Citroën Basalt é flagrado em testes finais e terá motor 1.6 aspirado

SUV cupê foi visto no interior de São Paulo e marcações do motor confirmam presença do 1.6

Renan Rodrigues
Por
02.07.2024 às 19:30

O Citroën Basalt é um dos lançamentos mais aguardados do ano. O modelo, um SUV cupê menor que o Fiat Fastback, já está em testes finais e foi visto pelo repórter Vinicius Moreira na cidade de Campos de Jordão, no interior de São Paulo.

A grande novidade fica para uma das motorizações. O Citroën Basalt será equipado com motor 1.6 aspirado. O veterano propulsor é utilizado no C3, por exemplo. Conhecido como EC5, esse motor rende até 120 cv e 15,7 kgfm de torque.

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A prova vem da etiqueta presa no para-brisa, que exibe o código EC5, justamente o nome do motor. Outras informações presentes são o código do projeto, CC22, além do combustível utilizado no teste, neste caso E15, que é gasolina com 15% de etanol. A unidade em teste também era equipada com câmbio manual de cinco marchas.

Essa informação com o fato de o carro estar em Campos do Jordão podem indicar que se trata de unidades para exportação. É comum que as fabricantes utilizem a cidade do interior para simular condições de altitude de países vizinhos, onde normalmente os motores turbos se saem piores do que os aspirados pelo efeito do ar rarefeito.

Como é o Citroën Basalt

O Citroën Basalt é um SUV cupê que chega para encerrar os lançamentos do projeto C-Cubed (C³). O projeto em questão previa três produtos para o Brasil, C3, C3 Aicross e agora o Basalt. Novos produtos serão frutos do investimento de R$ 30 bilhões da Stellantis. O detalhe é que as primeiras imagens que você confere aqui são do Basalt Vision, versão ainda conceitual do novo SUV cupê, mas que adianta muito de como vai ser o modelo de produção em série que será lançado ainda este ano no país. 

O SUV cupê é uma boa aposta da Citroën, uma vez que esse tipo de segmento segue crescendo no Brasil. O modelo complementa a gama da marca já formada por C3 e C3 Aircross. A novidade contará com a mesma plataforma CMP dos dois irmãos, herdando parte de sua estrutura e os faróis com truque para parecerem divididos em suas seções.

Com isso é de se esperar que o novo Citroën Basalt venha a ter uma dianteira próxima dos irmãos de plataforma, mas com alguma diferenciação principalmente perante o hatch compacto C3, já que o novo Basalt deverá ter maior valor agregado.

O destaque, porém, será sua traseira no estilo do Fiat Fastback, assim sua coluna traseira terá um caimento acentuado rumo a parte de trás do carro, sendo na verdade um SUV cupê, algo que a Mobiauto já havia avisado em maio do ano passado. As lanternas trazem forma mais quadrada e arranjo interno com assinatura em LED.

Quais os motores do Citroën Basalt?

Além do 1.6 aspirado que, como dissemos acima, poderá ser apenas para exportação, o Basalt pode ser equipado com motor 1.0 aspirado, o mesmo do C3, ao menos de acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos. Esse motor rende até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque.

O segundo motor será o 1.0 turbo de 130 cv e 20,5 kgfm de torque associado ao câmbio automático do tipo CVT. O preço inicial do Citroën Basalt deverá ser entre R$ 90 mil e R$ 100 mil.

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Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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