas de LED superiores. Mas tem pontos que não passam despercebidos e que mostram que estamos diante de uma versão mais simples, que é a ausência do rack de teto, por exemplo, causando a sensação de que falta alguma coisa por ali. 

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Na traseira, o visual é praticamente igual ao das demais versões. A maior ausência mesmo é a capota marítima, indisponível para essa opção, fora que também não há iluminação na caçamba - ou seja, vai ficar mais complicado descarregar objetos a noite.

Como é a cabine da Montana 1.2 turbo

Quando vamos para a cabine as diferenças em relação à Montana LT são mais perceptíveis. Nota-se de primeira que a cabine tem acabamento em plástico preto, enquanto as versões mais caras têm combinação em duas cores (no caso da versão LT e LTZ) ou mesmo o acabamento macio ao toque no painel (LTZ e Premier). 

Esquisito mesmo é o ajuste manual dos retrovisores, que acaba remetendo a compactos 1.0 de entrada. 

Vale lembrar ainda que os bancos têm revestimento em tecido como na LT, mas a padronagem acaba sendo mais simples, com desenho diferente e sem ter costuras duplas. Apesar do volante ser multifuncional com botões para o limitador de velocidade e operação da central multimídia, o terceiro raio não tem acabamento prateado como nas variantes mais caras, muito menos o revestimento de couro. 

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Motorização

Debaixo do capô, a Montana básica mantém o motor 1.2 turbo flex das demais versões, que entrega seus 132/133 cv de potência e 19,4/21,4 kgfm de torque – sempre com gasolina e etanol, respectivamente. A maior novidade é que essa versão vem sempre equipada com transmissão manual de 6 marchas. 

Segundo a Chevrolet, a picape tem consumo melhor nas versões com pedal da embreagem. O consumo com etanol fica em 8,3 km/litro na cidade e 9,6 km/l na estrada, enquanto com gasolina a picape faz 12 km/l e 13,6 km/l, respectivamente. 

Itens de série da Montana 1.2 turbo

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No pacote de equipamentos, a Montana 1.2 turbo traz 6 airbags, central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sistema OnStar, alerta de colisão, controles de tração e estabilidade, computador de bordo, faróis com acendimento automático e luzes diurnas de LEDs.

Soma também: direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura, assistente de partida em rampas, limitador de velocidade, monitor de pressão dos pneus, ar-condicionado, vidros e travas elétrica, além de protetor de caçamba. 

Porém, fica devendo rodas de alumínio de 16", capota marítima, rack de teto, iluminação na caçamba, desembaçador traseiro, conexão USB para o banco traseiro e câmera de ré.

Preço

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Vale lembrar que dificilmente você verá uma Montana 1.2 turbo nas concessionárias, pois a Chevrolet acaba direcionando a picape básica para vendas diretas, assim expondo a picape somente a partir da versão LT 1.2 turbo. 

A boa notícia é que a montadora oferece, para quem tiver CNPJ, um desconto de 6,5% sobre a tabela de R$ 118.690 da versão. Com isso, na prática, é possível ter um desconto de R$ 7.715, e a Montana 1.2 turbo sai por R$ 110.975,15 – preço equivalente a uma Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 flex aspirada, de R$ 110.990.


Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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