Chevrolet Spin já teve motor Fiat e volante do lado direito
Minivan foi feita na Indonésia com o mesmo visual, mas com oferta de motores diferente
Presente no mercado brasileiro desde 2012, a Chevrolet Spin sem dúvidas é sucesso por aqui há um bom tempo. A minivan passou por duas pesadas reestilizações, sendo a primeira em 2018 e a segunda agora em 2024, cujo lançamento está previsto para o primeiro trimestre. O curioso é que as primeiras Spin, com projeto desenvolvido no Brasil, foram produzidas e vendidas entre 2013 e 2015 do outro lado do mundo.
Para quem pensa que a Chevrolet Spin foi fabricada somente no Brasil no complexo fabril de São Caetano do Sul (SP), saiba que a minivan também foi produzida por um período na fábrica da GM em Java Ocidental, na Indonésia.
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Quando chegou no país do sudeste asiático, a minivan contava com praticamente o mesmo desenho da Spin feita no Brasil, salvo duas exceções: o estepe pendurado na traseira não estava presente na versão aventureira Activ deles, enquanto na cabine o volante estava à direita, ou seja, do “lado errado”.
O interessante é que a Spin Activ produzida na Indonésia surgiu como uma versão especial, sem contar que estreou primeiro naquele país. Só anos depois que a GM do Brasil lançou a variante aventureira em terras tupiniquins com os para-choque mais robustos com proteções inferiores prateadas (estéticas) e o estepe pendura na tampa do porta-malas, que acabava virando um transtorno na hora de abrir a tampa.
Motores da Spin da Indonésia
Enquanto no Brasil a GM equipa até hoje a Spin com o motor quatro cilindros 1.8 flex da Família 1, que atualmente entrega até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque, com opção de câmbio manual ou automático de seis marchas, no outro lado do mundo a minivan foi oferecida com outros propulsores.
No outro lado do mundo a minivan contou com três opções de motorização. Haviam dois motores a gasolina: o primeiro era o 1.2 de 86 cv de potência e 11,7 kgfm de torque, enquanto o segundo era um propulsor 1.5 de 109 cv e 15,1 kgfm. Vale dizer que esse último era o único com transmissão automática de seis marchas.
Todavia, a opção mais curiosa foi o motor turbodiesel 1.3 MJD, conhecido também por “Multijet” e que gerava seus 75 cv e bons 19,4 kgfm de torque, trabalhando sempre com câmbio manual de cinco velocidades. O motor movido a diesel era uma variante disponível somente para a Indonésia, Filipinas e Argentina. Este motor 1.3 turbodiesel também foi aplicado na Fiat Strada diesel, feita no Brasil com foco na exportação para o mercado europeu.
A Chevrolet que foi produzida na Indonésia também serviu outros países da região como Tailândia e Filipinas, bem como também a África do Sul.